Arquivo da categoria: Ocasiões

20.12 Início do verão

20.12  PARA SABER TUDO BEM DIREITINHO COMO FUNCIONAM as estações do ano

Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos…’ Sl 19.1

Queiramos ou não, somos lembrados de pertencer a algo maior do que nossa Humanidade. O Universo ‘manda’ na roupa que vestirmos, dita as estações da agricultura e até revela nossa idade. Convém saber como isso ocorre ,.

O Verão iniciará às …………. do dia 21 de dezembro de 2018 , no Hemisfério Sul. extr http://clima1.cptec.inpe.br/estacoes/

EXTR http://www.zenite.nu/

Dados referentes ao fuso de Brasília (UTC – 3). Acrescente 1 hora durante o horário de verão.
Em Portugal acrescente 3 horas e inverta o nome das estações (outono por primavera, verão por inverno etc).

Solstício: Época em que o Sol, tendo-se afastado o mais possível do equador, parece deter-se e estacionar durante alguns dias, antes de voltar a aproximar-se de novo do equador.
Equinócio: Cada uma das duas épocas em que o Sol passa pelo equador, fazendo os dias iguais às noites em todos os países do mundo. 2 Cada um dos dois pontos onde, duas vezes por ano, se dá esta passagem: Equinócios da primavera e do outono.

extr: Volte sempre: http://www.portalescolar.net/2011/10/inicio-do-veao-2011-22-de-dezembro.html#ixzz1gY5yrSn8

OS CÉUS PROCLAMAM A GLÓRIA DE DEUS

* E disse Deus: haja luminares no firmamento do céu,
– para fazerem separação entre o dia e a noite ( obs: Deus criou o TEMPO na Terra)
– sejam eles para sinais … ( Obs do site : DE ORIENTAÇÃO )
para estações, ( assunto do artigo abaixo)
– para dias e anos ( obs do site: Deus criou o CALENDARIO)
15
e sirvam de luminares no firmamento do céu, para alumiar a terra. E assim foi..16 Deus, pois, fez os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; fez também as estrelas..17 E Deus os pôs no firmamento do céu para alumiar a terra.18 para governar o dia e a noite, para fazer separação entre a luz e as trevas.
E viu Deus que isso era bom. E foi a tarde e a manhã, o dia quarto.’ Gn 1.14- 19

DUAS OBSERVAÇÕS IMPORTANTES :

1- o TEMPO, como o conhecemos, só existe na TERRA:
Os astronautas viajam FORA do Tempo…
– o TEMPO aparece só no QUARTO DIA : Gn 1.14-15
Antes, pode-se considerar DIAS como ERAS !
2- As Escrituras dizem muito em pouquíssimas palavras : no artigo abaixo, veja como um versículo encerra quantidade enorme de informação que precisou MUITO estudo e
pesquisa de alguns estudiosos para poder nos explicar . Precisamos ser pessoas que buscam CONHECIMENTO GERAL , também uma forma de conhecer a Jesus,
‘ em Quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência’ Cl 2.3corr
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

INÍCIO DO VERÃO DE 2010

JOSÉ ROBERTO V. COSTA Astronomia no Zênite
O Universo é tudo para nós

OS GLOBOS TERRESTRES QUE ESTÃO À VENDA NAS PAPELARIAS não estão inclinados à-toa. De fato, a Terra percorre sua órbita em torno do Sol inclinada cerca de 23° e disso resulta o fenômeno das estações.

É por causa dessa inclinação que, durante um ano, uma dada região da Terra não recebe a mesma quantidade de irradiação solar. Isso interfere sensivelmente no clima do planeta e dá origem as estações.

Início das estações do ano em 2010 (hemisfério Sul)
Outono: 20/Mar às 14h32min (92,75 dias) Inverno: 21/Jun às 08h29min (93,66 dias)
Primavera: 23/Set à 0h09min (89,85 dias) Verão: 21/Dez às 20h38min (88,99 dias)
Dados referentes ao fuso de Brasília (UTC – 3). Acrescente 1 hora durante o horário de verão.
Em Portugal acrescente 3 horas e inverta o nome das estações (outono por primavera, verão por inverno, etc).

O início de cada estação é definido por dois fenômenos astronômicos: o solstício (para o verão e o inverno) e o equinócio (para a primavera e o outono). Solstício vem do latim solstitium, e significa parada do Sol. Equinócio vem das palavras latinas aequus, igual, e nox, noite, ou seja, duração do dia igual a noite.

Estações Astronômicas. É a inclinação do eixo da Terra, e não a distância ao Sol (que varia muito pouco) a verdadeira causa do fenômeno. Terra e Sol não estão em escala.
Clique na gravura para ampliar.

Para entender como acontecem as estações imagine que você está no campo, longe da cidade, e todos os dias você observa o Sol se pôr no horizonte. A primeira coisa que percebe é que o Sol não está se pondo exatamente no Oeste, mas um pouco ao lado. A cada dia você constata que o pôr-do-sol se dá num local diferente e decide fazer uma marcação na cerca da propriedade. Você não muda o seu ponto de observação, apenas faz marcas que coincidam com o local em que ocorre o pôr-do-sol.

Após um ano, você percebe que o Sol fez um
movimento de vai e vem no horizonte e três pontos têm maior interesse em suas marcações na cerca (veja a figura ao lado). Em apenas dois dias do ano o Sol se pôs precisamente no Oeste.

Essas também foram as únicas ocasiões em que o dia e a noite tiveram a mesma duração (12 horas cada um). Você identificou os equinócios. Há também dois pontos extremos, em que o Sol atinge o seu maior afastamento do Oeste. Foram os dias em que tiveram início o verão e o inverno.

No dia em que começou o verão o Sol estava mais ao Sul, e este foi também o dia mais longo do ano. Quando o inverno começou o Sol estava mais para o Norte e a noite foi a mais longa de todo o ano.

São os solstícios, quando o Sol parece ter parado no horizonte. Se a experiência tivesse sido feita no hemisfério Norte, a única diferença é que com o Sol mais ao Sul seria o solstício do inverno, e não do verão. A mesma inversão ocorreria entre primavera e outono.

A rigor, solstícios assinalam a ocasião em que a declinação solar é máxima e isso corresponde ao “meio” da estação, não o seu início. Raciocínio semelhante também se aplica aos equinócios. Porém, e apenas por convenção, há muito tempo utilizamos esses pontos da trajetória aparente do Sol (que são muito fáceis de identificar) para assinalar o início das estações do ano.

para ver o artigo todo, com esquemas ilustrativos, acessar :

WWW.ZENITE.NU?ESTAÇÕESDOANO

20.12 Inicio do verão

20.12  PARA SABER TUDO BEM DIREITINHO COMO FUNCIONAM as estações do ano

‘Os céus proclamam a glória de Deus  e o firmamento anuncia a obra das suas mãos…’ Sl 19.1

Queiramos ou não, somos lembrados de pertencer a algo maior do que nossa Humanidade. O Universo ‘manda’ na roupa que vestirmos, dita as estações da agricultura e até revela nossa idade. Convém saber como isso ocorre , Continue lendo 20.12 Inicio do verão

18.12 Natal na cozinha? NÃO ! ! !

18.12  Queridas…TEMOS alguns   DIAS para os preparativos finais: se nos organizarmos,vamos conseguir ! *É só manter a calma, fazer uma coisa por vez, descartar o que não deu para fazer… Vamos   dar repassada geral e no   menu  em particular ( JÁ PLANEJOU,n’é? comprou tudo,vai assar e congelar……)   AGORA JÁ´ ESTÁ NA HORA ‘DOS FINALMENTE’ :: se não deu, não tem? Remaneje, SUBSTITUA ou fique sem ! Não se stresse por causa de COISAS ! Da próxima vez, você fará MELHOR, com mais tempo.  Continue lendo 18.12 Natal na cozinha? NÃO ! ! !

18.12 Origem do Natal

18.12  Cristão é para ser SAL (detém a corrupção) da Terra e LUZ que ESCLARECE o mundo.  A gente ACEITA e  VIVE  tradições sem saber o REAL  significado delas. Pasmem ao saber  o que descobri  no google …
Obs: Nosso objetivo é informar e esclarecer sobre como as coisas chegaram a ser como são
   Os recursos da INFORMÁTICA precisam servir para esclarecer, e NÃO para ‘emburrecer’

   > SE mal utilizada, a Web pode ser motivo de alienação ou degradação pessoal
Apesar das informações extraídas da Internet serem um tanto estarrecedoras,

*FATO É QUE JESUS NASCEU : importa que cada verdadeiro cristão SOBREPONHA sua fé a qualquer costume pagão ou mundano: NÃO DEIXE PASSAR A OPORTUNIDADE DE INFORMAR A VERDADE SOBRE A NECESSIDADE DE SER SALVO DA CONDENAÇÃO de existência eterna separada de Deus_ RAZÃO E FINALIDADE DA VINDA,do  nascimento de JESUS.
*******        Natal é ótima oportunidade para evangelizar ! Não a desperdice !

Jesus, o verdadeiro Messias, não nasceu em 25 de dezembro. Os apóstolos e a igreja primitiva jamais celebraram o natalício de Cristo. Nem nessa data nem em nenhuma outra Não existe na Bíblia ordem nem instrução alguma para fazê-lo.Porém, existe, sim, a ordem de atentarmos bem e lembrarmos sempre a Sua MORTE,1Co 11:24-26

A origem do Natal _ extr da web
O Natal é uma adaptação católica de antigas festas pagãs promovidas por culturas ancestrais para comemorar o solstício de inverno ( hemisfério.norte ) e trazer boa sorte na agricultura.
O solstício de inverno é a noite mais longa do hemisfério norte, e acontece no final de dezembro.

Depois do solstício, o sol vai gradativamente aumentando seu tempo de exposição no céu.
A celebração do solstício é atribuída a épocas anteriores ao nascimento de Cristo.
Na Antiguidade, significava uma virada das sombras para a luz – o renascimento do sol.
O costume foi adotado pelos gregos e, logo em seguida, pelos romanos, que perpetuaram a tradição através das Saturnálias, realizadas entre os dias 17 de dezembro e 1º de janeiro.
Os persas, por sua vez, comemoravam, neste período, o nascimento de Mitra, Deus do Sol. Os persas acreditavam que um pequeno sol nascia sobre a forma de um bebê, comemorando em 25 de  dezembro o Dia do Nascimento do Sol Invicto. Grandes jantares e árvores verdes ornamen-tadas enfeitavam átrios para espantar os maus espíritos da escuridão, e presentes de bom agouro eram ofertados aos amigos.  No Egito, celebrava-se a passagem do deus Osíris para o mundo dos mortos. Povos antigos da Grã-Bretanha também comemoravam o evento. As festividades aconteciam ao redor do monumento de Stonehenge, construído em 3100 a.C. para marcar a trajetória do Sol ao longo do ano.  A construção existe até hoje.
Até os primeiros três séculos da era cristã, os cristãos não celebrava o Natal como conhecemos hoje. No século IV, 313 e 390AD,   o Império Romano adotou o cristianismo como religião oficial        A partir desse momento, tradições e simbolismos pagãos começaram a ser transferidos para as práticas católicas Foi a apropriação destes cultos, sobretudo o de Mitra, que acabou gerando o nosso Natal, com a data de nascimento de Cristo sendo celebrada no dia 25 de dezembro.       extr : www2.portoalegre.rs.gov.br/pwnatal

O Senhor Jesus nunca nos pediu para celebrarmos anualmente o Seu nascimento (ou Sua ressurreição, como é o caso da Páscoa,que é uma tradição judaica ) Ele expressou Seu desejo que celebrássemos a memória da SUA MORTE. Cada primeiro dia da semana (At 20:7), dia da Sua ressurreição — dia da nova criação — oferece a oportunidade àqueles que são novas criaturas em Cristo para se reunirem unicamente em Seu precioso nome (Mt 18:20), ‘fora do arraial’ (ou sistema religioso adaptado ao desejo do homem; Hb 13:13), PARA anunciar ‘a morte do Senhor, até que venha… Fazei isto… em memória de mim’ ( I Co 11:25,26) o que acontece na Ceia !
extr www.stories.org.br/textos/vsn.html    um outro enfoque
Natal é uma das principais tradições do sistema corrupto chamado Babilônia, fundado por Nimrode, neto de Cam, filho de Noé. O nome Nimrode se deriva da palavra ‘marad’, que significa ‘rebelar’. Nimrode foi poderoso caçador CONTRA Deus (Gn 10:9).  Para combater a ordem de espalhar-se: – criou a instituição de ajuntamentos (cidades); — construiu a torre de Babel (a Babilônia original) como um quádruplo desafio a Deus (ajuntamento, tocar aos céus, fama eterna, adoração aos astros); – fundou Nínive e muitas outras cidades; — organizou o primeiro reino deste mundo.A Babilônia é um sistema organizado de impérios e governos humanos, de explorações econômicas, e de todos os matizes de idolatria e ocultismo.

Nimrode era tão pervertido que, segundo escritos, casou-se com sua própria mãe, cujo nome era Semiramis. Depois de prematuramente morto, sua mãe-esposa propagou a perversa doutrina da reencarnação de Nimrode em seu filho Tamuz. Ela declarou que, em cada aniversário de seu natal (nascimento), Nimrode desejaria presentes em uma árvore. A data de seu nascimento era 25 de dezembro. Aqui está a verdadeira origem da árvore de Natal. Semiramis se converteu na ‘rainha do céu’ e Nimrode, sob diversos nomes, se tornou o ‘divino filho do céu’. Depois de várias gerações desta adoração idólatra, Nimrode também se tornou um falso messias, filho de Baal, o deus-sol. Neste falso sistema babilônico, a mãe e o filho (Semiramis e Nimrode encarnado em seu filho Tamuz) se converteram nos principais objetos de adoração. Esta veneração de ‘à Madona e Seu Filho’ (o par ‘mãe influente + filho poderoso e obediente à mãe’) se estendeu por todo o mundo, com variação de nomes segundo os países e línguas. Por mais surpreendente que seja, houve o equivalente da ‘Madona’, – da Mariolatria, muito antes do nascimento de Jesus Cristo ! A partir do século IV, POR TER O CATOLICISMO SE TORNADO A RELIGIÃO OFICIAL DO IMPÉRIO ROMANO, pagãos de todo o império romano se ‘tornaram CATÓLICOS sem real conversão a Jesus. Trouxeram consigo suas antigas crenças e costumes pagãos, dissimulando-os sob aparência cristianizada : ESSA É A ORIGEM DA TRADIÇÃO DAS FESTAS DE NATAL.
Foi quando se popularizou também a ideia de ‘a Madona e Seu Filho’, especialmente na época do Natal. Cartões de Natal, decorações e as cenas do presépio refletem este mesmo tema. A verdadeira origem do Natal está na antiga Babilônia. Está envolvida na apostasia organizada que tem mantido o mundo no engano desde há muitos séculos! No Egito sempre se creu que o filho de – Ísis (nome egípcio da ‘rainha do céu’) nasceu em 25 de dezembro.
* Pagãos da Antigüidade já celebravam esta data séculos antes do nascimento de Cristo.
extr. http://pt.shvoong.com/humanities/1653680-verdadeira-origem-natal/
outro site que confirma tais informações: www2.uol.com.br/bibliaworld/igreja/natal/origem.htm

Obs do site:   Jesus, o verdadeiro Messias, não nasceu em 25 de dezembro. Os apóstolos e a igreja primitiva jamais celebraram o natalício de Cristo. Nem nessa data nem em nenhuma outra Não existe na Bíblia ordem nem instrução alguma para fazê-lo.Porém, existe, sim, a ordem de atentarmos bem e lembrarmos sempre a Sua MORTE,1Co 11:24-26

Obs : Nosso objetivo é informar e esclarecer sobre como as coisas chegaram a ser como são
> Os recursos da INFORMÁTICA precisam servir para esclarecer, e NÂO para ‘emburrecer’

> SE mal utilizada, a Web pode ser motivo de alienaçao ou degradação pessoal .
     Apesar das informaçções extraídas da Internet serem um tanto estarrecedoras,

  • FATO É QUE JESUS NASCEU : importa que cada verdadeiro cristão SOBREPONHA sua fé a qualquer costume pagão ou mundano e NÃO DEIXE PASSAR A OPORTUNIDADE DE INFORMAR A VERDADE SOBRE A NECESSIDADE DE SER SALVO DA CONDENAÇÃO de existência eterna separada de Deus_ RAZÃO E FINALIDADE DA VINDA,do nascimento de JESUS.
    Natal é ótima oportunidade para evangelizar ! Não a desperdice !
    >  Distribua folhetos e Evangelhos, convide  e procure ouvir cantatas  #