Arquivo da categoria: Ocasiões

fundação de São Paulo

25.01   Cristianismo também é cultura : para  SER luz,

– precisa ser pessoa esclarecida

veja que belo exemplo de como uma só pessoa de boa vontade pode dar início ao que vem a resultar em uma cidade como São Paulo 

ANCHIETA

 

   José de Anchieta, jesuíta missionário, nasceu em Tenerife, PORTUGAL. Estudou em Coimbra, tradicional e muito conceituada Universidade portuguesa.

Em 1.553 veio ao Brasil junto com o Governador Geral DUARTE DA COSTA.

   Por 44 anos, dedicou-se a trabalhar com os índios como missionário, mestre, médico, enfermeiro, ensinando tudo o que fosse necessário para melhorar a vida dos selvícolas. em ‘ fecundo e desvelado ministério’ cf Dic Ilustrado Hist /Geogr      

   Fundou o Hospital da Misericórdia, no Rio de Janeiro

   Em 25 de janeiro de 1.554 fundou um colégio, no Planalto de Piratininga, que veio a se tornar a cidade de São Paulo, capital do Estado.

     Até hoje, pode-se ver partes da parede original da casa de barro onde funcionou essa escola, no museu do Pátio do Colégio, SP.      

 

JESUÍTAS

     Eram os seguidores da ORDEM DE JESUS, com apenas dez adeptos ao ser fundada em 1.540, por Inácio de Loiola. Nobre do exército espanhol,por causa de aleijão devido ferimento em batalha, veio a se converter a Jesus, mas não deixou a igreja católica por achar que ela era a representante ‘oficial’ de Deus na Terra.          

     Seu intuito era preservar e difundir a religião católica. Era uma ordem severa, que exigia absoluta obediência às autoridades constituídas, fossem governamentais, fossem superiores da própria Ordem.  

     A estratégia para alcançar sua finalidade era:

  • 1- Nas igrejas, colocar hábeis pregadores e promover reuniões atraentes.
  • 2- Junto ao povo, abriram escolas primárias, ensinando gratuitamente a ler e a  escrever, antes privilégio dos ricos.
  • 3-  Pelos filhos, alcançavam os pais.
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

       J   Colégio fundado por Anchieta deu origem à cidade de São Paulo

     Jesuítas também fundaram o Colégio São Luiz, muito bom (e caro, um tanto elitista) atualmente na Av Paulista … SP
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

  • 4- Na política, dedicaram-se a inspirar os governantes à devoção à igreja romana e o ódio aos protestantes.

 

Os jesuítas foram missionários por excelência em um momento da História em que o movimento reformista ocupava-se em se organizar.

     Alguns jesuítas missionários se destacaram por sua dedicação como cristãos e aos nativos da região onde foram enviados.
Ver o filme ‘A Missão’; tem comentário !    

 

 

MOVIMENTO MISSIONÁRIO

 

     Por causa da Reforma, ocorrida em 1.517, devido acontecimentos desencadeados por Lutero (tem filme, ver comentário) dentro da Igreja Católica Romana houve um movimento que se chamou CONTRA REFORMA, há muito desejado por católicos descontentes com a situação herética da igreja romana.    

       A fundação da Ordem de Jesus , por Inácio de Loiola, em………. foi uma das ocorrências muito importante dessa fase. Esses monges foram enviados por todas as partes do mundo onde navios portugueses e espanhóis iam no intuito de conquistar novas terras   para a Coroa de seus países. Assim foi descoberta a América, 12.10.1492 por Cristóvão Colombo (tem filme) o caminho marítimo para as Índias, em 20.05.1.498, por Vasco da Gama, e o Brasil, em 22.04.1.500, por Pedro Álvares Cabral

       Os jesuítas foram dedicados missionários que levaram o catolicismo por todas as terras recém descobertas mas usavam táticas erradas quando impunham a religião católica, em vez de anunciar a salvação em Cristo. Os nativos, acostumados a muitos deuses, incorporavam os ‘novos deuses’ à sua antiga religião, só para não ter problemas com os conquistadores, como aconteceu no Brasil. Até hoje, há santos católicos que correspondem a entidades do candomblé.              

 

Conclusão: Nabucodonozor, Alexandre o Grande, Lutero, Calvino, Wesley, Inácio de Loiola entre tantos outros… A História está repleta de caso em que apenas UMA pessoa fez toda a diferença. Você, mesmo que não entre para a História, pode fazer toda a diferença em sua área de influência, dando testemunho de Cristo (sendo cristão verdadeiro) e falando de   Jesus às pessoas.     Fim.

 

CHAMADA

CRISTIANISMO TAMBÉM É CULTURA!

Na História, geralmente apenas UMA pessoa fez toda a diferença.
Anchieta começou lecionando para índios… Saiba mais  

 

 

 a Bíblia diz para não desprezar o início das pequenas coisas…

 

                         nunca se sabe onde vai dar:
– pode ser um simples olhar, – que acaba em adultério e plano de homicídio

                                                    ver caso de Davi com Bate Seba

                                           – que acaba por exterminar TODO um povo 

                                                             ler Obadias

 

 – pode ser um simples encontro de Paulo com Jesus …

             que acaba por cristianizar  o império romano  

                        e    escrever quase todas as cartas do Novo Testamento

 

4- um simples caracol ‘lindinho’ pode acabar em uma praga que extermina completamente qualquer  planta  do quintal
              ( a não ser que não seja do agrado de seu paladar)

                        CASO VERÍDICO

 

5- uma professora inglesa, cristã dedicada… ensina umas crianças a ler pela Bíblia.   Origem das Escola dominical nas igrejas… Entre essas crianças, um destacado    missionário que …esqueci o nome. Não lembro se foi Moody ou outro que ficou conhecido como o HOMEM que ORAVA

dia do FICO

09.01

09 de janeiro de 1822

 


SE É PARA O BEM DE TODOS…
Claro que o ‘partido brasileiro’ fez o possível e o impossível para que d. Pedro não fosse embora  #  Ele havia ficado no Brasil na qualidade de príncipe regente, pois a família real portuguêsa voltara para Portugal devido mudanças políticas…
Em poucos dias, recolheu 8 mil assinaturas implorando a d. Pedro que ficasse. Ele deve ter se sentido nas nuvens e disse a famosa frase: ‘Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico.’ Por isso esse dia é conhecido como ‘Dia do Fico’: dia 9 de janeiro de 1822.
A partir daí,
d. Pedro ‘pulou de cima do muro’ e se posicionou a favor da ruptura com Portugal. O processo para a independência começou a rodar em altíssima velocidade. Os portugueses que se revoltaram aqui no Brasil contra a decisão foram reprimidos. D. Pedro também determinou que nenhum decreto que as Cortes inventassem lá em Portugal teria sentido aqui, a não ser que ele próprio o assinasse com um ‘Cumpra-se’.
Portugal ficou furioso e mandou tropas para cá, que o imperador logo tratou de despachar de volta. Além disso, d. Pedro formou um novo ministério, que tinha brasileiros e portugueses, mas a chefia era de um brasileiro: José Bonifácio de Andrada e Silva. E tratou de convocar uma Assembléia Constituinte, para elaborar uma Constituição para o Brasil _ que só foi se reunir um ano depois.

Mas os ventos da independência já estavam soprando
   E iam acabar no  ainda mais famoso Grito  do Ipiranga!

quando,seis meses depois, d Pedro proclamou a independência do Brasil #

Qual  lição  vem  ‘embutida’  nesse  fato  histórico  ?

A   NECESSIDADE   PREMENTE  DE TOMAR POSIÇÃO, SAIR ‘DO MURO’
.
SEM  A   QUAL  É IMPOSSIÍVEL  DAR  O  PASSO  SEGUINTE :
.
– ROMPER COM A  TIRANIA QUE SUBJUGA

ilustração interessante: argüido sobre o motivo de ninguém do mundo  insistir para que alguém ‘saia do muro’, ou qual o motivo de quem estar no muro não ser perseguido como cristão,  o diabo respondeu :
–  PORQUE O MURO É MEU …

  Uns  anjos que ‘ficaram no muro’ quando o querubim majestoso se rebelou contra Deus,  Is 14.12-14    Ez 28.14-15  >  Judas 1. 6
foram lançados em prisões celestiais aguardando  o juízo final.

Daniel ‘assentou no seu coração não se contaminar …’ Dn 1.8
70 anos depois, ainda fiel,era irrepreensível aos olhos de Deus e dos homens

    e Deus o honrou,  glorificando Seu nome, livrando-o na cova dos leões 

  Grandes vitórias só são  possíveis  e acontecem  a partir de  tomadas de posição em certos  momentos que parecem insignificantes mas são decisivos  

     Fiquemos alertas e espertos para não nos deixarmos  levar  pelo rumo dos contecimentos mas,  SIM, tomarmos posição ao lado de Deus  _ mesmo que pareçam insignificantes,  à grosso modo.# # # 

o Reino de Deus

08 jan    O QUE É O REINO DE Deus ?

Reino de Deus é onde AS COISAS FUNCIONAM DE ACORDO com a   ‘constituição’   elaborada conforme a justiça de Deus e que Deus teve o cuidado de deixar escrito e foi compilada num livro que se chama a Bíblia _
                     como em qualquer país do mundo

 

Como em qualquer país do mundo, quem quer viver no reino de Deus vive de acordo com a Constituição de Deus _ caso contrário, se torna um transgressor, sujeito às penas da Lei, como em qualquer país do mundo.

Em qualquer país do mundo, muitas vezes acontece de pessoas serem penalizadas por desconhecerem a Lei : ser multada por estacionar em lugar que não sabia ser proibido,

Ou por ignorar uma placa de advertência.

 

Assim, convém estar bem ciente das leis do país para não ser justamente penalizado.

 

O reino de Deus não é um lugar físico, atua na esfera espiritual, tem lugar no coração de cada um:   ‘ o reino de Deus está dentro de vós’ Lucas 17.21 RA

 

Um dia, todos iremos comparecer ante Deus para sabermos as conseqüências de nossas ESCOLHAS : DE ACORDO com a ‘Constituição do reino de Deus’, ou não  

           E passaremos a existir eternamente no Reino de Deus, ou não…

                     –   De acordo com nossas escolhas !

‘O mar entregou os mortos que nele havia; e a morte e o além entregaram os mortos que neles havia ( todos vão ressuscitar em seus corpos, porém adequados a uma existência eterna)
          –   e foram julgados, cada um segundo as suas obras’.   Ap 20.13

     

*Notem que a função do juiz é apenas dar a sentença de acordo com a gravidade do delito

*A Bíblia mostra uma série de Gabaritos e dá as devidas conseqüências. * Convém ler a Bíblia para, ao menos, saber os critérios pelos quais cada um será avaliado e fazer escolha consciente 

 

Convencionou- se chamar CÉU _ o reino de Deus nas regiões celestiais

                         INFERNO _ o lugar separado de Deus nas regiões celestiais

 

Assim, cada um nasce na Terra _ único lugar do Universo onde existe o Tempo, como o conhecemos,  para  ESCOLHER  onde quer passar a Eternidade

 

Deus não manda ninguém para o inferno : pelo contrário, por ser justo, dá a chance de cada um SER RELIGADO A Deus CRENDO E ACEITANDO A GRAÇA OFERECIDA em Jesus.  
 * Cada um arca com a conseqüência de suas próprias escolhas :

                   Ao crer e agir _ de acordo com o que Deus diz… ou não.

 

Eis o dilema da Humanidade : como Deus dizvs   o que EU quero ( penso, ACHO…) #

 

4/5 Ego ENORME …

.dia 29.12   4/5  Princípios para Mudanças Efetivas um artigo em cinco partes: Parte 04
#Convém imprimir todos juntos para ler nas férias e de vez em quando durante o ano.  Dificuldades naturais à parte, o que realmente pode nos fazer desistir  são empecilhos dentro de nós mesmos: o nosso próprio EU pode ser nosso inimigo constante   !  Continue lendo 4/5 Ego ENORME …