22.12 Há natal porque…

22.12  Interessante saber: POR QUE HÁ NATAL? Jesus Se ofereceu como Fiador da raça humana, antes mesmo dela ter sido criada e Deus aceitou essa oferta de amor, pois estava em jogo a honra de Seu nome  Mas, o ser criado não honrou o Criador com sua obediência, – antes, entregou o reino deste mundo ao inimigo de Deus.Jesus veio para religar o homem a Deus

Resolvendo agir de modo contrário às  diretrizes de Deus ; o homem escolheu existir separado de Deus.  Mas Deus já havia previsto  tal possibilidade,antes mesmo de criar o homem.   Sabendo das terríveis conseqüências da escolha feita sob a influencia da “serpente”, imediatamente Deus vai em busca de Sua criatura que O desautorizara   e, depois de averiguados fatos e responsabilidades, Deus dá o veredicto da destruição da serpente em torno da qual gira toda a revelação bíblica:  Porei inimizade entre ti e a mulher     Gn 3.15

(a mulher tem sido oprimida, escravizada, anulada, violentada, usada por homens insuflados pela “serpente”) entre sua descendência e seu Descendente (o Descendente da mulher, eis a referência ao nascimento virginal ) *Na miraculosa concepção do Descendente não poderia haver participação do homem  porque este se tornara uma raça de pecadores !
   O último Adão seria perfeitamente homem mas sem a mácula do pecado. Por isso, precisaria nascer de uma virgem: o desenvolvimento do feto se daria em útero inviolado., para não haver dúvida da concepção divina !
este te ferirá a cabeça (assim se mata uma cobra) tu lhe ferirás o calcanhar  (o Descendente seria ferido exatamente no ponto em que tocasse a “serpente” para aniquilá-la) “destruindo principados e potestades”…espirituais,   reino da “serpente” : Jesus “publicamente os expôs ao desprezo , triunfando deles na cruz “ – Cl 2.15 ARA
Sim, aquela aparente e terrível derrota, na cruz, onde Jesus foi ferido, na realidade,  era a grande vitória do Descendente, esmagando a cabeça da “serpente”.

# Entre Gn 3.15   e Cl 2.15, Deus trabalha ! *Trabalha na vida de pessoas, famílias, de um povo que se tornou a nação de Israel, e até na   História das nações, preparando o cenário mundial, político e psicológico, para a vinda do Descendente que veio a se chamar J E S U S.

*Deus amou o mundo de tal maneira que deu Seu Filho Unigênito – para todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a vida eterna (Jo 3.16) *Na plenitude dos tempos, Ele veio…

*Despojou-Se de Sua glória celestial.para levar-nos de volta á comunhão com o Pai, fez-Se homem cobrindo a distância que nos separa de Deus, Jesus veio, mesmo sabendo que seria …

incompreendido,

mal interpretado,

hostilizado,

combatido,

cercado por pessoas interesseiras e falsas,

traído,

mal julgado,

infamado,

ridicularizado,

humilhado,

açoitado,

coroado de espinhos,

afrontado por Pilatos

CRUCIFICADO,

zombado, blasfemado…

E NÓS   NOS ALEGRAMOS PORQUE   É NATAL ! Há   Natal porque Ele veio. Mesmo sabendo… Ele veio. Há Natal ! – Que consideração temos por Aquele que veio, e foi chamado Jesus ? – Que lugar   tem Ele nesta   festa que só   existe porque Ele   veio ?

Hoje, Ele continua sendo…principalmente, ignorado ! Comemora-se o aniversário de um Aniversariante ausente e desprezado ! – Que lugar tem Jesus no seu Natal ?  Podemos homenageá-lO expressando aos que nos rodeiam o amor que Ele expressou por mim, e por você… mesmo sabendo … tudo o que lemos acima( e muito mais!)     Alegro-me porque há Natal, porque Ele veio,- mesmo sabendo quanto isso Lhe custaria!

‘Não é o discípulo mais do que o mestre” Mt 10.24  -x-