dia 03 O AMOR É BONDOSO e ATENCIOSO
Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se
mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo. – Efésios 4:32
‘Não se afastem de ti a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoço, escreve-as na tábua do teu coração; assim acharás favor e bom entendimento à vista de Deus e dos homens’ (Provérbios 3:3-4).
FACETAS DA BONDADE:
1-Gentileza: Falar a verdade em amor.
2-ser prestativo é : suprir necessidades. Faz o necessário para atender às necessidades. Um bom modelo é a mulher virtuosa. Pv 31,11-31.
3- Boa vontade faz a pessoa ser flexível e cooperador. Paz na terra aos homens de boa vontade Em vez de dar desculpas de não ter feito ou reclamar e exigir que se faça do seu jeito, pensa em um modo de resolver o dilema.
> Como fazer para não acontecer de novo?
4- Iniciativa dá o primeiro passo, anda a segunda milha, estende a mão, mantém as vias de comunicação abertas em vez de se fechar em mutismo ou desaforos.
> ’o que se isola peca contra a sabedoria
4º Dia O Amor é atencioso
O amor pensa. Ele não é um sentimento tolo que passeia pelas ondas da emoção e então cai no sono mental. Ele se mantém ocupado em pensamentos, sabendo que os pensamentos amorosos precedem as atitudes amorosas. pg 18
> espante de sua cabeça pensamentos negativos a respeito de seu cônjuge. Se não tiver nada de bom para pensar dele( afinal, ninguém é só lixo) ORE POR ELE: comece a colocá-lo diante de Deus, ore versículos.
Arranje um jeito de
1-elogiar, não bajular, mas reconhecer diante dos filhos ou de outras pessoas, alguma qualidade de seu cônjuge.
2-ajudar
3- reclamações evidenciam necessidades a serem supridas.
> Do que seu cônjuge reclama? Atenda às suas reclamações: comida pronta ao chegar à casa? Crianças calmas? Ter hora para chegar à casa. Avisar quando se atrasa. (Peça sabedoria a Deus, procure ajuda)
Acima de tudo, entenda! Comece a conhecer seu cônjuge: qual o temperamento dele? Quais os valores fundamentais da família dele? O que seu cônjuge preza acima de tudo? Se não sabe, pergunte , ou melhor preste atenção, para perceber
≈ Desafio de hoje : Faça contato com o seu cônjuge em algum momento durante a agitação do dia. Não fale nada a não ser perguntar : tudo bem por aí? Tem algo que posso fazer por você? Ex: quer que eu vá comprar pão assim não você precisa descer um ponto mais longe para passar na padaria? Quer que eu busque…? Quer que eu traga…? Quer que eu faça…?
O que você aprendeu sobre si mesmo e sobre o seu cônjuge ao aceitar o desafio de hoje? Como isso poderia se tornar mais natural, rotineiro e parte verdadeiramente útil do seu estilo de vida? Pg 20
Agradeço a meu Deus toda vez que me lembro de vocês. (Filipenses 1:3).
Busca satisfazer seu próprio desejo aquele que se isola; ele se insurge contra toda sabedoria Pv 18.1
Ler a parábola do bom samaritano. Destaque a qualidade da virtuosa. Pv 31.26
copio: É difícil expressar amor quando existe pouca ou nenhuma motivação. Mas o amor em sua essência não é baseado em sentimentos. Pelo contrário, faz parte da natureza do amor ter consideração e ser atencioso, mesmo quando parece não haver recompensa. Você nunca aprenderá a amar até que aprenda a demonstrar bondade.’ pg 12
Anote: Como você demonstrou bondade?
O que faz um homem desejável é a sua benignidade. (Provérbios 19:22)