Arquivo da categoria: Ocasiões

15 de novembro: República

15.11  Na República, o povo escolhe seus governantes exercendo o direito do voto.
– DIREITO DE ESCOLHA foi dado por Deus quando criou o homem
– Nascemos no Tempo para ESCOLHER onde passar a Eternidade.

O feriado de 15 de novembro lembra a Proclamação da  República  pelo Mal.  Deodoro da Fonseca , mudando o regime de governo do Brasil imperial para democrático,no qual o povo tem o direito de escolher seus governantes que ficarão no poder por um certo tempo PARA gerir os negócios da Nação em benefício do povo    ( parece que esqueceram de dizer isso aos que se candidatam a serem eleitos…)  Cabe ao povo  escolher os governantes mais capazes honrando esse direito.  Por que isso é tão importante? Porque a CAPACIDADE DE ESCOLHER , dada por Deus ao criar o homem, requer  OPORTUNIDADE DE ESCOLHA que Deus deu ao homem, desde o Éden, por isso se chama LIVRE ARBÍTRIO. Gn 1. ….. e 2. …..
* É difícil ao ser humano entender COMO PODE…Deus, sendo Soberano do Universo, não ser um Tirano que governe ao sabor de seus humores e do que melhor Lhe convém, de modo arbitrário, favorecendo uns, em detrimento de outros. Brasileiros, acostumados ao famoso’jeitinho’, têm mais dificuldade ainda nesse sentido !
* É que Deus, sendo realmente o Soberano do Universo, estabeleceu leis justas e princípios inexoráveis, tanto físicos, como espirituais  ( # ) neste site, a palavra inexorável ( sem choro nem vela…)  tem o peso devido, e você que nos visita regularmente irá incorporá-la, não só a seu vocabulário, mas à sua maneira de encarar a vida (espero…)
* Deus, sendo, de fato. o Soberano do Universo, e Pessoa Perfeita, Equilibrada, Coerente, Íntegra, Verdadeira, Justa… entre outras tantas características,.não precisa provar que é… e em nada fica diminuído respeitando normas que Ele mesmo instituiu !
Para pensar:  O que é o Tempo, em face da Eternidade ?
O que é o Homem, em face da imensidão do Universo ?
* Rebeldia contra Deus é o mesmo que  uma formiga pretender nos derrubar subindo em nosso dedão do pé ! Com um piparote, pode ser jogada longe e, sem o mínimo esforço, ser sumariamente esmagada, reduzida a NADA , num instante !  Deus, em Sua extrema, infinita misericórdia e  amor  incomparável , continua dando  oportunidades ao homem de fazer sua escolha : ONDE / COM QUEM você quer passar a eternidade ? -x-

 

ORA, BRASIL!!!

01.10  BUSQUEI UM NA BRECHA POR ESTA  TERRA E A NINGUÉM, ACHEI  ( Ez…  ) que Deus não diga isso a respeito do Brasil !!!

  OREMOS PELO  BRASIL !

 15 de novembro de 1963: houve uma convoção NACIONAL de JEJUM e ORAÇÃO PELO BRASIL, e o Brasil foi salvo de ser vendido ao comunismo   ( não é de hoje!!!)

 _ Onde estão os líderes evangélicos   para conclamar esse país  a orar?

Um pessoal da missão ‘Cristo Salva’ orou para acabar com a inflação louca.
E acabou!!!   Quando o cristão ora, Deus responde !

sejamos SAL e LUZ obedecendo e orando a Palavra

> VER ARTIGO : pode imprimir e dar aos que não têm Internet

Está escrito:
’Os opressores do meu povo são crianças_(pessoas imaturas, egoístas, estultas pois,,, 
a estultícia está ligada ao coração da criança’ Pv 22.15)

e mulheres dominam sobre eles.
Is 3.12
Ah, povo meu ! os que te guiam te enganam,    e destroem o caminho das tuas veredas’ . 

‘povo roubado e saqueado …e ninguém diz : RESTITUI’
Isaías  42.22

Deus procura intercesores… OREMOS pelo BRASIL !

Deus diz:

O povo da terra tem agido com opressão, roubando e praticando todo tipo de brutalidade e violência contra o pobre, necessitado e humilde; e tem tratado mal e injustamente  o estrangeiro. E busquei dentre eles um homem que levantasse o muro, e se pusesse na brecha perante mim por esta terra, para que eu não a destruísse; porém a ninguém achei.’ 
Ezequiel 22.29-30 

Exorto,antes de tudo (  é prioridade!) que se façam súplicas, orações, intercessões, ações de graças por todos os homens  pelos reis,  por todos os que exercem autoridade,  – para que tenhamos uma vida tranqüila e sossegada, em toda a piedade e honestidade.
    – Pois isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador,  1Tm 2.3   

Daniel 9.5 e Esdras 9.6   confessaram o pecado da Nação e                                          e clamaram ao Senhor

> CONFESSEMOS O PECADO dos cristãos  que  esquecem de ser   SAL e LUZ…

CONFESSEMOS    os pecados da Nação  idolatria, ocultismo, suborno, desonestidade, pornô 
                                                                  e tantos outros…

OREMOS PELO BRASIL : oremos a Palavra :
>
‘livra-nos do MAL… ‘
Mt 6.13

> povo roubado e saqueado …e ninguém diz RESTITUI’ Is 42.22

livra-nos dos que ‘fazem o mal tendo por pretexto uma lei’          Sl 94.20

>‘Todos os meus ossos dirão :Ó Senhor, quem é como tu,
– que
livras o fraco daquele que é mais forte do que ele ?
– sim, o pobre e o necessitado] daquele que o rouba?
Sl 35.10

> ‘ Aviva Senhor aTua obra’ (Hc 3.2) no Brasil:

> Levanta-te, Senhor! Não prevaleça o homem;
– sejam julgadas as nações na tua presença! Sl 9.19
 ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Mt 18.19 : Se  dois de vós  na terra concordarem acerca de qualquer coisa que pedirem,  – isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus.

E esta é a confiança que temos nele: que   1 João 5.14-15
     – se pedirmos alguma coisa segundo a sua  vontade , ele nos ouve.

Quando oramos a Palavra  temos certeza de estar orando segundo a Sua vontade 
   e   estarmos todos pedindo a mesma coisa : orando em concordância  -x-

 E busquei dentre eles UM… na [brecha] perante mim por esta terra,
– para que eu não a destruísse; porém a ninguém achei.’ Ez 22.30

 que não seja o caso do Brasil,

   se Deus tocar em seu coração, imprima, compartilhe, convoque verdadeiros cristãos a lermos juntos, em voz alta diante do Senhor , cada dia,  louvando pelo que Ele há de fazer, pois está escrito: ‘ operando Eu  ( Deus) quem impedirá ?  Isaías 43.13

 

‘ eu velo sobre a Minha Palavra para a cumprir’ Jr 1.12

05.12 as Escrituras cópia

A INSPIRAÇÃO DAS ESCRITURAS :

Toda a Escritura ( o texto) é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça” (II Timóteo 3.16)  “sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação” (II Pedro 1.20)
As escrituras  não é uma obra literária qualquer. Foi escrita por homens inspirados por Deus. Por isso ela é tão eficaz na vida das pessoas. O mesmo Espírito Santo que inspirou as pessoas a escrever também nos inspira na leitura revelando o sentido das palavras.
Você compreende as Escrituras?  Entende o texto ao ler a Bíblia (o livro)  quando lê?  Peça ao Autor da Bíblia, o Espírito Santo para te dar a interpretação na leitura!  
Ler o texto completo do artigo acessando:
        http://www.esbocosermao.com/2011/12/como-biblia-chegou-ate-nos.html  

1- Inicialmente  os fatos importantes eram transmitidos oralmente. Deus mandou Moisés ESCREVER ( Ex 17.14, 24.4 )   FOI O PRIMEIRO ESCRITOR DA BÍBLIA: escreveu os cinco primeiros livros chamados de  PENTATEUCO  ( ver no índice de sua Bíblia: Gên ,Êx, Lev ,Núm, Deut. 
2- Os livros  H
istóricos  contam a História do povo de Israel da conquista de Canaã até ao exílio: Josué´, Juízes Rute Samuel( 1 e2   )Reis  (1 e2) Crônicas( 1e2) Depois, a volta da Babilônia: Esdras ( Ester salva o povo de ser dizimado) Neemias reconstrói os muros  

 3 – Poéticos são cinco livros bem no meio da Bíblia: Jó Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares falam de relacionamentos pessoais com Deus. Colocados entre os históricos  que falam do que já passou) e os proféticos (que  o futuro, o porvir) parecem dizer: O PASSADO JÁ FOI, O FUTURO ESTÁ POR VIR, O QUE VALE É O SEU HOJE COM DEUS  

4 Proféticos  foram escritos por homens especialmente chamados por Deus para dar Seu recado a Israel : chamando de volta a Si e avisando de juízos caso não atendessem.

Esses livros , AO TODO SÃO 39, formam o VELHO TESTAMENTO: Originalmente escritos em hebraico foram traduzidos para a língua grega por setenta experts lingüisticos, daí se chamar SEPTUAGINTA ; era as Escrituras que Jesus lia ( Lc 4.17) O Novo Testamento  : Evangelhos( 4) Atos.Cartas de Paulo( 13) Hebreus, Cartas Gerais (7) e Apocalipse _ ao todo 27 livros, foi   escrito em grego.  Com a  instituição do catolicismos ligado ao império romano, as Escrituras foram traduzidas do grego para o latim . Com o tempo, o latim tornou-se uma lingua morta e só os padres aprendiam latim para ler a Bíblia.   O povo não tinha mais acceso às Escrituras. No tempo da Reforma de Lutero,  junto com a invenção da imprensa, o papel e  o uso dos códices romanos,  O PRIMEIRO LIVRO IMPRESSO NO FORMATO QUE HOJE  CONHECEMOS FOI A BÍBLIA DE GUTENBERG , TRADUZIDA EM ALEMÃO.A Bíblia voltou às mãos do povo e Deus pôde novamente falar diretamente a cada um através de Sua Palavra , sob a direção do Espírito Santo. .

CONCLUSÃO:   Jesus disse ‘quem crê em Mim  como diz a Escritura...( João 7.38)    Não é de qualquer jeito, nem do seu jeito,muito menos crer sobre o que dizem de Jesus por aí. PRECISA CRER COMO DIZ A ESCRITURA.  Por isso, precisamos ler a Bíblia para sermos  salvos. A ordem a jovens líderes é: “maneja bem a Palavrada Verdade” [2Timóteo 2.15]’ .a espada do Espírito que é a Palavra de Deus ( Ef 6.17)  para sermos vencedores. _ Leia a Bíblia, ela é a Palavra de Deus!-x-

[i] http://www.sbb.org.br/interna.asp?areaID=59

[ii] http://pt.wikipedia.org/wiki/Tradu%C3%A7%C3%A3o_da_B%C3%ADblia

 

ESCOLHAS…

15.11  ESPERO QUE VC TENHA VOTADO  pela LIBERDADE e por DEUS nestas eleições que passou…

Deus nos deu o DIREITO DE ESCOLHER

e  há movimento mundial no sentido de … nos   ROUBAR  esse  DIREITO!!!  quer dizer: quem escolher   não querer   o que eles querem MORRE!


O DIREITO DE ESCOLHA foi dado  por Deus quando criou o homem

  • > E ATÉ DEUS  RESPEITA A NOSSA  ESCOLHA: considerou bem isso?
  • ‘diante de ti ponho a vida e a morte, a bênção e a maldição: ESCOLHE , pois, A VIDA, para que vivas…’  Dt 30.19 

 

Oc 11 15 ESCOLHAS

 

Votar é privilégio da Democracia. Mas, a cada momento, todos nós fazemos ESCOLHAS muito mais sérias…Saiba mais!    

 

A proclamação da República deu ao povo o direito à escolha de seus governantes: direito ao voto. Que o Senhor nos dê sabedoria ao exercê-lo. 

 

ESCOLHAS…

 

 * No entanto, cada dia, a cada momento, fazemos ESCOLHAS DECISIVAS com suas conseqüências inexoráveis; ex:  

   –   Comer fruta e verdura ou AQUELA PIZZA!

   –   Ler a Bíblia ou ficar horas…na Internet, vendo TV, ou passeando no shopping

               # nesta semana, observe quanto tempo gasta em cada tarefa e
                     à saiba onde está o ‘ladrão’ de seu tempo!

* ESCOLHEMOS…roupas, amizades, estilo de vida, onde passar as férias…    

                   – nosso cônjuge, onde e como moramos, como gastar nosso dinheiro

                   – a igreja e a freqüência em que lá estamos,  
                     – o modo como reagimos aos acontecimentos do dia, se nos ofendem,

                   – superar obstáculos ou nos deixar abater, assim vai…

* Todas essas ESCOLHAS definem o ‘desenho’ de nossa vida, como o de uma teia de aranha… têm um sentido e nos levam a certa direção.
       # Para mudar de rumo é preciso haver uma decisão e definição de onde ir.

 

  • ONDE VOCÊ QUER CHEGAR ?
  • A primeira pergunta de Deus ao homem foi: – Onde estás? Gn 3.9
  • Outra pergunta muito interessante: – De onde vens e para onde vais?  Gn 16.8

     Deus trata conosco de modo bem objetivo: não nos quer parados, desorientados!

         #   nem como ‘baratas tontas’ em agitação frenética mas sem rumo.    

*Jesus veio não só para morrer na cruz por nossos pecados (se já não fosse o bastante!) mas também para nos orientar na vida : ‘pelas entranhas da misericórdia do nosso Deus, o Oriente do alto nos visitou para alumiar aos que estão assentados em trevas e sombra de morte 
* Quem se atreve a andar no escuro? É perigoso tropeçar, cair, e não se sabe onde   vai dar, daí a escuridão nos imobilizar. Sombra de morte fala-nos de desânimo, letargia.

# muitos vão, levados pela vida, sem parar para pensar: – ‘Onde isso me leva?’  

 

* Irmãos, fomos criados com o privilégio e a responsabilidade do livre arbítrio:

  • Não escolher, é uma escolha !  
  • É escolha aparentemente mais fácil, porém não nos isenta das conseqüências.
    ‘Tirar o corpo fora’ não assumindo a responsabilidade de seus atos e,pior ainda,
    culpando os outros, as circunstâncias, o destino e até Deus… é querer se enganar: ‘cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus ’ Rm 14.12  

  • * Então, o melhor  jeito é ir a Jesus: como somos, como estamos. Hoje! 

    Vivemos em época  de pessoas estressadas… Jesus convida:
    > ‘Vinde a Mim  TODOS …os cansados, sobrecarregados( oprimidos) 
        –  ‘Eu vos aliviarei’ COMO?  
    > Aprendei de Mim que sou manso e humilde de coração.

     * Aqui, os pontos fundamentais para RECEBER ALÍVIO:
1) vir a Jesus: requer deixar seu ACHÔMETRO e falar toda a verdade do seu íntimo
2) aprender de Jesus: requer admitir que não sabe
                               – requer disposição de incorporar novos hábitos, como acontece quando se aprende a escrever, a ler, a dirigir, a andar de bicicleta

 

3 ) O QUE É PRECISO APRENDER COM JESUS ?

     3.1  a ser manso : que é : não brigar com circunstâncias

 

     3.2  a  ser humilde : que é não brigar com as pessoas

 

     3.3  de coração : faz a pessoa olhar para dentro de si mesma pois 
toda agresividade que traz tremendo estrese emocional
– tem sua origem no íntimo do coração

 

Frase inesquecível, ficou bastante tempo pregada na porta de minha geladeira:

 

NADA ALTERA O FATO, SUA ATITUDE FAZ A DIFERENÇA

 

ESCOLHA JESUS, o Verbo !
> Vá a Jesus: conte-Lhe  tudo o que o aborrece, aflige,estressa

Outra frase:
 > Deus não atua enquanto temos a disposição de suportar

 

Deus diz: se de alguma forma os oprimirdes ( o que oprime você ?)
                  E ELES CLAMAREM A  MIM,            ( então, clame ao Senhor) 

(promete)    Eu certamente atenderei ao seu clamor.…Êxodo 23.22

Conte a Deus como vc se sente, relate a situação, mas não acuse ninguém

> Deixe-se ensinar pela Palavra:busque o que diz sobre aquela área de dificuldade
> aprenda a  lidar com as circunstâncias e pessoas do jeito de Deus.
> O resultado será:   Sl 16.11 e   Lc 1. 79 
   ele irá  ‘dirigir nossos passos pelo caminho da paz’  Salmo 16.11 

 

   e Ele fará   ’ver a vereda da vida’  (que é o andar em comunhão com Deus)

  Com Deus ao nosso lado, o que mais precisamos?

Ah!*Convém lembrar que:
DA VIDA SE LEVA, A VIDA QUE A GENTE LEVA!

                                     A escolha é sua!
                                                                                                                        

SAIBA+  outro aspecto de LIBERDADE DE ESCOLHA!  

reflexão espiritual: ESCOLHAS!

                    Por que isso é tão importante?
Porque a CAPACIDADE DE ESCOLHER , dada por Deus ao criar o homem, requer  OPORTUNIDADE DE ESCOLHA que Deus deu ao homem, desde o Éden, por isso se chama LIVRE ARBÍTRIO. Gn 1. ….. e 2. ….

* É difícil ao ser humano entender COMO PODE…Deus, sendo Soberano do Universo, não ser um Tirano que governe ao sabor de seus humores e do que melhor Lhe convém, de modo arbitrário, favorecendo uns, em detrimento de outros. Brasileiros, acostumados ao famoso’jeitinho’, têm mais dificuldade ainda nesse sentido!  

* É que Deus, sendo realmente o Soberano do Universo, estabeleceu leis justas e princípios inexoráveis, tanto físicos, como espirituais # neste site, esta palavra em destaque tem o peso devido, e você que nos visita regularmente irá incorporá-la, não só a seu vocabulário, mas à sua maneira de encarar a vida (espero…)  

 

* É que Deus, sendo realmente o Soberano do Universo, e Pessoa Perfeita, Equilibrada, Coerente, Íntegra, Verdadeira,   Justa… entre outras tantas características,.não precisa provar que é… e em nada fica diminuído respeitando normas que Ele mesmo instituiu!

Para pensar:   O que é o Tempo, em face da Eternidade?
O que é o Homem, em face da imensidão do Universo?

 

*Rebeldia contra Deus é o mesmo que  uma formiga pretender nos derrubar subindo em nosso dedão do pé ! Com um piparote, pode ser jogada longe e, sem o mínimo esforço, ser sumariamente esmagada, reduzida a NADA , num instante!  Deus, em Sua extrema, infinita misericórdia e  amor  incomparável , continua dando  oportunidades ao homem de fazer sua escolha : ONDE / COM QUEM você quer passar a eternidade ?  -x-

ESCOLHAS…   

 

* Cada momento da vida representa uma escolha: por Deus, ou contra Deus.acatando ou rejeitando Sua orientação deixada na Bíblia. A seqüência de suas escolhas, como uma série de ínfimos pontinhos seguidos, definirão o ‘desenho’ de sua vida: BELO ou HORRÍVEL, BOM ou MAU, LUMINOSO ou TENEBROSO, e assim vai…        

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Pessoas com mais idade se lembrarão daqueles panos para bordar, com
desenhos pontilhados impressos: além do risco, cada um podia escolher
as cores de sua preferência, fazendo toda a diferença no efeito final.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

*Faz pouco tempo, ‘caiu a ficha’ que Deus é apenas o JUIZ, que julga com eqüidade,

# Sl 45.6, 98.9,   99.4

_não Se impressiona com dinheiro, posição, preferências, discriminações, interesses

Deus não castiga…dá a sentença de acordo com as escolhas e PALAVRAS de cada um: ‘com a mesma medida’ Lc 6.38 / ‘como falastes…’ Nm 14.28   Mt 12.36

 Cada um arca com as conseqüências de suas escolhas: É justo! É terrível!

* Deus criou o homem para escolher…Não quer ninguém obrigado a amá-LO, servi-lO, andar com Ele, passar toda a Eternidade com Ele.
      É muito CHATO ter companhia por obrigação.
Como é boa a companhia de verdadeiros amigos, além de ser mais honesto!

 

Certa vez li…(onde?) ‘COMO VOCÊ FALA CONSIGO MESMO?’ (passe a reparar)
Dessa prerrogativa, passei para :  QUE TOM DE VOZ VOCÊ ATRIBUI A DEUS ?

                                                          ( é muito revelador…  )

* Quem briga com alguém que está lhe mostrando como chegar em segurança a um belo hotel ?
         Deus é Sucinto, Objetivo, Claro, Transparente : 
          fala de modo que qualquer criança possa entender.

*No entanto, quer Se revelar aos que O buscam de todo o coração, dando entendimento aos que o querem…
 Deus dá liberalmente, mas não desperdiça Sua graça e poder ( Mt 14.20)  

 

  • Jr 29.13, Jr 33.3 Mt 11.27,   Pv 8.34-35, 2Tm 2.7, Tg 1.5, João 6.12

# Certa vez, dei a uma pessoa um jogo de jantar que ganhara no meu casamento, pensando que faria melhor uso do que eu. Depois de uns meses, vi a caixa deixada num canto de lavanderia comunitária, exposta para quem quisesse levar, cheia de pó… Fiquei tão triste! A partir daquele episódio, passei a dar o recolhido em minhas famosas ‘febres’ de primavera a instituição que vende até copos de requeijão por centavos, e as pessoas dão valor porque compram

 

* Somos advertidos a não dar pérolas aos porcos, por ser um desperdício! Mt 7.6

 

* Desde o Éden, Deus quer ter comunhão com Sua criatura: relacionamento de amor, de livre escolha. Apesar de sentir na pele o resultado das escolhas contrárias à orientação de Deus, o homem ainda insiste em se rebelar contra Ele. Que fazer?

             # Advertido quanto às conseqüências, a ESCOLHA É SUA !    

                                   Em quem você vai votar?

 

*No entanto, passado céu e terra,  haverá um momento em que

ao nome de Jesus, ‘se dobre todo o joelho (veja que é reflexivo, a própria pessoa o faz sem ser obrigada) ‘ e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai’   Fp 2.10-11

 

*Naquela ocasião, já acabou o tempo de ‘votar’, escolhas já foram feitas…Ap 21.13

  • Hoje, pela fé, antecipe esse momento de adoração e louvor,
  • enquanto é possível escolher de que lado irá passar a Eternidade! J  

dia da EBD

10.11  quer dizer: Escola Bíblica Dominical
2º Domingo de Novembro é dedicado a comemorar a importância da ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL_
*
Breve histórico sobre a EBD e a sua importância

 

Segundo domingo de NOVEMBRO: saiba como tudo começou…

 

Dia Nacional da Escola Bíblica – 2º Domingo de Novembro

Breve histórico sobre a EBD e a sua importância

 

O termo “Escola Dominical” foi usado primeiro por um jornalista evangélico, o Senhor Robert Rokes, no ano de 1780, na Inglaterra, quando ofereceu instrução para crianças pobres em seu único dia de folga, qual seja, o domingo. Ele aproveitava bem esse tempo, porque fazia a escola em dois horários distintos, pela manhã e outro à tarde.
   O fundador dessa importante escola enfrentou oposições das igrejas da época, que o acusavam de não respeitar o Domingo, o dia Santo do Senhor, reunindo crianças pobres, de má fama e mal comportadas, no templo. Mas ele não desistiu e os resultados logo apareceram: Crianças sendo transformadas e muitas vezes isso atingia diretamente seus próprios pais. Então se popularizou a escola e ela foi estendida aos adultos que também desejavam transformações de vida.

A escola nasceu com o objetivo de servir de ensino público gratuito, orientados pelos princípios da educação cristã, e mais tarde, aproveitando esse sistema, o governo britânico e outros se responsabilizarem por esse sistema de educação pública.

      Ocorre que nos dias de hoje, o nosso sistema não é como o britânico daquela época, mas aproxima-se e muito do sistema de escola que surgiu na América do Norte, muitos anos depois daquele, oferecendo um currículo bíblico que não buscava como finalidade primeira a aprendizagem da escrita e da leitura dos alunos matriculados, mas sim de um conhecimento bíblico, visando à edificação espiritual, o discipulado, a integração entre os alunos, e a evangelização.

      No Brasil, os fundadores da “Escola Bíblica” foram os missionários escoceses Robert e Sara Kalley. Em 19 de agosto de 1855, na cidade de Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira “Escola Bíblica” em sua casa e contava essa escola apenas com o número cinco crianças. Aproveito aqui para fazer uma leitura oportuna nas Escrituras, que nos diz: “Disse=lhe o Senhor: Bem está bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu Senhor
(Mt 25:23) e ainda “ Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles” (Mateus 18:20). Os missionários depois de escolherem o dia da primeira aula, possivelmente depois de saírem convidando um por um naquela cidade, poderiam ao ver que só chegaram cinco crianças para a aula, cancelar a escola. A final por que perder tempo com um número tão pequeno de alunos? Mas Deus bondosamente providenciou mais de três, mesmo sendo duas pessoas número suficiente para o agir de Deus na comunhão com o próximo… e por outro lado os missionários demonstraram fidelidade ao realizarem a escola com esse grupo de apenas cinco crianças. E esse número, cinco, foi suficiente para que o trabalho fosse inaugurado e anos depois alcançado muitos lugares do nosso País. Esta mesma escola deu origem a igreja Congregacional no Brasil.

     Eles não desistiram da primeira aula. A pergunta que cabe agora é a seguinte: e você, desistiu de ser aluno da EBD? Se desistiu qual foi o motivo? Será que o número de pessoas que participam da sua turma é pequeno? Isso não importa! Basta duas pessoas para Jesus estar no meio delas, como já vimos acima. Será que você acha que sabe tudo sobre a Bíblia e que por isso não tem novidade? Outros acham que a EBD é coisa do passado, você está com eles?

  Eles não desistiram! Se você não é aluno da EBD faça a sua matrícula e desfrute do conhecimento da Palavra do Senhor, participe e compartilhe com outros irmãos, isso é comunhão. Traga um visitante, pelo menos uma vez ao no ano… isso é um desafio pra muita gente: mais um pra Jesus! Você tem mais um pra Jesus?

        Para lembrar a importância dessa escola especial, sugiro que a igreja comemore o dia da EBD com muita festa, gincana bíblica, um dia divertido e diferente entre a família cristã. Um dia de Ação de Graças, porque esta escola resisti durante décadas.
            Possíveis datas para esse dia de comunhão:

 Dia Nacional da Escola Bíblica – 2º Domingo de Novembro

  –  Dia da Primeira Aula Brasileira – 18 de Agosto de 1855 
                #    a E.B.D. tem mais de 150 anos.

 

Faça parte desse grupo de alunos, seja discípulo do Senhor Jesus aprendendo as Santas Escrituras, compartilhando do amor de Deus e indo anunciar as Boas Novas da Salvação.

 #Nossos agradecimentos pela colaboração enviada por pessoa muito querida! J  

 

Terceiro domingo de setembro

Dia da Escola

Dominical

A Igreja não deve deixar 
de ensinar a Palavra de Deus

‘Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido.’

Josué 1:8 

Conheça a história
da Escola Bíblica Dominical

Nos séculos passados, a igreja era só para adultos.
Os meninos ficavam perambulando pelas ruas. 
Então, Robert Raikes, preocupado com o futuro dessas crianças, teve a feliz idéia de buscar uma forma de lhes ensinar princípios. E assim nasceu a maior escola do mundo, hoje chamada Escola Bíblica Dominical.
Leia, neste site:

  História da Escola Bíblica Dominical
  Robert Raiks – biografia
  A influência da EBD na conversão 
     de Moody