15.06 expressos por sete diferentes palavras gregas
que são traduzidas por AMOR no português
conferir,,
15.06 expressos por sete diferentes palavras gregas
que são traduzidas por AMOR no português
conferir,,
‘paixonite’ ACABA e, então, é hora de aprender a AMAR de verdade… Continue lendo ‘Paixonite’ acaba…
14.06 Afinal, o que é Amar? O que é o Amor?
* Muitas vezes rejeita-se a idEia por tropeçar no conceito da palavra.
*Achamos que o outro desperta amor,
– o outro é que DEVE se fazer amável.
Convém imprimir e ir lendo aos poucos: ver ADENDO
*Mas li em um livro conceito bem interessante:
* Gostamos de alguém porque…
Amamos alguém apesar de…
*O que lhe vem à mente se falar em Amor?
Pensa-se logo em sentimento.
*Mas, o que Deus diz sobre o amor?
* É preciso ir à Bíblia (1 Co 13.4-8)
& sete palavras GREGAS se traduzem AMOR em português:
– é assunto com muitas facetas. Saiba+ ….
A Bíblia foca AMOR com a qualidade do amor de Deus
– Amor, amar é atitude (não é sentimento)
evidencia o caráter de Deus em nós
ler Rom 8,28-29
Requer decisão.
– Amor é sofredor:
compreende quem o machuca, ou faz sofrer
(corrigida).
– Amar é paciente: sabe esperar o tempo do Senhor / versão Atualizada: sigla RA.
– É benigno – pessoa amorosa faz bem!
Alegra o dia!
Tão diferente de outras, “indigestas” demais.
Só cospem veneno e amargor.
*É verdadeiro, alegra-se com a verdade.
(*Indica ser igual em ambas as versões )
*Quem ama, a g u e n t a tudo: sofre, crê, espera, suporta (só por Deus, mesmo!).
*O que não é o A m o r ?
Amor não é…
– Quem ama, não inveja:
não quer o que é do outro / corr.
– Quem ama, não arde em ciúmes:
não é possessivo / RA.
– Não trata com leviandade: isto é, considera, dá o devido valor cf o critério do outro / corr.
– Não se ufana: só o dele é o melhor! / RA.
*Não se ensoberbece: só e l e é o melhor!
– Não se porta com indecência (corr).
Não se conduz inconvenientemente / At
*Não busca os seus interesses
*Não se irrita, não se exaspera.
– Não suspeita mal (corr).
– Não se ressente do mal (RA):
ex: Imagine! Fazer isso COMIGO !
*Não folga, não se alegra com a injustiça:
ex: -“Bem que faz…” ( concordar quando alguém toma à força “seus direitos” )
*Reparou como amar tem a ver com o que você é, não com o que sente?
Se amamos, não vamos colocar ao irmão tal padrão como camisa de força.
Vamos buscar juntos, na Palavra, como se faz para vivenciar tal atitude.
A grande questão é:*Como agir com Amor?
1- Na carne: por esforço próprio,
-não se agrada a Deus.
& Para Deus, só “vale” o que é feito no Espírito.
‘ o amor de Deus é derramado no coração pelo Espírito'(Rm 5.5)mas resulta de um processo
– do agir de Deus no íntimo através das
– circunstâncias sofridas da vida.
2- Amor é *fruto do Espírito ( ver adendo),
resulta do agir de Deus no íntimo e ‘brota’ em atitudes espontâneas que abrange várias áreas:
– no coração: amor, alegria paz.
– quanto ao próximo:
longânimo, benigno, fiel / fé, bondade
– quanto às circunstâncias:
aceita-as: isso é mansidão.
– quanto às pressões: domínio próprio.
& Há cristãos “árvore de Natal”, seus frutos são vistosos, mas postiços. Não têm raiz,
– são cristãos de aparência.
3- Como surge o fruto?
3.1- Planta arraigada em solo adequado
-espiritual/: nossas raízes em Jesus (Sl 1)
3.2-Precisa sol e água
-espiritual/ Luz do Senhor e
água da Palavra
3.3- É a seiva que produz o fruto
-espiritual/ o agir do Esp no íntimo, dá fruto
3.4- Há tempo certo, progressivo
-espiritual/ : precisa tempo com Deus
para crescer, amadurecer
3.5- Há tempo de poda
-espiritual/ : o que dá fruto, poda (Jo 15)
3.6- Lugar sem sol prejudica o fruto
-espiritual/: como estar sempre ”na Luz”?
“se andarmos na Luz, como na luz está…”
1 João 1.7
Andar na luz é decisão e continuidade em ir falando para Deus, momento a momento, a verdade que há no íntimo “e o sangue de Jesus nos purifica de todo o pecado” (1 Jo 1.7)
3.7 Acima de tudo, como pré requisito é:
‘se o grão não morrer, fica ele só
– mas se morrer, dá muito fruto’ João 12.24
Amor de Deus só acontece no coração que se dispôs a morrer para si mesmo e seguir a Jesus, ler Lc 9.23 e 14 .33
4- Qual o segredo do fruto abundante?
A seiva circulando é figura do constante agir do Espírito. Por isso, importa:
4.1 se vive, ANDA no Espírito Gl 5.24-26
‘ não cobiçosos de vanglórias’
4.2 – um mandamento com duas facetas
> Não entristecer o Espírito Santo
Ef 4.30-32
Longe de vós… toda amargura, cólera ira, gritaria blasfêmia, malícia.
Sede…Benigno:quem faz bem / Misericordioso, não crítico / Perdoador, não ressentido
> Enchei-vos do Espírito – Ef 5.18
– Falando salmos e hinos. Envolve as conversas, o palavreado usual da pessoa.
– Louvando: cântico pelo que o Senhor é…
– é a atitude no coração.
– Agradecendo: dando graças, reconhecer os feitos do SENHOR. – é atitude da mente.
– Sujeitando-vos: é decisão pessoal!
área de relacionamentos:
-não quer prevalecer, nem humilhar.
– Uns aos outros: envolve reciprocidade!
4.3 não extingais o Espírito,1 Ts 5.19
Como isso acontece? com desculpas esfarrapadas que encobrem rebeldia:
Já vou…( e demoora ou não vai nunca)
Não tenho tempo…Não tenho jeito…Sei melhor
ADENDO PARA IMPRIMIR:
2- SELECIONE O TEXTO : dê C+C _ abra artigo novo no seu computer _ dê C+V e Salve!
imprima do seu jeito, frente e verso para economizar papel
RESPEITE OS DIREITOS AUTORAIS: CITE SEMPRE A FONTE DE ONDE EXTRAI OS ARTIGOS
5 exemplo bíblico
| Recentemente, ouvi estudo sobre estar cheio do Espírito como algo que acontece no corpo de Cristo, é corporacional. Lembrei de outro estudo sobre a primeira vez que o N.T. cita o ser cheio do Espírito: foi quando Maria – UMA JOVEM PERPLEXA, foi visitar Isabel,UMA SENHORA PERPLEXA, tendo como ponto de afinidade o amor, a obediência o louvor a Deus, pelo Seu atuar maravilhoso e um tanto desafiador, em suas vidas! |
…comentário sobre cap 5 do livro “O discípulo” de Juan Carlos Ortiz.#
14.06 e, então, é hora de aprender a AMAR de verdade…PARA PENSAR…
É constatado em psicologia que as pessoas se casam por estarem APAIXONADAS ;
vi entrevistas COM PSICÓLOGOS, na TV_ DUAS, se não me engano
‘paixonite ‘ é estado fora do raciocínio comum: depois de casar, passa
– costuma levar cerca de dois anos para passar ( SEGUNDO A PSICÓLOGA da TV 2
– convidada do Café Filosófico)
*DEPOIS … o relacionamento passa por fase de ajustamento para melhor ou pior,
de acordo com vários fatores: maturidade, valores, capacidade de abrir mão, etc…
– a continuidade do relacionamento vai depender bastante do tipo de ajustamento
dessa fase. SE TODOS FOSSEM ALERTADOS E APRENDESSEM A SUPERAR
POSITIVAMENTE TAL FASE… mas, se a gente fala aos noivos, eles dizem que…
– com eles,vai ser diferente !
AMAR É ATITUDE : não ´sentimento : senão, seria absurdo pedir para amar inimigos:
Há perfil das atitudes características de quem AMA : ver 1Co 13.4 – 7
O amor é sofredor, é benigno;… se regozija com a verdade;
– tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba;
o amor não … inveja; não se vangloria, não se ensoberbece,
não se porta inconvenientemente, não se irrita,
não busca os seus próprios interesses, não suspeita mal;
não se regozija com a injustiça,
Em resumo: o amor não é egoísta nem egocêntrico,
– abre mão de si mesmo em favor do outro
AMOR PERDOA : abre mão do direito de ficar com raiva- EXTR DE UM LIVRO
( vai SENTIR raiva, mas não FICA com raiva)
AMAR é ter atitudes FIÉIS A SEUS VALORES INDIVIDUAIS,
– independente do que o outro faça ou deixe de fazer
* AGIR FIEL A SI MESMO, em vez de viver reagindo AO AGIR DO OUTRO
> Aí entra a questão de EXPECTATIVAS IRREAIS :
> é comum apaixonados ‘ vestirem’ no parceiro seu IDEAL de companheiro :
– quando descobrem que casaram com pessoa comum: com qualidades e defeitos,
– COSTUMA PASSAR POR UMA FASE DIFÍCIL : vai se adaptar bem ou vai rejeitar ?
extr_ Aceitar, Adaptar-se , Admirar (qualidades, relevar defeitos ente com os erros mas não ser coniv ente com oserrsos: saber falar) A -g -r -a -d -e -c -e -r
Ninguém pode ser responsábizado para fazer o outro feliz: IMPOSSÍVEL : só se pode facilitar a vida ou atormentar o outro,
Pascal disse haver um vazio no coração do homem que só Deus preenche
Quando Deus está lugar que Lhe é devido, todas as coisas vão aos seus devidos lugares ‘ Nodi
procurem ler o livro: APRENDENDO A AMAR _ ter resumo no link PUBLICAÇÕES
Para fazer pensar … #
AO SE FALAR EM AMOR GERAL SE PENSA EM PAIXONITE QUE NADA TEM A VER COM
O VERDADEIRO AMOR ‘ derramado por Deus em nossos coracoes’ Rm 5.5
ah! muito menos com amor eros que é o enfoque erotico Saiba como acontece o amor
*Como agir com Amor?
Na carne: isto é: por esforço próprio, não se agrada a Deus.
# Para Deus, só “vale” o que é feito no Espírito.
*O fruto do Espírito, abrange várias áreas:
– no coração: AMOR, alegria, paz.
que se reflete em atitudes praticas:
– quanto ao próximo: longânimo, benigno, fiel / fé, bondade.
– quanto às circunstâncias: aceita-as: isso é mansidão.
– quanto às pressões: domínio próprio.
# Há cristãos “árvore de Natal”, seus frutos são vistosos, mas postiços. Não têm raiz,
# são cristãos de aparência.
* Como surge o fruto?
1-Planta arraigada em solo adequado / nossas raízes em Jesus (Sl 1)
2-Precisa sol e água / Luz do Senhor e água da Palavra
3- É a seiva que produz o fruto / o agir do Esp no íntimo, dá o fruto
4- Há tempo certo, progressivo / precisa tempo com Deus para crescer, amadurecer
5- Há tempo de poda / o que dá fruto, poda (Jo 15)
6- Lugar sem sol prejudica o fruto / como estar sempre ”na Luz”?
“se andarmos na Luz, como na luz está…” (1 João 1.7)
#Decisão e continuidade em ir falando para Deus, momento a momento, a verdade que há no íntimo “e o sangue de Jesus nos purifica de todo o pecado” (1 Jo 1.7)
*Qual o segredo do fruto abundante?
A seiva circulando é figura do constante agir do Espírito. Por isso, importa:
1 – Não entristecer o Espírito Santo – Ef 4.30-32
Longe de vós… toda amargura, cólera ira, gritaria blasfêmia, malícia.
Sede…Benigno:quem faz bem / Misericordioso, não crítico / Perdoador, não ressentido
2 – Enchei-vos do Espírito – Ef 5.18
– Falando salmos e hinos. Envolve as conversas, o palavreado usual da pessoa.
– Louvando: cântico pelo que o Senhor é… Envolve a atitude no coração.
– Agradecendo: dando graças, reconhecer os feitos do SENHOR. Envolve a mente.
– Sujeitando-vos. Envolve relacionamentos: não quer prevalecer, nem humilhar.
– Uns aos outros: envolve reciprocidade!
|
|
Recentemente, ouvi estudo sobre estar cheio do Espírito como algo que acontece no corpo de Cristo, é corporacional. Lembrei de outro estudo sobre a primeira vez que o N.T. cita o ser cheio do Espírito: foi quando Maria – UMA JOVEM PERPLEXA, foi visitar Isabel – UMA SENHORA PERPLEXA, tendo como ponto de afinidade o amor, a obediência o louvor a Deus, pelo atuar maravilhoso e um tanto desafiador, em suas vidas! |