Arquivo da categoria: Ocasiões
ANO BISSEXTO
29.02 A CADA QUATRO ANOS FEVEREIRO TEM 29 DIAS. por que?
é bom saber o PORQUÊ das coisas que determinam a vida cotidiana
Saiba , então…
por que a cada 4 anos fevereiro tem 29 dias?
Você já deve ter notado que, de quatro em quatro anos, o mês de fevereiro ganha um dia a mais -passa de 28 para 29 dias-, e é claro que há uma boa razão para isso. O sistema que usamos para contar o tempo é o calendário gregoriano, que surgiu com base em outros calendários inspirados no movimento de rotação da Terra.
Uma volta do planeta em torno do seu eixo equivale a um dia,
Para girar em torno de si mesmo, nosso planeta demora 24 horas
e uma volta da Terra em torno do Sol equivale a um ano: Já para dar uma volta completa em torno do Sol, a Terra demora cerca de 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos. Por isso nosso ano tem 365 dias, divididos em 12 meses.
Mas a adoção deste sistema de contagem de tempo trouxe um problema :
– o que fazer com as aproximadamente 6 horas que sobravam?
Há mais de 2.200 anos, os egípcios de Alexandria tiveram a idéia de, a cada quatro anos, adicionar um dia a mais ao calendário, para compensar as seis horas restantes
(um arredondamento das 5h48m46s).
Faça as contas:
6 horas do 1º ano + 6 horas do 2º + 6 horas do 3º + 6 horas do 4º ano = 24 horas
Dá um dia certinho que,
a cada quatro anos aparece na folhinha como o dia 29 do mês de fevereiro.
Por que o nome bissexto?
O imperador romano Júlio César trouxe a idéia do ano bissexto para o ocidente.
Ele até importou um astrônomo para elaborar o novo calendário: o grego Sosígenes.
Sosígenes só não sabia em que parte do ano colocar o dia que estava sobrando.
Júlio César ordenou que ele fosse ‘o dia sexto antes das calendas de março’.
Em latim, isso seria dito assim: ‘bis sextum ante diem calendas martii’.
(era para por duas vezes o dia 25, o sexto dia antes do primeiro dia de março)
Há outras formas de contar o tempo
Existem outras maneiras de contar o tempo. Os chineses, por exemplo, baseiam seu calendário nos movimentos da Lua e dividem o tempo em ciclos de 60 anos. Mas foi o calendário gregoriano o escolhido para ser universal, reconhecido por todos os países.
Calendário Calendário juliano, calendário gregoriano e ano bissexto
Antonio Carlos Olivieri* Da Página 3 Pedagogia & Comunicação
……………………………………………………………………………………………………………..
Você já se perguntou o que é o tempo?
Albert Einstein afirmou que o tempo, como é conhecido, não passa de uma ‘invenção‘.
Segundo o célebre cientista, ‘espaço e tempo são modos pelos quais o homem pensa o mundo, e não condições sob as quais ele vive’. Nesse sentido, formas e fórmulas para contar o tempo são também invenções humanas variáveis geográfica e historicamente.
Civilizações tão distantes no tempo e no espaço como a egípcia e a asteca, por exemplo, tinham naturalmente calendários diferentes, embora baseados no movimento do Sol, da Lua, nas estações do ano, na alternância entre os dias e as noites. Entre os muitos modos que as várias civilizações empregaram para contar o tempo, destaca-se o que hoje é oficial na maioria dos países do mundo.
Nosso calendário é essencialmente uma invenção dos antigos romanos.
O historiador latino Tito Lívio (c. 59 a.C.-17 d.C.) atribui ao segundo rei de Roma, Numa Pompílio (715-672 a.C), sucessor de Rômulo, o que foi amamentado por uma loba, a criação de um calendário com a duração de 12 meses,
– que podiam variar entre 31 e 29 dias.
Mercedonius: um mês extra
Na ‘folhinha’ de Numa, o ano consistia de 355 dias, dez a menos que o ano solar (cuja duração coincide com a translação da Terra em torno do Sol). Para compensar a diferença, a cada dois anos se adicionava um mês extraordinário,
o Mercedonius, de 22 ou 23 dias.
O primeiro mês do ano era Martius (março), dedicado a Marte, o deus da guerra.
Seguia-se Aprilis (abril) dedicado a Vênus, cujo nome deriva do verbo latino aprire, abrir,
e o que se abria, no caso, era a natureza,o início da primavera no hemisfério norte.
Depois, vinham Maius (maio) e Junius (junho),
– oferecidos respectivamente às deusas Maia e Juno.
O quinto e o sexto mês, subseqüentes, recebiam o nome de Quintilis e Sextilis, mas estes nomes foram mudados para Julius (julho) e Augustus (agosto).
em homenagem aos imperadores Júlio César (100-44 a.C.) e Augusto (63 a.C.-14 d.C.).
Os meses seguintes( do 7º ao 10º ) voltavam a ser contados de modo numérico, September (setembro) October (outubro) November (novembro) December (dezembro) Só então vinham Januarius (janeiro), dedicado ao deus Janus, e
– Februarius (fevereiro), que se origina de Februa, uma festividade romana.
Erros de cálculo : Os sacerdotes eram os responsáveis pela administração do calendário na Roma republicana (509-31 a.C.), mas o faziam sem muito zelo, de modo que os erros – intencionais ou involuntários – não tardaram a gerar uma defasagem em relação ao ano solar, que girou em média cerca de três meses, relativamente à passagem das estações. Os meses de inverno passaram a avançar sobre a primavera e assim por diante,
– até que Júlio César resolveu pôr ordem nas coisas, em 46 a.C.
Ao invadir o Egito, César chamou o astrônomo Sosígenes de Alexandria – personagem histórico sobre o qual há pouquíssimas referências -, e encomendou-lhe a criação de um calendário mais funcional. Queria organizar o tempo para que a história de suas conquistas fosse devidamente registrada e também para estabelecer um calendário civil coincidente com o solar.
ASSIM: o ano foi dividido em 365 dias e as seis horas da translação que não entravam nas contas foram reunidas em um dia a ser acrescentado ao mês de fevereiro de quatro em quatro anos (6h X 4 = 24h).
Esses anos passaram a ser chamados de bissextos (bisextiles), pois considerava-se que o dia 24 ou 25 de fevereiro acontecia duas vezes (isto é, tinha um bis) e tratava-se do sexto dia antes da calenda de março. ‘Calenda’ era o nome do primeiro dia de cada mês latino e dela se origina o termo calendário.
O calendário juliano e o ano da confusão
O calendário dito juliano entrou em vigor em 46 a.C. mesmo. Porém, para se acertarem as contas desde a lendária fundação de Roma, em 753 a.C., aquele ano precisou ser totalmente atípico, contando com 432 dias. Com isso, o novo mês de janeiro teria se sobreposto ao mês de março na contagem anterior, mudando a ordem dos meses para a atual.
Confuso? Pois saiba que o ano de 46 a.C. entrou para a história como ‘o ano da confusão’. Para piorar, algumas das regras estabelecidas por Sosígenes foram mal interpretadas e o imperador Augusto foi forçado a proceder correções em 8 a.C. – aproveitando para dedicar um mês em sua homenagem. Embora se intercalassem os meses de 30 e 31 dias, agosto ficou igual a julho, para não haver diferenças entre os imperadores homenageados.
De qualquer modo, somente cerca de 1,6 mil anos depois uma nova reforma do calendário foi necessária para, mais uma vez, fazer coincidir o ano civil com o ano solar. O ajuste foi formulado por uma comissão de estudiosos, a mando do papa Gregório 13 (1502-1585), daí o nome de calendário gregoriano.
As novidades desse calendário são:
1) que os anos divisíveis por 100 NÃO o são bissextos; um século dura 36.542 dias, de modo que a duração média dos anos quase corresponde à translação da Terra;
2) os anos divisíveis por 400, como 1600 e 2000, são bissextos, de modo que os anos se estendem geralmente por 365 dias, 5h, 49 minutos e 12 segundos, um tempo quase idêntico ao do ano solar (365 dias, 5h, 48m, 46s).
Calendário gregoriano
O calendário gregoriano só precisa de UMA alteração para se ajustar ao ano solar a cada 3 mil anos. Foi adotado a 15 de outubro de 1582 em todos os países católicos.
Os protestantes demoraram um pouco mais a aderir, uma vez que não aceitavam a interferência do papa.
J Nota curiosa : Por que 1º de abril é o dia da mentira?
A brincadeira surgiu na França, no reinado de Carlos IX (1560-1574). Desde o começo do século XVI, o ano- novo era comemorado em 25 de março, com a chegada da primavera. As festas, que incluíam troca de presentes e animados bailes noite adentro, duravam uma semana, terminando em 1º de abril. Quando o papa Gregório XIII (1502-1585) instituiu um novo calendário para todo o mundo cristão – o chamado calendário gregoriano, o ano-novo caía em 1º de janeiro.
O rei francês só aderiu ao decreto papal dois anos depois, e, mesmo assim, os franceses que resistiram à mudança, ou a ignoraram ou a esqueceram, mantiveram a comemoração na antiga data, até : 1º de abril. Alguns gozadores começaram enviar presentes estranhos e convites de festas inexistentes para ridicularizar o apego dos conservadores, adeptos do calendário anterior – apelidados de ‘bobos de abril’ -. Com o tempo, a galhofa firmou-se em todo o país, de onde, cerca de 200 anos depois, migrou para a Inglaterra e daí para o mundo.
……………………………………………………………………………………………………………….
O atual calendário gregoriano demorou a ser adotado por alguns países
A Inglaterra, por exemplo, só passou a segui-lo a partir de 1752.
Da mesma maneira, nos países onde vigora o cristianismo ortodoxo, como a Rússia,
o calendário juliano continuou a valer até as primeiras décadas do século 20
É interessante lembrar que a Revolução Francesa criou um novo calendário que vigorou na França entre 1792 e 1805, quando o gregoriano voltou a ser adotado.
Também não se deve esquecer que os calendários religiosos judaico e islâmico diferem essencialmente do gregoriano por não tomarem o nascimento de Cristo como referência para a contagem do tempo.
Hoje em dia, porém, o calendário gregoriano é convencionalmente adotado para demarcar o ano civil no mundo inteiro.
Essa unificação decorre da praticidade, bem como do fato de a Europa ter, historicamente, exportado seus padrões para o resto do globo.
QUARESMA
28.02 DEPOIS DE SE ESBALDAR NO CARNAVAL, 40 dias de reflexão e ‘contrição’ em preparo à Semana Santa. * Esta prática data desde o século IV ( após 313 AD, ato de Constantino)
Quaresma : começa na quarta-feira de cinzas e termina na quarta-feira da Semana Santa,
40 dias reservados à reflexão voltar-se para Deus visando o crescimento espiritual, em
preparação à Semana Santa dias que antecederam à crucificaão de Jesus que começa no domingos de Ramos: entrada triunfal de Jessu em Jerusalém.
*Essencialmente, é tempo de retiro espiritual voltado à reflexão,recolhimento em
oração, e penitência, depois dos desenfreamentos do Carnaval ! *** 1)
# A cor litúrgica ( católica) deste tempo é o roxo, que significa luto e penitência.
Cerca de 200 anos DEPOIS do nascimento de Jesus, os cristãos começaram a preparar a festa da Páscoa com três dias de oração, meditação e jejum.
* Cerca de 350 dC., a igreja católica aumentou o tempo de preparação para 40 dias
# Assim surgiu a Quaresma.
Alguns católicos dedicam-se a três grandes linhas de ação: oração, penitência e caridade
. Alguns, aInda costumam jejuar na Quaresma: abster de alimentos ou algo que goste. d
Mas,
1- Deus vê o coração, a motivação :
com Deus não se barganha jejuns, orações,
– caridade em troca de…/ para fazer jus a …
Santificação é separar-se do pecado,
> para SE dedicar a Deus , momento a momento
Consagração é dedicar algo a Deus;ex::
1.1 isolar-se para ler a Bíblia ( 3 capítulos, uma hora por dia?)
1.2 dedicar tempo ( de um certo programa de TV) em oração,
1.3 Abster-se de … para estar na presença de Deus
por alguma causa justa aos olhos de Deus,
Ne 1.1, 2.1 Et 4.8, 16
Saiba+ : http://www.auxiliadora.org.br/quaresma.htm
Obs: sobre o jejum, importante ler Isaías 58
2_ AOS CRISTÃOS, como você tem lidado com o pecado?
1 _ Entre os cristãos há os que vivem no peca/ confessa, peca/ confessa… e assim vai !
ISSO, de certa forma, é zombar da graça de Deus que diz: O que encobre as suas transgressões nunca prosperará;mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia ‘ Pv 28.13.
2- Como cristãos, urge refletirmos sobre o significado
d ‘o que vivemos’, ao invés de irmos seguindo o rumo do mundo, do calendário estipulado, aproveitando os feriados …sem ter a mínima noção de seu sentido real, e mais profundo.
3- Todos esses feriados e dias especiais envolvem FILOSOFIA em que valores são exaltados e são dignos de reflexão, para tomada de posição PESSOAL .
Por ter Deus nos concedido a salvação pela graça, pela fé, há uma atitude anti-sacrifício que permeia o cristianismo atual.
Consagração não é sacrifício para auto-exaltação, nem conseguir algo de Deus. Consagração é dedicar-se a Deus com o objetivo de conhecer melhor a Deus, separar-se para aprender de Deus, dispor-
se a ser moldado pelo Espírito Santo, o que parece estar fora de moda hoje, em dia.
3 Consagração pode ser comparado a uma fase de dedicação exclusiva como quando alguém estuda para entrar na faculdade em medicina, por exemplo. Ou entrar para as forças armadas…
Com certa tristeza, percebo o cristianismo atual parecer como movimento de massas, com interesses pessoais, em vez de
cristianismo como tomada de posição pessoal, consciente e responsável que afeta sua área de influência,
– FAZENDO DIFERENÇA, ESCLARECENDO_ trazendo luz,
– esclarecendo sobre verdades : seja de saúde, seja informando do que se trata, seja no âmbito espiritual
Ser luz do mundo é fazer o mundo cair em si quanto ao significado de suas práticas cotidianas e no sentido mais amplo e eterno de sua existência _
Ser sal da Terra é deter a corrupção que alastra no mundo,
que ‘ jaz no maligno’ 1 Jo 5.19
*Ser cristão é muito mais do que aceitar o sacrifício de Jesus na cruz, como garantia de um lugarzinho no céu, e ir à igreja aos domingos ( para desencargo da consciência) .
– Que possamos nós, cada um, repensar o sentido do que vivemos,e contarmos aos demais.
> ver artigo sobre SANTIFICAÇÃO !
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~quaresma
Santificação
27.02 SANTIFICAÇÃO: como vc a considera ? o que diz a
Bíblia ? Algumas reflexões sobre o tema _ Confira !
SANTIFICAÇÃO É preciso entender que toda e qualquer área de nossa vida está dentro de um contexto que é:
- Qual a vontade de Deus para minha vida, como um todo ?
- Você é do tipo que quer que Deus aprove seus planos ?
- – Há prontidão para ouvir o que Deus tem a dizer ? 1 Sm 3:10 15.22-23
- – Há disposição e determinação para obedecer?
Você quer saber? A vontade de Deus para a sua vida é a santificação, 1 Ts 4:3-5 ( especialmente na área sexual, de que trata o texto)! ! ! – pode ser sua reação, seguida de um muxoxo.
-
- Por que a maioria das pessoas reage negativamente quanto à santificação?
- Será que a vontade de Deus para a minha vida não é boa? Rm 12:3.
- Na realidade, a maioria das pessoas não sabe em que consiste a santificação.
*Pensam: Santificação é chatice…[ ACHAM ] Esse é o conceito do mundo,
– insuflado por satanás que sugere: – “Você vai se chatear tanto!!!” dando a idéia de que
- Deus não quer que você se divirta (?) . Isso não é verdade. Sl 4:7 Gn 5:22.
– Deus nos dá abundantemente todas as coisa para delas gozarmos. 1Tm 6:17
– Será Ele incoerente?
1-SANTIFICAÇÃO …é processo que se inicia com o novo nascimento e dura toda nossa vida na Terra. – Cada um pode ‘ boicotar’ esse processo em uma ou várias áreas de sua vida.
– Mas ali só haverá frustrações, derrotas e, no mínimo, trabalho vão ! Sl 127.1-2
2-SANTIFICAÇÃO...em linhas gerais, está explicada em Rm 12.1-2
à ‘NÂO vos conformeis ( tomar a forma, como massa de bolo na forma) com este mundo
– mas ( SIM ) transformai-vos pela renovação de vossa mente
– para que experimenteis a boa, perfeita e agradável vontade de Deus.
J sua vida não esta sendo boa, perfeita e nem agradável ?
Tem feito, buscado, a vontade de Deus?
3- SANTIFICAÇÃO… é SEPARAÇÃO _
a) princípio espiritual desde a Criação: ‘fez separação entre luz e trevas’ Gn 1.4
- b) é separação do mal: pecado, imundícia, reino das trevas :
‘ saí do meio deles…e Eu vos receberei’ 2Co 6.14-18 e 7.1 - c) é não compactuar ( consentir) com o que fazem: Rm 1.32 os quais, conhecendo bem o decreto de Deus, que declara dignos de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que as praticam’ .J mesmo que não as faça…
*SANTIFICAÇÃO…não é como camisa de força nos instintos e tendência naturais e/ ou pecaminosas_ mas, SIM, o trabalhar do Espírito Santo no íntimo de cada um ( se você deixar )
– o que produzirá de modo silencioso e natural, o FRUTO do Espírito, Gl 5.22 .
Deus expressa Sua vontade através de Gabaritos ( faça, não faça) e critérios ( é bom, é mau)
J estão por toda a Bíblia e convém marcar :
Gabaritos com seta ( à ) como sinal de trânsito, SIGA !
Critérios com maiúsculas (B) (M) à margem do texto
Princípios espirituais podem ser marcados com ( P )
PRINCÍPIOS espirituais são tão inexoráveis como os físicos:
Ex: o açúcar ADOÇA, o sal SALGA ( ponto final)
– cada um tem o direito e a liberdade de escolher ‘como quer temperar’ sua vida
– e terá o que escolheu : doce ou salgado, quente ou frio, bom ou ruim.
J Nesta era de informática, ficou mais fácil ilustrar certos conceitos da Bíblia; ex :
– Há programas que são compatíveis com certas linguagens, outros NÂO.
– não dá certo, a máquina não lê de modo legível, a mensagem que o programa contém
Então: é como se Deus tem linguagem de obediência à santidade
– e o diabo, o mundo e a carne têm linguagem de rebeldia a tudo o que é de Deus
– Eles não são compatíveis, e não dá certo trabalharem juntos.
Santificação pessoal é decisão de ESCOLHER se adequar à linguagem do programa de Deus
_ configurando sua vida de modo compatível com o ’programa’ de Deus, mostrado na Palavra
Santificação pessoal também pode ser comparado a viver de acordo com as leis de certa ‘jurisdição’ _ sem ficar ‘dançando’ de uma para outra, tirando o máximo proveito do que oferecem : Deus’nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do Seu amor’
– é escolher um lado e ficar firme, ser fiel à ideologia que proclama, Cl 1.13
- i) ‘ escolhe pois a vida…’ Dt 30.19
- ii) ‘ escolhei hoje a quem sirvais…’ Js 24.15
iii) ‘ ninguém pode servir a dois senhores…’ Mt 6.24
# mesmo no mundo, quem é ‘ agente duplo’ é considerado traidor pelos dois lados ! J
Pecadores salvos
26 EM CRISTO : a perspectiva correta
Perspectiva correta
Saber QUEM SOMOS e a POSIÇÃO em Cristo acerta o modo de ver as coisas em geral Confira!
perspectiva correta Colossenses 3:1-12 1 PORTANTO,
se já ressuscitastes com Cristo, é fato espiritual básico inicial na vida do cristão
1- buscai as coisas que são de cima, é conseqüência imediata= põe açucar,ADOÇA
onde Cristo está assentado à destra de Deus.
2 Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;
o motivo é : .. já estais mortos ( fato espiritual efetivo)
e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.4 Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória.5
> seremos revestidos com a mesma glória de Cristo ( imagine!!!) 1 João 3.2
Pense: Estou indo para ser empossado em cargo muito honroso,
-não tem cabimento me sujar com ninharias deste mundo…
Mortificai,( separai ) pois, dos vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;6 Pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência;7 Nas quais, também, em outro tempo andastes, quando vivíeis nelas.
8 Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca.9 Não mintais uns aos outros, pois… a base do comportamento é sempre um fato espiritual ocorrido devido à morte redentora de Cristo :
já vos despistes do velho homem com os seus feitos,10 E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;11 Onde não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo em todos.12 Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus … como santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade’ (estar ciente de sua preciosa posição conferida por Deus, como embaixador de Deus na terra, determina seu modo de agir )
PENSAI NAS COISAS QUE SÃO DE CIMA, não nas da terra’ Cl 3.2
tudo começa na mente, daí estar escrito: 2Co 10.5
‘levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo’
compartilho trecho de devocional recebida vai e mail, não sei de onde foi extraida
A habilidade de olhar para além de nossos dissabores é essencial para os seguidores de Cristo. Nossa perspectiva determina como enfrentamos as vitórias e derrotas na vida. “PORTANTO, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra (Colossenses 3:1-2). Este modo de pensar nos leva a olhar para Cristo em busca de acolhimento e aprovação: não para nossas conquistas. Nós O buscamos, não buscamos o sucesso. Quando nos esforçamos para atingir a excelência e damos o nosso melhor, a perda é dolorosa, mas não necessariamente precisa nos prejudicar. A chave está naquilo em que estabelecemos como alvo e prioridade _ em nossas mentes e corações.
Quando Cristo é o centro de nossa vida,
todo o resto é colocado na perspectiva correta.
‘quando Deus está no lugar que Lhe é devido,
todas as coisas vão aos seus devidos lugares’ Nodi