04 evidência histórica de Cristo

04         EVIDÊNCIA   HISTÓRICA SOBRE O   CRISTO :

·  A data dos jornais em todo o mundo, a cada dia, não é o suficiente?

   A vinda de Cristo foi tão impactante na História da humanidade que mudou até o modo de se contar o tempo: estamos no ano de ………AD ( ANNO DOMINI) ou dC=depois de Cristo

 

  • No entanto, pelo que deprendi ao ler xerox do capítulo O Jesus Histórico,
    não há prova concreta de que Jesus tenha existido, do modo como pensamos.
  • O que é a História, senão   depoimentos escritos ?
    Aliás, considera-se História a partir de registros escritos.
    Antes da escrita, é chamada de   Pré-História
  • O perigo de certas discussões inoportunas é levantar questões às quais as mentes das pessoas envolvidas não estão “no ponto” para digerí-las   adequadamente _sendo, em última instância, o resultado final mais prejudicial do que qualquer outro benefício   que, eventualmente tenha proporcionado. Certos assuntos não deveriam ser discutidos indiscriminadamente em sala de aula heterogênea.( em (hipótese alguma, até seria melhor) É mister adequar-se assuntos ao estágio no qual cada aluno se encontre. Na impossibilidade, como no caso de aulas esporádicas em que não se conheça os alunos, é melhor escolher assuntos que fortaleçam a fé em vez de questioná-la:   “o seguro morreu de velho, e o prevenido ainda está vivo”.

 

  • Quanto ao assunto em si_ O Jesus histórico realmente existiu ?
  • 1- Gostaria de perguntar quais são as provas históricas quanto à existência de Aquiles

2- Foi   Homero mesmo quem escreveu a Ilíada   e a Odisséia ? sendo que a segunda tem estilo muito diferente e não faz a mínima alusão à primeira ?

3-   Sócrates  não deixou nada escrito.

  • 4- Há alguma prova histórica de que Platão, seu discípulo, tenha escrito os pensamentos do mestre  (e não uma interpretação própria ?)

5- Buda não deixou nada escrito, seus ensinos foram registrados 400 anos depois,
# por seus seguidores

6- Maomé _ também não deixou nada escrito

 

  • No entanto,   expressamente afirma Lucas : “após acurada investigação de fatos recentes” que Teófilo já ouvira falar, e era de   conhecimento público: “és tu peregrino em Jerusalém e não sabes as coisas que nela têm sucedido nestes dias ?’ Lc 24.18
  • Qual outro fato histórico possui tantas provas que evidencie mais cuidado quanto à veracidade, ao ser escrito ? Além de possuir mais três versões de autores diferentes, dois dos quais discípulos de Jesus, sendo que João também expressamente afirma

“ o que desde o princípio vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida [referindo-se a Jesus]…e nós a vimos e testificamos dela..e nos foi manisfestada.
O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos’   1 Jõ 1.1-4

  • Há relato de outras testemunhas: *os magos para Herodes, *matança dos meninos, *os pastores em Belém, *João Batista, *Tomé, a própria hostilidade dos *fariseus, a reação da *multidão

_ tanto positiva quanto negativa, a troca com *Barrabás…

_  * Pilatos – existência histórica comprovada

* Não só testemunhos favoráveis e de pessoas isoladas ou em particular mas   de pessoas incrédulas, grupos   em eventos públicos como sábado no templo e o julgamento que envolveu autoridades como Pilatos e Herodes _ que fizeram as pazes _   além do Sinédrio. Relatos de fatos de conhecimento público dirigidos a pessoas que certamente os presenciaram, não como adeptos na ocasião, mas talvez como céticos e até possíveis opositores _ como Paulo o foi.
É muita reação pública para uma simples idéia ou fantasma!

 

  • É possível achar esses e outros argumentos, que deixei de citar, lendo-se os Evangelhos.
  • Não quero perder meu tempo correndo atrás de provas para argumentar que há muita coisa,  muita mesmo, historicamente aceita como verdadeira, e que carece de provas concretas.

J   Apesar de ter   passado por tentação   muito forte de me enfiar numa biblioteca, e escrever um “romance” sobre isso … confesso !  Mas, para quê? Fazer rodar em círculos é artimanha de satanás para desviar a atenção de Jesus. Tal assunto ter sido levantado entre os que procuram saber mais sobre a Palavra foi chocante para mim, a maioria dos pontos polêmicos só servem para gerar dúvidas nos menos esclarecidos, e podem dar origem a heresias: “pontos difícieis de entender…que os indoutos torcem para a própria destruição ”   2 Pe   3.16

  • Tentar “fazer ver” pela razão os   que estão decididos   a refutar qualquer   evidência que se lhes   apresente, é pura   perda de tempo,   é jogar pérolas   aos   porcos.

Conhece   a fábula do   lobo e do cordeirinho à   beira do riacho ?   É   interessante:

* Um lobo deu vários motivos pelos quais iria comer um cordeirinho, todos eles devidamente refutados pela “vítima”. Afinal o lobo disse:
# Vou comê-lo…POR QUE EU QUERO !

  • A mera insinuação de que talvez Jesus não tenha existido, como pensamos, por falta de provas históricas concretas, é uma afronta à inteligência humana ou, pelo menos, um desrespeito ao conhecimento de alguns. A data nos jornais DOS PAÍSES do mundo todo, cristão ou não, diariamente, não é suficiente para provar que Ele existiu e mudou o rumo da História ?
  • Nenhum verdadeiro cristão deveria se permitir escrever sobre tal hipótese   e muito menos ler [ a não ser que “obrigado” _ como no caso de estudantes] J dizer isso fica muito forte ?
  • _ Quanto mais trazer o assunto para debate em curso básico para pessoas que ainda carecem fundamentar sua fé pelo conhecimento da Palavra
  • Como professora, até entendo a idéia de instigar a curiosidade, atiçar os ânimos, animar a aula, acordar os alunos e leva-los a participar. Pergunto-me : _ Precisava ir tão longe ?
  • Entre algumas desvantagens, a idade traz consigo o benefício de nos tornar mais objetivos e seletivos Já vimos tantas coisas… Não temos tempo para desperdiçar com o supérfluo.
  • Quase tudo o que se sabe sobre a História é porque alguém escreveu sobre …e nem sempre foram os mesmos que os viveram. Aliás, quase sempre foram outros.

Mateus [ Levi ] e João conviveram com Jesus durante todo Seu ministério.

Marcos é o evangelho de Pedro

Lucas, companheiro de Paulo, fez acurada investigação para escrever o Evangelho e Atos.

Lembro que se considera   História, a partir da escrita.   Antes, era Pré- História.

  • Os escritos do cânon sagrado não valem como prova histórica? E os tantos outros,  achados em tempos mais recentes? Quais fatos históricos foram registrados por três testemunhas oculares ?

    Que   prova concreta existe   de que Nero   tenha incendiado Roma ?
    – Tem memorando assinado pelo próprio Nero dando ordem e instruções?
    –  Mas é considerado fato histórico !   -x-

PS: Agradeço a oportunidade de extravasar meus argumentos, e minha indignação  -X-