11.12 Origem da DATA, 25.12

11.12  Origem da DATA DO NATAL ter sido estipulada em 25 de dezembro e o significado da comemoração, extr. www.suapesquisa.com.br
*
Natal é uma data em que se comemora o nascimento ( ANIVERSÁRIO) de Jesus Cristo.
*A igreja primitiva NÃO COMEMORAVA  o NATAL por não se saber com exatidão a data do nascimento de Jesus.

*Na Roma Antiga, em 25 de dezembro  se comemorava o  era solstício de inverno : um dia especial que tem a ver com a duração da exposição do sol.

*O dia 25 de dezembro foi estabelecido pelo  Papa Libério, no ano de 354 d.C. como data oficial do nascimento de Jesus (sobrepondo datas católicas aos costumes pagãos por causa dos que haviam se tornado católicos sem se converterem a Jesus)

COMEMORAÇÕES:

O Natal tem sido comemorado de diversos modos com o passar dos anos, nas diferentes épocas da História.

* Na noite de 24 de dezembro, havia a MISSA DO GALO : – por que do GALO ?  Disseram que o galo saúde a Jesus, o sol nascente das alturas que nasceu em Belém (  Lc 1.68-79)
Essa missa é rezada desde o ano 330 d.C.
MAS…de fato, para o pessoal da época, o  galo  caracteriza o nascer do sol e o seu canto simboliza o amanhecer, comemorado pelos pagãos, como forma de agradecer ao Deus-Sol :segundo a mitologia, Rá além de ser considerado o deus Sol, é também denominado como o criador dos deuses e da ordem divina, teria recebido de seu pai o domínio sobre a Terra. (http://www.infoescola.com/civilizacao-egipcia/ra/ )  Por isso, nos campanários das igrejas católicas há um galo.
Antigamente, depois da missa, havia uma ceia  ligeira e um farto almoço especial no dia 25 . Nada mais. Só no dia 06 de janeiro , dia de Reis, as crianças punham o sapato na janela esperando ganhar uma moeda , lembrando os presentes que os magos trouxeram a Jesus  Notem que os magos trouxeram presentes PARA Jesus:o certo é ofertar para Jesus

.  Atualmente, muitos costumes foram introduzidos e sobrepostos por interesse comercial, que nada têm  a ver com o nascimento de Jesus: no começo de dezembro,  costuma-se montar as árvores  enfeitadas  com decorações natalinas ( com os mais diverso significados em sua origem)e desmontá-las até 12 dias após o Natal _quando se comemora o dia de Reis, em 6 de janeiro.

* Do ponto de vista cronológico, o Natal é uma data de grande importância para o Ocidente, pois marca o ano 1 da era cristã  (  ver no google: origem dos CALENDÁRIOS)

O presépio representa uma importante decoração natalina. Mostra o cenário do nascimento de Jesus : uma manjedoura, os animais, os reis Magos e os pais do menino. Tradição iniciada por São Francisco de Assis, no séc XIII.
Todos os símbolos e imagens foram deixados pela igreja  reformada ( tempo de Lutero,depois chamados protestantes ) Só a partir dos anos 50/60 começaram a chegar ao Brasil via filmes e promoção da Coca Cola.  

O Papai Noel : origem e tradição
* A figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas. Após várias relatos de milagres atribuídos a ele, foi canonizado (São Nicolau) pela Igreja Católica . *   A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos, ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal.

Até o final do século XIX, o Papai Noel era representado com uma roupa de inverno na cor marrom. Porém, , uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o bom velhinho com uma roupa, também de inverno, nas cores vermelha e branca (as cores do refrigerante) e com um gorro vermelho com pompom branco. A campanha publicitária fez um grande sucesso e a nova imagem do Papai Noel espalhou-se rapidamente pelo mundo,( J chegou ao Brasil lá pelos anos de 1945, veiculada pela revista ‘ Seleções’) e até hoje, tendo tomado o lugar de Jesus…pois quase ninguém lembra que Natal – NÂO é – Papai Noel . Pensam ser .. o quê ?
Festa em que se trocam presentes (comércio) com fartura de comes e bebes( gula)

Em 25 de dezembro,culturas cristãs costumam comemorar o nascimento de Jesus Não é data certa. é data simbólica. O modo de comemorar fica a critério de cada cristão, de acordo com sua consciência

De qualquer forma, a JESUS : TODA A HONRA, TODA A FESTA
( e NÂO essa orgia consumista encabeçada pelo símbólico ‘Papai Noel’)

Louvemos ao Senhor porque Jesus nasceu: fato indiscutível. Ele veio para morrer a fim de nos salvar de uma existência eterna separados de Deus. Eis o tamanho do amor de Deus por nós:

esse é verdadeiro espírito do Natal . Isso é o que deve ser comemorado # .