03.12_ No segundo domingo de dezembro comemora-se o DIA DA BÍBLIA
A BÍBLIA é o LIVRO que contém as Escrituras que é a revelação de Deus aos homens .
Mas, como a Bíblia chegou até nós?
Afinal, a Bíblia como a conhecemos hoje resultou de uma intervenção de Deus,.
1- o papel trazido para a Europa pelos árabes que o conheceram de chineses captura-dos que contam como se fazia o papel em troca de suas vidas.
2- a imprensa sendo inventada na Alemanha por Gutemberg
3- a Bíblia traduzida em idioma popular por pensadores reformistas que queriam por as Escrituras nas mãos do povo
A convergência desse três fatores resultou na primeira Bíblia impressa em língua viva, quer dizer falada pelo povo : eis a Bíblia como a conhecemos hoje
Recentemente, ainda tem as diversas versões da Bíblia: Almeida corrigida, ( ARC) Almeida atualizada ( ARA) Linguagem de hoje, NVI _ as de maior destaque.
DETALHES HISTÓRICOS SOBRE CADA ASPECTO
O livro Bíblia em si, tem a ver com a história do livro de modo geral .
Ao surgir a escrita, na Antiguidade, no tempo dos sumérios, precisava ter uma base para se escrever : eles escreviam em placas de argila ( ver no google: escrita suméria ) Abraão morava em UR, cidade que até possuía uma vasta biblioteca e até pessoas comuns do povo sabiam ler e escrever. Mais tarde, : no Egito, surge uma espécie de papel chamada papiro, feita de plantas e em outras regiões, se escrevia em pele de cordeirinhos por ser bem macio passando a escrita a ser feita com penas e tinta. Os escritos eram enrolados e guardados em potes de barro.Foi assim até no tempo de Jesus. Já no tempo em que o Novo Testamento foi escrito, começou a se escrever em folhas quadradas sobrepostas: eram chamados códices ( ver no google)
http://www.amigosdolivro.com.br/lermais_materias.php?cd_materias=3735
Criado pelos gregos mas aperfeiçoado pelos romanos. o códixs era mais fácil de carregar e de achar as páginas, além de se poder usar frente e verso, economizando papiros. Pergaminho foi o principal suporte de escrita durante quase toda a Idade Média. O palimpseto, designa o pergaminho já usado e reaproveitado. O fenômeno do reaproveitamento do papiro repetia-se assim, com relação aos pergaminhos. Introduzido o papel na Europa, os outros suportes de escrita e desenho desapareceram, restando a lembrança do papiro, na palavra papel, paper, papier.
Quanto ao papel:
Em 105 AD o papel foi Inventado na China, por T’sai Lun. Sua rota foi longa e lenta: papel só conseguiu atingir a Europa 10 séculos mais tarde, por caminhos tortuosos e difíceis. Dois chineses capturados pelos muçulmanos, conseguem sua liberdade revelando o segredo da fabricação do papel, que conheciam Os árabes produziram e comercializaram papel, transportando-o da Ásia pelo norte da África, e de Alexandria, Trípoli e Tunísia, até chegar à Espanha, e em seguida à França. O Liber, palavra latina, é a entre-casca de árvore usada para fazer papel dando origem a palavra Livro. Era usual escrever-se em folhas de plantas na China, daí a origem da expressão ‘folha de papel’. A palavra grega Biblos era a designação feita a várias folhas escritas sobre papiro, originando assim a palavra Bíblia.
Quanto a cópias
Desde o início até quase toda à Idade Média, as cópias dos escritos era feitas por pessoas especialmente treinadas chamadas copistas. Dava muito trabalho e eram muito caras.
Também na China, cerca de 1.040 AD _ Pi Shêng inventa impressão com tipos
– separados, cópias com a técnica de xilografia : os livros xilografados.
Uns 400 anos depois: experiências de Gutenberg, na Alemanha resultam na invenção da imprensa cerca de 1448/ 1450, “A Bíblia de Gutenberg” é considerada o primeiro volume impresso da Europa.
As Escrituras _ traduções
Inicialmente, as Escrituras foram escritas em pergaminhos em hebraico, língua de Israel.
No império grego, as Escrituras ( Velho Testamento) foram traduzidas para o grego e chamou-se Septuaginta. Com o advento do cristianismo, sob o império romano, a Septuaginta mais os escritos dos apóstolos( originais escritos em grego) foram traduzidos para o latim mas só os padres sabiam ler pois o povo era mantido analfabetos em sua própria língua.
Afinal, a Bíblia como a conhecemos hoje resultou de uma intervenção de Deus,.
1- o papel trazido para a Europa pelos árabes que o conheceram de chineses captura-dos que contam como se fazia o papel em troca de suas vidas.
2- a imprensa sendo inventada na Alemanha por Gutemberg
3- a Bíblia traduzida em idioma popular por pensadores reformistas para por as Escrituras nas mãos do povo
A convergência desse três fatores resultou na primeira Bíblia impressa em língua viva, quer dizer falada pelo povo : eis a Bíblia como a conhecemos hoje
Recentemente, ainda tem as diversas versões da Bíblia: Almeida corrigida, ( ARC) Almeida atualizada ( ARA) Linguagem de hoje, NVI _ as de maior destaque.
Pensadores reformistas:
1- 1374 a 1384 , o pensador mais representativo da Europa pré-luterana ,
Wyclif , na Inglaterra, organiza a 1ª tradução completa da Bíblia para o inglês contra
a vontade do Papa : mudou a história do aprendizado e propagação da religião cristã.
2- Líderes surgem em três países diferentes mas com a mesma visão dada por Deus
2. Lutero,na Alemanha:95 teses afixadas na porta da catedral em 31 de outubro de 1517
2.2 Zwíglio na Suíça
2,3 João Calvino na França
3- 1448/1450 Gutenberg inventa a imprensa, sendo possível popularizar a divulgação da Bíblia,
– Começa o interesse do povo em aprender, para poder ler a Bíblia.
J E agora, com o computador, ninguém mais quer saber de ler livros,
> será por isso, também, que haverá _ sede pela palavra?
‘Eis que vêm os dias, diz o Senhor Deus, em que enviarei fome sobre a terra; não fome de pão, nem [sede ]de água, mas de ouvir as palavras do Senhor.’ Am 8.11
No Brasil, a introdução da tipografia foi tardia, devido ao temor das autoridades portuguesas sobre os efeitos políticos de tal inovação técnica.( povo mantido na ignorância fica mais fácil de controlar ) Somente com a chegada da família real é que a tipografia se radicou de vez no Brasil, com a Impressão Régia na cidade do Rio de Janeiro, conforme o diploma de 13 de maio de 1808, assinado pelo príncipe regente>
extr http://www.fespsp.org.br/dapedraaopapel/historia.html