Arquivo da categoria: Ocasiões

brincadeirinha…

Oc 1º. de abril: DIA da MENTIRA

-‘É BRINCADEIRA…’ – mas é verdade? muitas verdade são ditas em tom de ‘brincadeira’

Primeiro de abril! ( reflexões sobre a MENTIRA )

O que é mentira?…  Tudo o que não for verdade ! Simples ? Nem tanto…

1- Brincadeira…pode ser uma forma de mentira

2- Enfeitar a realidade, exagerando…pode ser uma forma de mentira

3- Deixar ´no ar´, de modo que a pessoa pense o que quiser…pode ser uma forma de mentira

4- Desculpas educadas. ..podem ser formas de mentira

5- Racionalizações podem ser formas de mentiras com as quais nos enganamos a nós mesmos # E passamos uma imagem aceitável aos outros.

6- Dar a impressão de ser…o que NÂO se éde fato, é forma de viver uma mentira  # pode-se dar a impressão de ser MAIS ou  MENOS( se fazendo  de ‘coitadinhos’…)

7- MENTIRAS DESLAVADAS e OSTENSIVAS:  Ex: Mandar dizer que não está, por não querer falar com a pessoa  !

Assim, levanto alguns modos de proceder que podem ser considerados MENTIRA…por isso a Bíblia diz ‘os que cometem (praticam) a mentira` ficarão fora da presença de Deus, Ap 22.15

Vamos buscar ao Senhor de modo que Ele nos sonde e nos advirta quanto a toda e qualquer forma de mentira que possa estar havendo em nossa maneira de ser ou de agir.

* O melhor antídoto contra a mentira é o andar na luz, 1João 1.7, Sl 51.6, João 3.19-21
( marque na Bíblia, copie as referências, viva por elas)

Falando para Deus, momento a momento, a verdade sobre o que há em nossos corações ´e o sangue de Jesus nos purifica de todo o pecado´ _ Mas, no texto, entre essas duas frases, está escrito: ´mantemos comunhão uns com os outros´

Por que? Porque a mentira quebra a comunhão, faz-nos usar máscaras, representar papéis que dão muito trabalho para serem mantidos_ e geram mais mentiras
Outro aspecto a considerar é a VERDADE, que precisa ser dita com amor. Sempre que a gente pensa em ´dizer umas verdades´ para alguém, com certeza a atitude no nosso coração não é   de amor.

Neste começo de abril, vamos refletir sobre MENTIRA   e   VERDADE  e levar o resultado prático dessa reflexão, aos que nos rodeiam, em nossa área de influência ,
a) sendo LUZ = esclarecer, fazer perguntas que farão pensar, e
b) sendo SAL= deter a corrupção pela recusa em participar de qualquer forma de mentira.
*Que Deus nos faça sábios, conhecendo o tempo e o modo para assim proceder   Eclesiastes 8.5

Obs:  saiba  COMO COMEÇOU :
Inicialmente, o ano iniciava em primeiro de abril mas…

Em 1564, Carlos IX, rei de França, por uma ordonnance de Roussillon, Dauphine, determinou que o ano PASSASSE A COMEÇAR no dia primeiro de janeiro, no que foi seguido por outros países da Europa.   É claro que, no início( IMAGINEM) deu uma baita confusão !
 Primeiro, por não ser um império mundial, – como o de ROMA, por exemplo; – CADA UM DOS DIVERSOS MONARCAS REINANTES NA ÉPOCA DEVERIA ACEITAR A IDÉIA( ou não…)  E A PROCLAMAR EM SEU PAÍS. Até se tornar um costume mundial deu ‘pano p’ra manga’

Se quiser ver o artigo na íntegra, acessar: www.soutomaior.eti.br/mario/paginas/cur_1abr.htm #

01.04 dia da mentira

Oc 1º. de abril:    DIA da MENTIRA

 

O que Deus diz sobre ‘BRINCADEIRA’ :
como o louco que atira tições, flechas, e morte, assim é o homem que engana o seu próximo, e diz:Fiz isso por brincadeira. ‘ Provérbios:26.18,19

 

-‘É BRINCADEIRA…’
– mas é verdade?  muitas verdades são ditas em tom de ‘brincadeira’  

 

Primeiro de abril!     ( reflexões sobre a  MENTIRA )

 

O que é mentira?… Tudo o que não for verdade ! Simples, não? Nem tanto…

 

1- Brincadeira…pode ser uma forma de mentira

2- Enfeitar a realidade, exagerando…pode ser uma forma de mentira

3- Deixar ´no ar´, de modo que a pessoa pense o que quiser…pode ser uma forma de mentira

4- Desculpas educadas. ..podem ser formas de mentira

5- Racionalizações podem ser formas de mentiras com as quais nos enganamos a nós mesmos,

#   E passamos uma imagem aceitável aos outros.

6- Dar a impressão de ser…o que NÂO se éde fato, é  forma de viver uma mentira

# pode-se dar a impressão de ser MAIS ou MENOS( se fazer de ‘coitadinhos’…)

7- MENTIRAS DESLAVADAS E OSTENSIVAS:

Ex:  Mandar dizer que não está, por não querer falar com a pessoa!

 

Assim, levanto alguns modos de proceder que podem ser considerados MENTIRA…por isso a Bíblia diz ‘os que cometem (praticam) a mentira` ficarão fora da presença de Deus,  Ap 22.15

Vamos buscar ao Senhor de modo que Ele nos sonde e nos advirta quanto a toda e qualquer forma de mentira que possa estar havendo em nossa maneira de ser ou de agir.

 

* O  melhor antídoto contra a mentira é o andar na luz,   1João 1.7, Sl 51.6, João 3.19-21
                        ( marque na Bíblia, copie as referências, viva por elas)  

Falando para Deus, momento a momento, a verdade sobre o que há em nossos corações

´e o sangue de Jesus nos purifica de todo o pecado´

 

Mas, no texto, entre essas duas frases, está escrito: ´mantemos comunhão uns com os outros´

Por que? Porque a mentira quebra a comunhão, faz-nos usar máscaras, representar papéis que dão muito trabalho para serem mantidos_ e geram mais mentiras

Outro aspecto a considerar é a VERDADE, que precisa ser dita com amor.

Sempre que a gente pensa em ´dizer umas verdades´ para alguém, com certeza a atitude no nosso coração não é   de amor.

 

Neste começo de abril, vamos refletir sobre MENTIRA e VERDADE
e levar o resultado prático dessa reflexão, aos que nos rodeiam, em nossa área de influência ,
a) sendo LUZ = esclarecer, fazer perguntas que farão pensar, e
b) sendo SAL=  deter a corrupção pela recusa em participar de qualquer forma de mentira.
*Que Deus nos faça sábios, conhecendo o tempo e o modo para assim proceder
 Eclesiastes 8.5  J

oc 03 Algumas considerações

31.03  sobre a  Revolução de 64  : aos jovens é História.
Mas  há OS QUE passaram por ela .
> Como isso pode desembocar na Bíblia? Confira…

 

REVOLUÇÃO de 1.964   em  31 de março

 

Em 15 de novembro de 1.963 foi decretado um Dia Nacional de Jejum e Oração pela Pátria. Nem sei quem o fez. Só sei que a situação estava tão perigosa e instável, que todas as denominações, pentecostais e tradicionais, se juntaram cada uma do seu jeito, cada uma na sua igreja, mas TODAS UNÂNIMES EM CLAMAR A DEUS POR LIVRAMENTO AO BRASIL

Não entro no mérito da política, se o período militar foi isso ou aquilo, o que eu sei é que em março de 1.964, com o golpe militar, o Brasil escapou de se coligar a forças comunistas e foi preservado o direito à Democracia,
> que  fez tanto sofrer  aos europeus, e cubanos e chineses até hoje não a tem.

 

# Interessante essa de ideologias políticas…se eu quero, se é do meu partido, PODE. Se é do outro partido, NÃO PODE ! Agora, depois de tanto tempo, diluídas as ideologias, arrefecidos os ânimos, cada um dá a sua versão, um pouco fantasiosa, um pouco romanceada. Depois de 30 anos documentos e entrevistas, considerados secretos, podem vir a público. Certa noite, um tempo esquisito, ar pesado, viajávamos de carro e apesar de alguns chiados, ouvimos pelo rádio, estarrecidos, entrevista com

…não lembro o nome, pois nunca imaginei estar escrevendo sobre isso. Era alguém bem graduado, bem próximo ao Presidente Goulart, que assumira após a renúncia de Jânio. Ele contava, com pormenores bem detalhados, manobras políticas, jogos de interesses, intrigas, traições…INCRÍVEL QUE ACONTECERA MESMO ! parecia filme… E que o golpe militar nos livrara de cair MESMO nas mãos dos comunistas, hoje um tanto diluídos em suas cores vermelhas, foice sem fio, martelo que não esmigalha mais.Mas não era assim naquela época, que o digam os que viveram os horrores daqueles regimes totalitários, na Europa. Os brasileiros ‘perseguidos’ querem dar uma de coitadinhos, dizendo que os militares isso e aquilo… Também não contam o que eles faziam contra o regime estabelecido ! Clamavam pelo direito à democracia para usá-lo contra a democracia. E acharam ruim quando o governo pesou a mão sobre eles: nem a décima parte das atrocidades que foram feitas nos países sob o regime defendidos por eles.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

# Como disse, não entro no mérito político: todo regime totalitário, militar, corre o risco de se tornar despótico.* Comunismo já era, até o nosso PC reformulou sua ideologia e, no governo atual, estamos vendo o que são capazes de fazer.  Muitos ‘VIRARAM CASACA’

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ ~~~~~~~~~

# GRAÇAS A DEUS, a tantas orações e vidas martirizadas, CAIU O MURO DE BERLIM. Havia boletins de oração espalhados por todo o mundo, aos cristãos de fato, que se uniam em oração pela Igreja perseguida. Eram tempos de definição. Passou a crise mundial, mas ainda há lugares onde a Igreja é  perseguida

E hoje, como é?
* Católicos têm uma linha de carismáticos. Crentes saem por aí em passeatas e havia concertos de Rock (pode?) com bandas de metais pesados (que, penso, já arrefecidas) Um espiritismo- crente é apresentado na TV. Para onde caminhamos? Os mais jovens, com menos de 30 anos, têm vaga idéia sobre o significado da Páscoa ( pergunte aos seus colegas de serviço ou faculdade…)

Na política, há um movimento chamado neo-liberal (o que é isso?)

Hoje, as coligações do governo nos fazem pensar… é bom pôr ‘as barbas de molho’: o cenário mundial já se prepara para o advento do anticristo.
Até a Mídia não fala de outra coisa!

 

* E nós, verdadeiros cristãos,
o que fazemos em meio a esta ‘salada mista’ ?

 

1- Precisa tomar seu lugar no corpo de Cristo: como célula e na Igreja …
# ver “Efésios’ no link _ LIVROS, NT

2- Urge viver o verdadeiro cristianismo, não mera religiosidade evangélica,
i)  começa com : ‘já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim’

  1. ii)  ‘tome sua cruz, cada dia, e siga-Me’ ‘ renuncie a tudo quanto tem’
    Gl 2.20,    Lc 9.23,  14.33

iii) ‘anda na luz’ …fala a verdade do coração a Deus, momento a momento
e o sangue de Jesus nos purifica de todo o pecado’
Confessa todo pecado cometido, 1 João 1.7 e 9

Resultado: cresce no poder do Espírito Santo:SE vive, ANDA …Gl 5.24-25
i) sem entristecer…Ef 4.30-32
ii)   sendo continuamente cheio Ef 5.18-21
iii)  cuida para não extinguir o Espírito   1Ts 5.19

( com desculpas que encobrem rebeldia)

3- Para então, fazer diferença em sua área de influência:

  1. i) palavra temperada: sal que detém a corrupção, luz que esclarece !
    Cl 4.6, Mt 5.13-16, Mc 9.50, Lc 14.34
    ii) luzeiros no mundo: fazendo tudo sem murmurações nem contendas
    Fp 2.14-16

iii) ORANDO…perseverando unânimes, em concordância (mesmo coração)
At 2.42

4- Aí, sim,
  INTERCEDENDO PELAS AUTORIDADES ( reclamar não resolve!)

Jr 29.7,   Rm 13.1,   1Tm 2. 1-2,   Tito 3.1,   2Pe 2.10 

oc 03 o golpe de 64

30.03  entendo o que foi o Golpe de 1964
ENTÃO: sabendo como chegamos até aqui, entendemos o que acontece AGORA! …   confira !

Golpe Militar de 1964
No dia 31 de março de 1964, o governador de Minas Gerais, com o apoio das trapas do Exército deste Estado, declarou-se uma revolta contra o governo do presidente João Goulart: as tropas de Minas Gerais resolveram marchar para o Rio de Janeiro, o que obrigou o presidente a deixar Brasília para ir àquela cidade; no Rio de Janeiro, João Goulart pensava resistir, mas, quando soube que o II Exército de São Paulo, também em revolta, marchava para o Rio, resolveu abandonar o País, retirando-se para o Uruguai; em Brasília, de acordo com a revolução, ocupou o cargo de presidente da República o deputado Ranieri Mazzilli.
No dia 1.º de abril de 1964, os militares derrubaram o presidente João Goulart e instalaram uma ditadura. Destituído o presidente constitucional, os chefes militares assumiram o comando do país. Passando por cima da Constituição, atribuíram-se poderes excepcionais, por meio dos chamados Atos Institucionais – cassar mandatos e direitos políticos, prender pessoas sem autorização judicial etc.
Suspenderam-se as eleições diretas para presidente da República, governadores dos Estados, prefeitos das capitais e de municípios considerados áreas de segurança nacional; estabeleceram a censura sobre a imprensa e um forte controle sobre a sociedade, mandando para a cadeia quem se manifestasse contra o regime; em resumo, todos os poderes passaram para as mãos do presidente da República, que seria um militar escolhido pelos chefes militares, cabendo ao Congresso apenas aprovar o nome por eles indicado.            extr  www.aditadura.hpg.ig.com.br/golpe.htm

Comentário de quem viveu nessa época : temia-se a implantação do regime comunista

Um  golpe  já estava preparado, aguardando o momento certo para sua execução
Foi conclamado um dia de  jejum e oração :15 de novembro de 1963, quando cristãos de todo o país clamaram ao Senhor com base em  2Cr 7.14 e se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se [humilhar], e orar, e buscar a minha face, e se desviar dos seus maus caminhos, então eu ouvirei do céu, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.  O clamor foi para que Deus livrasse o Brasil do comunismo

 

Em  31 de março de 1964 um golpe militar da direita  boicoitou  o golpe da esquerda
Será que o jeito de Deus manter o Brasil livre do comunismo, não foi um bom jeito ?

Idealistas revoltosos  investiram contra o Governo Militar que  usou com eles as mesmas táticas dos comunistas, só que  não tão extremasE eles acharam muito ruim

– Uns,  saíram do Brasil, mas não foram viver em países comunistas! ( não são loucos!  )
Para o povão não houve problemas, até houve certa  folga nas finanças e sossego nas ruas.

A História mostrou ser o COMUNISMO um regime ‘ furado’ .
HOJE,  ex- comunistas ‘viraram casaca’ E, HOJE, SE DIZEM guardiões da democracia: como  podem?   é muita falta de consideração e respeito para com quem viveu e viu o que eles fizeram…  Mas,  estão LIVRES, vivendo  neste maravilhoso BRASIL, usufruindo  da democracia – e fazendo com o povo o que bem entendem  :   QUE FAZER  ?

Não que todas as medidas do Governo Militar foram  absolutamente justas e compassivas :

Foi preciso pagar um preço para se manter a liberdade de ATÉ poder reclamar do Governo.

Mas, será que as medidas do atual governo democrático expressam a vontade do povo? Estão sendo absolutamente justas,compassivas e  favorecem a todos os cidadãos igualmente?
Governos humanos exercidos por meros pecadores nunca serão absolutamente justos

Como cristãos, compete-nos orar pelas autoridades   1Tm 2.1-6
pedir que Deus incline o coração do rei conforme Sua vontade’ Pv 21.1
que nos livre   do abuso do poder , da opressão, do roubo

E que aproveitemos da liberdade, enquanto há, para testemunhar de Jesus :   Jo 9.4
Importa que façamos as obras dAquele que me enviou,  enquanto é dia ; vem a noite, quando ninguém pode trabalhar’      J

 

oc 03 quem não viveu…

29.03  carta a  quem NÃO viveu durante o regime militar
É mesmo ridículo ter saudades do governo militar?

Como alguém em sã consciência, pode ter saudades de um Governo que tinha apenas doze ministérios? Prova inequívoca de que o país não era bem administrado. Como confiar em presidentes que morreram pobres? O homem que ocupa o cargo máximo de uma nação, sem fazer fortuna, prova que não sabe aproveitar oportunidades, nem gerir o patrimônio próprio. Um incapaz.

Como ser saudoso de uma época de “Ditadura”, onde todos os cidadãos tinham direito ao livre acesso às armas de fogo? E pior, a repressão era tão violenta que mesmo armados os cidadãos não se matavam. Isso demonstra o medo da população contra aquele governo bárbaro. Como respeitar um regime que criou o INSS, o PIS, o PASEP, regulamentou o décimo-terceiro salário, instituiu a correção monetária, criou o Banco Nacional da Habitação, o Funrural, construiu mais de quatro milhões de moradias populares e abriu treze milhões de vagas de emprego? Melhor nem falar de infraestrutura.

Em vinte e um anos, conseguiram, apenas, asfaltar quarenta e três mil quilômetros de estradas, construir quatro portos, reformar outros vinte, instalar as maiores hidrelétricas do mundo, duplicar a produção da Petrobrás, criar a Embratel e a Telebrás, incrementar dois pólos petroquímicos, entre outras coisinhas sem importância.

A educação era ridícula. Pegaram o país com cem mil estudantes secundaristas e transformaram em 1,3 milhões. Criaram o MOBRAL, o CESEC, a CNPQ, e o programa de merenda escolar. Nesses “vergonhosos” anos de chumbo, onde o PIB cresceu míseros 14%, as exportações saltaram de uns 1.5 para 37 bilhões de toneladas, atingimos a sétima economia mundial e nos tornamos o segundo maior produtor de navios do planeta. Uma “catástrofe”!

Realmente, durante esta “página negra” da história nacional, pelo visto, apenas os presídios funcionavam. Esses, sim, um exemplo. Neles entraram terroristas, assassinos, assaltantes, guerrilheiros, sequestradores e saíram, deputados, ministros, governadores e, até, dois presidentes. Isso é que é recuperação…