Arquivo da categoria: Ocasiões

15.05 EFEITOS DA LIBERTAÇÃO

15.05  livres ou libertinos?
o dilema dos gálatas. Reflexões sobre a liberdade em Cristo

A carta aos Gálatas foi escrita para resolver problemas de comportamento
                             – de novos convertidos: judeus e gentios !

*Na carta aos Gálatas, se vê que a salvação é exclusivamente pela graça de Deus,

          – ‘ pela Lei ninguém será justificado diante de Deus’ Gl 3.11

*Há perdão de pecados por terem sido CASTIGADOS em Jesus, Is 53.4-7

*Salvos em Cristo: a Igreja é nova aliança de Deus com os homens, Lc 22.20
    ‘ tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo pacto em meu sangue,
                             – que é derramado por vós.

À vista disso, surgiram alguns problemas:

1-  Judaizantes queriam que cristãos fossem circuncidados, Gl cap 2  

     1.1    Circuncisão era o sinal do pacto com Deus através da Lei,   Gl 5.3

       * Circuncidar gentios convertidos seria anular o sacrifício de Jesus,

             – obrigando-os a guardar todos os costumes da Lei .

    1.2    Os romanos aceitavam o judaísmo,   mas NÂO o cristianismo

           Cristãos judaizantes também queriam a circuncisão para ficarem
                 – livres da perseguição de Roma aos cristãos, Gl 5.11  

2- Judeus que se sentiam oprimidos pela Lei, ao se verem livres da Lei,
     ficaram tão aliviados  que descambaram para a liberdade total, a  libertinagem !  

               J ‘ Liberou geral’, pode viver   à vontade … Não é bem assim !  
    Na verdade, o que ocorre è:
  – sendo os pecados castigados  em Jesus, Is 53.4-7

       – sendo o sangue de Cristo o preço de nosso resgate, 1Pe 1.18-19
           –  tendo nascido de Deus pelo atuar do Espírito, João 3.3,5,7 NVI        

                  Cristão é nova criatura espiritual, em Cristo,   2Co 5.17
Demorou bom tempo até perceberem ser o cristianimos algo novo: e não seita judaica 

 

3-    Cristãos, religados a Deus, tem início o processo de santificação  :

       ‘ não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos
         – pela renovação da vossa mente (psiquê) …’ Rm 12.2

      ‘ esta é a vontade de Deus, a saber, a vossa santificação…’ 1Ts 4.3

   J a adequação do AGIR em conformidade à POSIÇÃO em Cristo

     Daí, a   ADVERTÊNCIA,  Gl 5. 1 e   13

     ‘ Para a liberdade Cristo nos libertou; permanecei, pois, firmes
       – e não vos dobreis novamente a um jugo da escravidão ( sob os costumes da lei)  

           – ‘Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade.

  J  Livres  do jugo do pecado, livres  para   escolher o que agrada a Deus:
                                                   Rm 6.14   1 Pe 1.18-19   1Pe 2.24              Gl 5.19-21
Há uma lista das obras da carne, coisas que brotma naturalmente da natureza decaída

 

Aos  Gálatas,   

1- Começa-se  mostrar um novo modo de andar : Gl 5.16
à
Andai   em Espírito, e não cumprireis a cobiça da carne’   .

2-  Alerta para um novo conflito : Gl 5.17
       ’a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e

             –   estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis’ .

3-  Mostra a solução :
3.1
   se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei’ Gl 5.18 à Ler Rm   8 ( 8.14)

    3.2 o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, Gl 5.22-23
         a bondade, a fidelidade, a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei.

    3.3 E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências:

           >  Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito. Gl 5.25-26

               >  Não…vangloriosos ( cobiçosos de vanglórias_ corr )
                     – provocando-nos ( iritando) uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.

 

Então, cristãos são livres, mas não libertinos  !   mesmo porque…

 

– OS SALVOS IRÃO COMPRECER AO TRIBUNAL DE CRISTO:   2Co 5.10
  ’é necessário que todos nós sejamos manifestos diante do tribunal de Cristo,
       – para que CADA UM receba o que fez por meio do corpo,
         – segundo o que praticou, o bem ou o mal.’

           – cada um dará contas DE SI   mesmo a Deus’ Rm 14.12

 

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

– Mais  algumas outras considerações pertinentes >>>

 

LIVRES : por que ? do quê ?   COMO ?  

 

1- Subjugados pelo quê ? sob o jugo do PECADO, sob a condenação da Lei

FATO   espiritual:

–   A maldição da Lei era que: ‘ a alma que pecar, essa morrerá. ‘ Ez 18.4

E quem jamais viveu sem cometer nem sequer um pecadinho, a não ser Jesus?

     – ‘ todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus’ Rm 3.23

‘ todos quantos são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque
escrito está: Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas
                       _ que estão escritas no livro da lei, para fazê-las’ Gl 3.10
Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós;

porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro ‘

 

Jesus veio e disse: ‘conhecereis a Verdade e a verdade vos libertará’  

– ‘ se o filho vos libertar, verdadeiramente sereis LIVRES! Jo 8.32,36

 

2- LIVRES, do quê ?  

i )   LIVRES da condenação de existir toda a eternidade separados de Deus
‘Quem crê no Filho tem a vida eterna; o que não crê no Filho não verá a vida,
                       – mas sobre ele permanece a ira de Deus’ Jo 3.36

  1. ii) LIVRES de seguir os rituais de Lei dada por Moisés, pois

                     ( mas não da lei moral de Deus: os 10 Mandamentos )

  1. a) Jesus é ‘ o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo’ Jô 1.19

       *Jesus_ ‘ havendo oferecido um único sacrifício pelos pecados,
                       – assentou-se para sempre à direita de Deus’ Hb 10.12

  1. b) por ter Jesus dado início a Nova Aliança, no Seu sangue, Lc 22.20
      ‘tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo pacto em meu sangue,
                                 – que é derramado por vós.

Iii )  LIVRES do domínio do pecado: Rm 6.14 e 1Pe 2.24

’o   pecado não terá domínio sobre vós, porquanto não estais debaixo da lei,
                                   – mas debaixo da graça’

‘levando Ele mesmo os nossos pecados em seu corpo sobre o madeiro,
– para que ( nós) mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça …’

                 – ‘considerai-vos como mortos para o pecado,
                       – mas vivos para Deus, em Cristo Jesus’     Rm 6.11

 

J Diante de situação de pecado, ou tentativa do diabo de fazer você pecar,

Lembre-se :   DEFUNTO NÃO REAGE !  

                           ( fica impassível )

     Desta forma, LIVRES, cabe a advertência feita aos gálatas    

 

3-   LIVRES : COMO ?   Gl 5.16

à Andai   em Espírito, e não cumprireis a cobiça da carne’

  1. i)  se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei’ Gl 5.18 à Ler Rm 8 ( 8.14)
  2.   ii) o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade , a benignidade, Gl 5.22-23
    a bondade, a fidelidade, a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei.

iii) E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências:

         à Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito. Gl 5.25-26

              à Não…vangloriosos ( cobiçosos de vanglorias_ corr )
                     – provocando-nos ( irritando) uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.

 

Só ‘ SE o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis LIVRES’ João 8.36

E libertação de Jesus vem pela Verdade : da Palavra e pelo falar a verdade para Deus :

                 – conhecereis a Verdade, e a verdade vos libertará’   João 8.32

 

>  Ousemos viver NA VERDADE de nossos motivos, intenções, nas palavras e atitudes

– andando na luz, como Ele na luz está … J expondo-nos a Deus e à Sua Palavra

  – E O SANGUE DE JESUS NOS PURIFICA DE TODO PECADO, 1 João 1.7   #

 

 

 

Dia das mães

  D i a   das   M ã e s 

Obs: pode copiar e colar no seu computer e imprimir para dar à sua mãe  
Dias especiais costumam trazer muitas recordações a quem já está na melhor idade.  Pensando no que poderia ser dito que servisse a mães de todas as idades, fui  lembrando  das diversas fases de minha vida como mãe  e  um texto vivenciado em todas elas se destacou“ Minha graça te basta”     2 Co 12.9

Tive os filhos um em seguida do outro _ao fazer dois anos de casada,  já tinha os dois _ havia muita dificuldade financeira e meu marido precisava trabalhar das 7 da manhã  às 7 e meia da noite.  Eu ficava sozinha com os

dois filhos, todos os dias, o dia todo para cuidar de  tudo : casa, comida, roupa, feira  e  das crianças:  cuidados físicos, atenção, disciplina, médicos, vacinas…

Olhando para trás, posso perceber a graça do Senhor presente  a  cada momento dando um transcorrer suave em todas as atividades. Não havia stress, gritos nem insistências…Tudo era feito  numa boa. Vendo as dificuldades  das outras mães _ algumas têm problema para tudo! Penso_  Como agüentam?

Deus, na Sua misericórdia, providenciou graça _ pois não havia ninguém para me ajudar em nada, mas  uma senhora muito simples, d Melânia, que a cada domingo me dizia __ “Estou orando pela senhora.”  e  eu agradecia…Só agora, olhando para trás, posso avaliar a bênção que ela foi em minha vida pois sem a graça do Senhor, não teria conseguido fazer o que fiz com alegria e paz no coração,mantendo tudo em ordem e em dia.

Quando entraram para a escola, fui trabalhar fora. Fiz concurso . Havia um setor tão perto  de casa que podia vir dar almoço para eles  e fazer feira.  Deus  colocou no meu caminho  outra filha dEle, d Almerinda,

que me ajudava e orava por mim._ aliás,  até hoje, nas raras vezes que  nos falamos, pois se mudou para bem

longe, ela fala: _   “Estou orando pela senhora… ”   

Lembrando aquele tempo de dupla jornada_  8 h trabalhando fora, saindo às 5 hs para passar no supermercado e chegar em casa para “começar o dia.”= fazer comida, repassar o dia com as  crianças, ajudar nos trabalhos escolares, quando tinha…e deixar tudo em ordem como se eu não trabalhasse fora… posso perceber a graça do Senhor suprindo, agilizando, renovando forças para que a Sua filha pudesse estar sempre em ordem, alegre  e em paz.

Já adolescentes, meus filhos foram  estudar fora!  E pude perceber a graça do Senhor cuidando de  detalhes_ providenciando uma igreja amigável que recebeu meu filho muito bem, onde ele encontrou  boas amizades _ até hoje mantém contato com um desses amigos que se mudou para S Paulo.

A graça do Senhor  deu livramento  a ele,  e sossego ao meu coração.Assim,  pude passar os 4 anos que ele esteve fora  alegre e em paz .  Depois, o outro filho foi estudar fora… a graça do Senhor continuou operado…  E agora?   Os dois  casados,  cuidando de suas vidas… Que posso fazer ? apenas orar e descansar !

 

Relacionamentos não são estáticos!  Como mães, apenas mulheres humanas e imperfeitas,  apesar de fazermos tudo o que podemos, o melhor que sabemos,  ainda assim  temos  nossas falhas, erramos, nem tudo acaba sendo como esperamos ou sonhamos.  E temos de aprender  a  lidar

com aquela sensação _“Ah! Se eu tivesse feito isso ou aquilo…”  ou    “Quem sabe teria sido melhor se…”

E a graça do Senhor se faz real mostrando que Jesus levou sobre si todas as minhas culpas, calando as acusações que às vezes ficam girando na cabeça da gente, qual disco rachado.

Filhos adultos são capazes de dizer coisas muito duras de se ouvir… Quando ressentimento tenta brotar,  assoprando em meu ouvido _ “Você não merece ser tratada desse jeito” a graça do Senhor se faz presente  consolando, curando as feridas, renovando o ânimo, a paz, a alegria no coração.

Toda minha vida de cristã busquei ao Senhor para conhecê-lO_  ter prazer em ler em Sua Palavra e meditar nela.  Falar de Jesus para os outros e estudar Sua Palavra com eles.

Interessante  é  que  só percebi a obra da graça permeando todo o meu viver  quando revi  a  minha vida.

Por isso, queridas_ busquem ao Senhor de todo seu coração,  deleitem-se  no  Senhor  a  cada  dia, conheçam  o  Senhor…    lendo um salmo por dia e colorindo de amarelo_ o  Senhor  é…

Junto com o Senhor, a Sua graça irá permear todo o seu viver. Dificuldades existem _ são reais, são naturais.Jesus deixou avisado:  _ “No mundo tereis aflições, tende bom ânimo_ Eu venci o mundo”

E se nós estivermos com Ele, Ele conduzirá em vitória  através das circunstâncias mais adversas.

“Minha graça  te  basta” _   Louvado  seja  o  Senhor,  de  fato,  assim  é !

 

14.05 de fato, LIVRES!

14.05   Não somos capazes de nos mudar, por isso, precisamos ir a Jesus, levando nossas mazelas, a fim de que Ele nos liberte, pois foi Ele quem venceu a carne, o mundo e o diabo (Mateus 4 ). Precisamos ser salvos, precisamos ser resgatados… falam de situações em que uma pessoa está em perigo e precisa de ajuda para sair. Muitas vezes precisamos ser salvos e resgatados de nós mesmos.
Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. João 8.36

Continue lendo 14.05 de fato, LIVRES!

14.05 e o pai?

14.05  E O PAI COM ISSO? Tem tudo a ver.
Impossível haver mãe, sem UM PAI… nem que seja por inseminação artificial.

*Mãe implica na existência de um pai, o homem que gerou aquele filho.

       O pai é fundamental na vida de uma criança e, graças a Deus, hoje os pais estão sendo
           -mais participativos na educação dos filhos, desde que nascem.

*Muitos pais se colocam à sombra no dia das mães ACHANDO que é dia da mãe com seus filhos.
   – Há os que se omitem, dizendo que é dia da mãe deles   ( dos filhos que TAMBÉM são dele )

     –   O que o pai pode fazer pela mãe ?   MUITAS COISAS !

 

Primeiro,AGRADECER  àquela mulher por ter se entregado a ele num momento de amor,
   – e assim foram gerados os filhos. Sem essa entrega por parte dela, não haveria filhos.

 

2- RECONHECER que, por mais que o pai tenha ajudado, a maior parte da responsabilidade e do trabalho   de criar e educar os filhos ficou por conta da mãe, mesmo.
                   # E isso, de certa forma, foi um alívio para o pai

 

3- APRECIAR qualidades e dedicação, mesmo que não tenha sido mãe extremada.  

       Ser mãe, por pior que seja o desempenho dela, requer boa dose de sacrifício,
               – de abrir mão de si mesma

     Ah!   Apreciar e   FALAR dessa apreciação os filhos.

             Elogiar e fazer os filhos verem tudo o que a mãe faz por eles.

Aliás, ser grato é boa qualidade de caráter e a melhor maneira de ensinar isso aos filhos
               é DEMONSTRAR   apreciação e gratidão à mãe de seus filhos,

                       – especialmente a partir da pré adolescência      

                          – para que os filhos não pensem que ’dia das mães’’ é coisa de criança

 

Acima de tudo, a melhor coisa que um pai pode fazer pela   MÃE de seus filhos,  

             #   é amá-la como MULHER : respeitando sua individualidade  

 

Pai ( marido) cristão trata sua esposa( a mãe de seus filhos) de modo que agrade a Deus:

     Por isso, é abençoado, fazendo de seu lar uma lugar abençoado onde os filhos poderão crescer de modo harmonioso e equilibrado, a melhor ‘ fábrica de adultos responsáveis e felizes

 

 

* Pai é muito importante para a saúde emocional da mulher : é preciso que o marido a faça se sentir mulher outra vez, que não a deixe ser sugada pelo papel de mãe
     Na medida em que supre as necessidades dela como mulher,
              # melhor ela se desincumbirá de suas funções maternas.

        Mulher suprida emocionalmente pelo marido é mãe equilibrada.

* Por incrível que pareça, mãe super protetora é mãe que tem falta de marido, ou
– por ter empurrado o marido para fora do relacionamento mãe-filho
         (talvez aí já um sintoma de que as coisas não iam bem…)   ou

– por auto-exclusão do marido, ás vezes ressentido, se sentindo excluído ou intruso naquele
             –   novo relacionamento que invadiu seu casamento

 

Muitos maridos amam do jeito deles, e nem sempre acertam.

A Bíblia também existe para nos dar padrões, GABARITOS de comportamento adequado a cada papel que um ser humano representa na sociedade, e na igreja.

Ensina como   SER O MARIDO DA MULHER QUE É MÃE

 

1- deixe o homem ( o macho) pai e mãe: deixando para trás a fase de ‘filhinho da mamãe’

* Muitas das rixas entre sogra e nora são causadas pelo próprio homem Gn 2.24

   – tendo postura adequada, o homem ajudaria a ambas a se entenderem.

2- Una-se à sua esposa_ de coração !   Seja por ela, não contra ela: também diante dos filhos

3- Demonstre cuidado; Ex: sua mãe está cansada, vamos ajudá-la. Ef 5. 25-33

                                     Sua mãe está dormindo, não faça barulho.

                                    Depois você fala com ela, agora, ela está…( fazendo algo que goste)

   Demonstre carinho : um beijinho, segure na mão dela, coloque sua mão no ombro dela,      

                                     Um olhar cúmplice, uma piscadela marota…

   Os filhos notam e faz muito bem a eles.  

 

4 Busque dar-lhe prazer na cama Não só ela dando-lhe prazer, sempre.                        

 

5- Pague ( é seu dever) a ela a devida benevolência. 1 Co 7

               # é o oposto de ser crítico, só cobrando desempenho, só reclamando de tudo.

 

6- Não fale com ela com irritação, nem com amargura. Cl 3.19

               # Trate-a como a como uma colega de serviço. Afinal, ela é sua secretária

 

7- ACIMA DE TUDO, VIVA A   VIDA COMUM DO   LAR COM ENTENDIMENTO
   – que você precisa ir buscar do Senhor, considerando sua Palavra, no poder do Espírito

 

Deus sabe que o homem é egoísta por natureza, e dá incentivos
                   ( todo homem gosta de incentivos fiscais)  

Diz: ‘quem ama sua mulher a si mesmo e ama’   Ef 5.28  

       ‘para que não sejam interrompidas suas orações’ 1 Pe 3.7

 

é tão importante e vital que maridos tratem bem a mãe de seus filhos, que o próprio Deus se recusa a considerar o que não tem consideração com sua esposa.

 

  • Aqui está o motivo de tantos fracassos : seja nos negócios, seja no ministério.  
  • Que Deus os abençoe nessa importantíssima tarefa da fazer feliz a MÃE de seus filhos
  • No dia das mães é boa ocasião p/ começara demonstrá-lo. 

14.05 livre do quê?

14.05   LIVRES por Jesus …Você gostaria de ser LIBERTO do quê?  Saiba como Jesus nos torna LIVRES do passado, das pessoas e do diabo. Confira…  

LIBERTAÇÃO : é   ação externa que torna a pessoa LIVRE do que a prende, 
                     ou  cerceia sua liberdade.

 Mas…
1-  primeiro, é preciso estar ciente de estar preso, qual a raiz do problema
     o que fica evidente  em alcoólatras e drogados, que negam os grilhôes do vício  
                  ( sabe que trabalho e açúcar tb viciam?) 

2- é preciso querer ser liberto  Êx 22.23 Se de algum modo os afligirdes,
e eles  clamarem a mim, eu certamente ouvirei o seu clamor ‘ 

 

3- Deus quer nos livrar de todo tipo de opressão. Jesus convida :Mt 1;27
VINDE A MIM…todos cansados, sobrecarregados /  oprimidos

                            ( e dá os passos : aceitar o senhorio de Jesus,  ser ensinável,

                                                deixar Deus  moldar seu caráter igual ao de  Jesus

                                                                                         manso :     não ‘briga’ com as situações

                                                                                        humilde:     não ‘briga’ com as pessoas

                                                   de coração :  processo no íntimo

 

* Olhamos para Jesus, olhando para a Palavra ! “vestido de veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual Se chama é a Palavra de Deus” Ap 19.13 corr
*Olhando alguns textos da Bíblia, conhecemos a Jesus, meio de   aprendermos a amar a Deus, e meio de expressar esse amor a deus   # Logo irão perceber…

  • A Bíblia nos revela Deus como sendo extremamente prático:

“ Deus…que ensina o que é útil e mostra o caminho…” Is 48.17 RA

“Toda a Escritura é útil para…” 2Tm 3.16   RA,           1Co 12.7 corr

“a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil”

*O primeiro resultado prático de se olhar para Jesus via Palavra é sermos

       LIVRES do passado, das pessoas, e do pecado. Que maravilha! #  

  • se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis LIVRES” Jo 8.36

“conhecereis a Verdade, e a verdade vos libertará”   Jo 8.32

  • Todos sentem necessidade de serem LIVRES.
  • O que o impede de ser LIVRE ? Livre para fazer o quê ?  

# Certa professora dizia ser livre a pessoa que faz o que deve ser feito,

  por não estar presa a nenhum condicionamento mau ou “ vesgo”.

  • O que tem sido um peso em sua vida, impedido você de deslanchar?

# como aquelas bolas de ferro em pés de presos…

  • O que tem atrapalhado seu serviço na vida, para Deus ?

#   como quando, com pressa,   anda-se em meio à multidão…  

  • O que tem embaraçado seu andar ?

             #   como se tropeça em coisas pelo chão, quando há nenês…

  • O que tem impedido de avançar, crescer como pessoa,filho/a de Deus?

             # como aquelas plantas, em vaso pequeno, ou terreno raso…

  • Jesus veio justamente para nos tornar LIVRES !   Lc 1.68-79

        Copie Lc 1.74: coloque em lugar à vista, decore, faça dele sua oração!  

 

1-Como Jesus quer nos tornar livres do passado ?  1Pe 1.18-19, 2Co 5.17

* Todos temos impressões do passado das quais queremos no livrar.

  • Lembranças que gostaríamos de apagar.
  • Feridas na alma, que doem e prendem como grilhões.

Em lugar sossegado, com a Bíblia, em momento que providenciou para não ser interrompida, VÁ A JESUS ! Conte-Lhe tudo, sem medir palavras, toda a verdade de seu coração. Cuide para não acusar as pessoas,( o diabo é o acusador, Ap 12.10) Fale do que você sente, como doeu, o que fez a você . Agradeça a Jesus que veio para libertar você de tudo isso!

  • Lembre de cada situação específica, e a entregue a Jesus.
  • Sofrer por causa daquilo uma vez, é mais do que suficiente,

Decida que não quer mais aquilo dentro de você, fazendo sofrer cada vez que lembra, fazendo pecar continuamente.   – “Jesus, entrego a Ti, ( isso)  faz como Te apraz.” Injustiça dói, e a gente quer vingança. Às vezes, não fomos tratados como achamos merecido, e também dói, nos sentimos humilhados, desprezados. Enquanto “doer’, não se consegue perdoar,
– e o diabo nos tem como presas sua,   2Co 2.10-11.

  – Creia e peça a Jesus para curar suas feridas, Sl 107. 20

       “Julgue o Senhor, entre mim e ti” Gn 16. 5 e   1Sm 24.12

  • “ mas a minha mão não será contra ti” 1Sm 24.12
  • ‘Minha é a vingança, Eu retribuirei, diz o Senhor’ Hb 10.30 RA
  • –  Confie que o Senhor fará melhor!  E livre-se disso…
    –  Curadas as lembranças, verá tudo como um filme velho: -“ Já passou!”
  • 2- LIVRE   das PESSOAS   ( sempre é pela Palavra!)
  • Copie   Is 51.12-16, Jo 19.11,   Hb 13.5-6, Pv 21.1, Ef 1.20-22
  • Não se deixe impressionar pelas pessoas, mas viva cada momento—

–   sabendo que dará contas dele ao Senhor,  Rm 14.12 Hb 4.12-13

     –   procurando não entristecer o Espírito Santo, Ef 4.30-32

     –   confessando imediatamente cada pecadinho  1 Jo 1.7-9

*Cuidando para que nada interrompa sua comunhão com Deus, Ele cuidará de você perante as pessoas, e perante principados e potestades. Copie: * 1Sm 25.38, Zc 3,15, Sl 93.1, Mt 28.18, Ef 1.20-22, Hb 7.25, 1Pe 5.7b, Cl 2.15, Hb 2.14-15, Lc 22.31-32, 1Co 10.13, Is 59,19 corr ( é pela Palavra!) Sl 91.14 corr   “porque tão encarecidamente Me amou, também Eu o livrarei”

* Promessas revelam cuidado e proteção de Deus: Sl 105.12-15, Is 27.3

“Eu velo sobre a Minha Palavra para a cumprir” Jr 1.12 = cheque endossado!

 

  • 3- LIVRE do poder do PECADO   Decore   Rm 6.14,   8.2 (é verdade!)

     O pecado é como a força da gravidade, impossível livrar-se dela.

Então, como o avião voa ? Por observar princípios da aerodinâmica. No instante que coisinha de nada não está como deve ser, o avião cai. A força da gravidade não desapareceu: foi anulada pela lei da aerodinâmica. Que belo exemplo! Caído, o avião não deixou de ser avião. Precisa restaurar os princípios…
*Jesus, como homem, venceu a carne, e sabe como lidar com ela.
 – Impossível alguém tirar braço de ferro consigo mesmo. 
   -Impossível o EU vencer a carne:é preciso clamar a Jesus. Ele sabe como fazê-lo
– “ (já, mesmo ?) estou crucificado com Cristo, e vivo não mais EU” Gl 2.20

            *Até Jesus estremeceu ante a cruz, mas é o caminho da vida ressurreta, Jo 12.27 Agora a ‘minha alma está perturbada; e que direi eu? Pai, salva-me desta hora? Mas para isto vim…’  

 

* Importante saber que , mesmo crucificada, a pessoa ainda fala, grita!
   – Como Jesus e os ladrões, na cruz Lc 23.34, 39-40, 43 
      # Ao cristão compete não dar ouvidos aos clamores da carne.

  • Quando o pecado explodir de dentro de você, como um vulcão…
  • *Quando o diabo atiçar sua carne, usando pessoas ou circunstâncias

               –  para deixá-lo “queimada’… ou 
         *o apelo do mundo ecoar FORTE   em seu ser…
– OLHE PARA JESUS, CLAME POR JESUS !   Decore Sl 119. 11 #   Fim