Dia 5
‘Mas eu ando na minha sinceridade ,
> livra-me e tem piedade de mim’
Salmo 26.11_ Mesmo sofrendo forte
oposição, o salmista não dissimulou:
permaneceu sincero. Difícil! A reação
natural é se preservar, mesmo tendo
fingir, se necessário for .
Mas EU…o vocábulo indica contraposição:
o salmista toma posição agradável a Deus
mesmo estando sofrendo forte oposição
Ler 26.4-5, 9-10
ANDAR...é dar um passo de cada vez. Requer decisão, objetivo, determinação.
O salmista estava decidido a ter tal atitude momento a momento sem se desviar de seu objetivo de ser sincero, íntegro, verdadeiro.
SINCERIDADE… é artigo raro. Fiquei sabendo que o termo surgiu na antigüidade: quando fabricantes de vasos queriam encobrir alguma rachadura ocorrida na queima, passavam uma camada de cera para cobrir o defeito e depois faziam algum tipo de ornamentação. Sinceridade que dizer: sem cera! Sem nada que encubra os defeitos. Fala de atitudes coerentes com o que há em nosso íntimo.
*Por isso é tão importante andar na luz: falando a verdade do nosso íntimo, momento a momento para Deus, Se tivermos o hábito de sermos sinceros para com Deus, também o seremos com nosso semelhantes.Copiar, decorar, viver: Jo 3.19-21. 1 João 1.7
LIVRA-ME… do que ele precisava ser libertado?
* Da falsidade tanto de seu próprio coração que a Bíblia diz ser “enganoso” Jr 17.9
*Como da falsidade dos que estão ao redor: como saber que é sincero?
* Um bom indício é observar como as pessoas agem: quem fala conosco em falsidade quanto a outros, pode também fazer o mesmo em relação a nós.
* O hábito de “falar pelas costas” é terrível, e acontece muito entre os cristãos. Vamos ser dos que detêm a corrupção sendo “SAL” nessas conversas, impedindo que tais comentários se propaguem, e até mesmo ocorram, pois nossa postura quanto a eles os deterá, com certeza.
TEM PIEDADE DE MIM, Deus… pois certamente essas pessoas falsas não terão. Nada mais impiedoso do que os comentários feitos sobre a vida dos outros, não importa se verdadeiros, ou não. Havendo algo, deve ser resolvido entre as partes interessadas, com ajuda de algum líder, se necessário. Mais do que isso, não é da alçada de ninguém. O máximo que se pode fazer, é orar em secreto:
“se vir teu irmão pecar, ore” 1 Jo 5.16
(G) Mas eu ando na minha sinceridade; Sl 26.11 a
> livra-me e tem piedade de mim -x-