1-Vamos ler a Bíblia?

As pessoas , EM GERAL, se assustam quando as convidamos para ler a Bíblia.Como é com você? Bem, seja como for, convido a me acompanhar( VOU LER JUNTO COM VOCÊ)  Verá ser história MUITO interessante. Contarei  detalhes extras  que fui colecionando através dos anos e deixam o texto bem mais fácil de compreender. Vamos lá? Ah! Faremos anotações: é bom pegar caneta e lápis
de cor ou giz de cera( não pode ser marca texto, pois aparece do outro lado) As palavras das Escrituras são cheias de significado: querem dizer exatamente o que dizem.. Não são palavras vãs, como as que estamos acostumados a ouvir e a falar . Deus  ‘não enche linguiça’ . Deus fala curto e grosso.Ele fala e ‘ tá falado: pode escrever que irá se cumprir ( a História tem comprovado as profecias até hoje)

No começo do livro do Apocalipse, ao se apresentar a João, quem o escreveu,  Jesus disse:Eu sou  o alfa e o ômega( a primeira e a última letra do alfabeto) O que era, que é  e O que há de vir’ , o Todo Poderoso  (Ap 1.8) No fim do Apocalipse, Jesus disse:
‘Eu sou  o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim’  (Ap 22.13) Como em geral, pensei serem palavras de efeito ATÉ QUE … percebi trazerem uma séria mensagem.

 Apocalipse 1.8
Eu sou…
remete ao nome da pessoa de Deus, YHWH ( lê-se YAVÉ). Jesus ‘ é a expressa imagem do ser de Deus’  ( Hb 1.1-3)
o alfa e o ômega a primeira e a última letra do alfabeto  remete a uma sequencia lógica ,estabelecida e observada por todos.
Então, a revelação de Deus ao homem segue uma sequencia lógica ,estabelecida e deve ser observada por todos.
O que era, que é  e O que há de vir’   : remete a passado, presente, e futuro. Além de ser Eterno, Deus em todos os tempos, Jesus se apresenta em facetas diferentes através dos tempos. No Velho Testamento, Jesus  Se apresentava como o ANJO DO SENHOR.No Novo Testamento, Ele foi Jesus: perfeitamente humano sem ser pecador que morreu na cruz por nossos pecados e ressuscitou para nossa justificação ( Rm 4.25)  Hoje, ressurreto, está assentado à direita do Pai : acima de  todo principado, poder, potestade domínio e nome que se nomeia neste século e no vindouro ( Ef 1.19-20)  vivendo para interceder por nós,( Hb 7.25) nosso Advogado junto ao Pai( 1 João 2.1)
o Todo Poderoso _ ‘toda a autoridade me foi dada nos céus e na terra’ ( Mateus 28.18).
E até no inferno: ‘ tenho as chaves ( autoridade) da morte e do inferno’  Ap 1.18

Apocalipse 22.13
Eu sou  o Alfa e o Ômega … repete a frase para dizer que Ele ainda é o mesmo.

o Primeiro e o Último_ remete à figura de uma fila que, geralmente, vai do menor para o maior, revelando haver uma progressão crescente  na revelação

o Princípio e o Fim’_ enfim, tudo começa com Jesus e tudo vai terminar em Jesus
.’sem Jesus, nada do que foi feito se fez’  João 1.1-3

Então, a Bíblia revela o plano de Deus para a Humanidade que tem começo, uma sequencia lógica e progressiva, e caminha para um DETERMINADO FIM.  Pessoas podem ESCOLHER se engajar no plano de Deus ou ‘pular fora’.  Há princípios estabelecidos por Deus que regulam a  existência na Terra e o relacionamento de Deus com  os homens , e nem Deus transgride esses princípios cujas consequências são eternas.  Eis um simples e objetivo resumo do que veremos se tratar o relato bíblico. -x-