Vamos considerar alguns textos
que mostram como todo o atuar
de Deus gira em torno da cruz,
a mensagem central da Bíblia:
Jesus, ‘Cordeiro que foi morto
desde a fundação do mundo”
Ap 13.8: O QUÊ ? !
morto desde quando?
‘desde a fundação do mundo’
Deus “anuncia o fim desde o princípio” Is 46.10 COMO? # Então uns ‘boca mole’ vêm com aquela história: – “Se Deus já sabe, por que deixa acontecer ?” ou – ‘É tudo teatro” “O roteiro já está todo escrito, tudo é uma grande farsa! ” No entanto,ao ver certa situação, pela sua experiência já aconteceu de você dizer : – “Já sei no que vai dar”. Sabia mesmo, e não deu outra… E você nem é Deus, quanto mais Deus, sendo Onisciente !
É preciso entender que vivemos numa situação especial chamada TEMPO, como um parênteses na Eternidade. Deus habita fora do tempo.
Entre Gênesis 1.1 e 1.2 aconteceu muita coisa!
Houve a queda do querubim, Is 14 e Ez 28. Banidos os rebeldes,o que fazer ? Deixar como está para ver no que vai dar, não é do feitio de Deus. Por analogia com Lc 14,28, e por evidências em certos versículos, pode-se concluir que houve uma reunião de planejamento da Trindade, decidindo-se criar um ser para ESCOLHER de que lado queria ficar. E se escolhesse dizer “não” a Deus? Havendo livre escolha, haveria tal possibilidade. O livre arbítrio não é uma farsa de Deus: Soberano mas não Tirano, Ele respeita Seus próprios termos .
Aí, entra Jesus como Fiador do plano: se alguém fizer bobagem na primeira escolha, escolhendo se separar de Deus, como homem, vou garantir que haja a chance de escolher voltar a se ligar com Deus, Assim, criou o homem e o plano da Redenção, Sl 40.7-10, 2.7 Hb 1.5-6, 2.6-14