09 Expansão do Cristianismo : Viagens de Paulo por ordem de cidades
Localizando na História: Jesus ressuscitou cerca de 29-30 AD (adendo CALENDÁRIOS)
obs: sistema de cores facilita a compreensão da mensagem: MARROM PARA LUGARES
AZUL p/ PESSOAS VERDE p/ MENSAGEM
O livro de Atos conta o início da expansão do cristianismo
Pedro é figura em evidência até Atos 12
Paulo conheceu Jesus, perseguiu os cristãos, presenciou a morte de Estêvão, At 7.58
Atos 9 narra sua conversão Fica cerca de 17 anos ‘de molho’ Gálatas 1. 18 e 2.1
Assim ( 29+17) chegamos a 45/ 46 AD
(datas aproximadas cf Manual H.H.Haley)
45-48 AD 1ª viagem
Atos 13 -14
13.1-3 Antioquia da Síria
1º centro do cristianismo gentílico
– irmão colaço de Herodes
13.4-12 Chipre: cegueira do mágico, conversão do governador
– Saulo(heb) passa a ser chamado de Paulo: romano
-Entra na província da Galácia:
13.13-52
Antioquia da Pisídia
Paulo expulso por judeus
14.1-6 Icônio : aí ficou muito tempo, há sinais e prodígios
ameaçado de ser apedrejado, Paulo foge para…
14.6-20 Listra _ a uns 32 km ao sul: cura de um coxo, aclamação,apedrejados
– cidade de Timóteo,
At 16.1 talvez tenha visto o ocorrido 2Tm 3.11
14.20-21 Derbe _ a 48 km
a sudoeste ONDE faz muitos discípulos
Paulo volta a Listra, Icônio e Antioquia, cidades da Galácia
– aqui (?) ocorre a doença nos olhos citada em Gl 4.13
referida 14 anos depois em 2Co 12.7
49 AD de volta a Antioquia da Síria,
ESCREVE AOS GÁLATAS
50 AD 1º. concílio da Igreja em Jerusalém sobre questão dos judaizantes, Atos 15
50-53 AD 2ª viagem
Atos 16 -17-18
16.1-6 visita a Galácia; em Listra encontra Timóteo: filho na fé , 1Tm 1.2
– pretendem ir a Éfeso, depois a Bitínia:
Deus muda os planos
16.8-10
Trôade, antiga Tróia: visão do rapaz macedônio mostra a direção de Deus :
Lucas: veio de Filipos e persuade Paulo a ir a Filipos(?) na GRÉCIA
16.11-40 Filipos_ 1ª igreja fundada por Paulo na Europa única da qual recebeu $
– Lídia, de Tiatira ( Ap 2.18) foi a 1ª convertida,
– hospeda -os
– – conversão do carcereiro
– Lucas fica aí
17.1
junta-se a Paulo 6 anos depois, 20.6
– Seis anos depois, Paulo escreve a carta aos Filipenses
17.1-9 Tessalônica, maior cidade da MACEDÔNIA,
REGIÃO NORTE DA GRÉCIA
51 AD Numerosa multidão de gregos e pessoas distintas CRERAM, At 17.4
– e tornaram-se cristão exemplares a toda a Grécia, 1 Ts 1.8-9
– aí, foram chamados de ‘os que transtornaram o mundo’,
At 17.6
Parecem ter passado lá
-apenas 3 semanas,
At 17.2 ( ou foi mais tempo? )
Fp 4.16 1Ts 2.9 2 Ts 3.8
ou – foram outras vezes, quando passou por lá ?
OU O ou 3 sábados na sinagoga, depois em outro loca ?
Tangido de lá, deixa Silas e Timóteo vai a Atenas
( sul da Grécia) + 320km
17.10-14 – passa em Beréia: ‘mais nobres…
examinavam as Escrituras cada dia’ At 17.11
17.15-34 chega em Atenas:
discurso no Aerópago, frieza, cidade dos filósofos
52 AD manda recado a Beréia, pedindo a vinda urgente dos 2 amigos,
At 17.14-15
– eles vão a Atenas, mas Paulo já havia ido para Corinto, cidd próx. a leste
18.1-18 em Corinto_ notável cidd do império romano, 400mil hab. Importte rota comercial
– Paulo faz tendas com Priscila, gentia e Áquila, judeu, At 18.2-3
Silas e Timóteo chegam com notícias dos Tessalonicenses
18.4 Paulo envia a 1ª carta,e meses(?) depois, a 2ª carta dá detalhes aos tessalônicos
-Paulo fica um ano e meio: há tumulto com judeus, fica +muitos dias,18.18
escreve aos Romanos,
18.18 Paulo segue viagem em direção à Síria,
vão com ele Priscila e Áquila
– detém-se em Éfeso:
onde o casal fica:
abre igreja em casa,1Co 16.19
18.21- vai para Cesaréia, sobe a Jerusalém e desce para Antioquia: fica um tempo
3ª viagem
cerca de 54 a 57AD
18.23 Parte para a região da Galácia e Frigia confirmando as igrejas
(At 18.24-24 Apolo*, de Alexandria, culto e brilhante, vai a Corinto,19.1)
19.2 Paulo em Éfeso: 12 discípulos de Apolo recebem o Espírito Santo, 19.6-7
por 3 meses, fala ousadamente na sinagoga,e 2 anos usa escola de Tirano
Deus fez sinais e maravilhas , há queima de livros .Planeja ir a Roma,
19.21
escreve 1ª carta aos coríntios
19.22-41
envia Timóteo e Erasto para a Macedônia
Paulo fica em Éfeso:
Demétrio cria caso
20.1-3
Paulo vai à Macedônia (N), chega à Grécia(S) fica 3 meses , volta à Macedônia
escreve 2ª Coríntios na Macedônia onde fica 3 meses,
20.3
20.4 Alguns acompanham Paulo até à Ásia e seguem para Troas.
Lucas fica com Paulo em Filipos
20.5 depois navegam para Troas.
20.6-12 em Troas _ atravessa a madrugada pregando, ressuscita jovem que cai da janela
20.13-15 uns vão de navio, mas Paulo vai por terra até ASSOM segue em direção a MILETO
– não quer passar por Éfeso pois tem pressa para chegar a Jerusalém, 20.16
20.17-38 MANDA CHAMAR ANCIÃOS de Éfeso:
-despedida comovente na praia
21.1-16 continua a viagem em direção a Jerusalém
58 AD
21.17 com os irmãos em Jerusalém,
atos 21.17-25
21.26 Paulo vai ao Templo
21.27 sete dias depois: tumulto de judeus radicais
21.28-34
21.33-40 sendo levado preso, pede para falar ao povo
atos 22 discurso de Paulo
23.1-11 ante o Sinédrio +
devido conspiração:
é levado a Cesaréia, 21.33
24.1 5 dias depois…
– ante Félix, 24.22
+ dois anos, 24.27
60AD
At 25 ante Festo, apela para César
25.13 com rei Agripa e Berenice
atos 26
defesa ante o rei Agripa
de outono de 60
a primavera de 61
( uns 9 meses)
atos 27 viagem a Roma:
At 28.30: dois anos em prisão domiciliar,
62-63AD Escreve aos Efésios, Colossenses, Filemom + uma, Cl 4.16
SOLTO, Paulo faz mais umas viagens, escreve cartas
a Tito e 1Timóteo
*
64 AD cristãos começam a ser perseguidos após o incêndio de Roma por Nero, imperador
??? Paulo vai preso, agora, como líder de seita perseguida.
A situação é bem diferente , para pior
Escreve a segunda carta a Timóteo, última carta de Paulo _ fim : diz a tradição que Paulo foi morto à espada em Roma, por ser cidadão romano
Os outros cristãos sofreram
dez fases de perseguições
com crueldades que nem imaginamos
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NOTA : * Apolo_ de Alexandria, importt centro cultural do Egito, com vasta biblioteca
– pessoa capaz e brilhante, tornou-se líder em Corinto e Éfeso
ADENDO: CALENDÁRIOS
EXTR http://www.quediaehoje.net/calendario-gregoriano.asp
No ano 46 a.C. Júlio César (Gaius Julius Cesar, 102-44 .C.), Orientado pelo astrônomo alexandrino Sosígenes (90-? a.C.), reformou o calendário romano, para uniformizar os calendários diferentes usados pelos territórios ocupados pelos romanos. Introduziu o Calendário Juliano, de doze meses, no qual a cada três anos de 365 dias seguia outro de 366 dias (ano bissexto). Assim, o ano juliano tem em média 365,25 dias. Para acertar o calendário com a primavera, foram adicionados 67 dias àquele ano e o primeiro dia do mês de março de 45 a.C., no calendário romano, foi chamado de 1 de janeiro no calendário Juliano. Este ano é chamado de Ano da Confusão. As principais reformas são: o início do ano passa de 1º de março para 1º de janeiro; os meses passam a ter 30 e 31 dias intercalados (exceto fevereiro); quintilis e sextilis ficam com 31 dias porque têm nome de imperadores; o 13º mês, mercedonius, é suprimido. | |
O ano juliano vigorou por 1600 anos. |
A palavra vem do vocábulo latino Kalendae, que deriva da raiz grega kal, que significa chamar.
Kalendae era usado na linguagem sacra para designar a convocação do povo feita no Campidoglio por um dos Pontífices da Roma pagã, quando no céu aparecia a primeira faceta da lua crescente. Anunciava-se então as datas da lua crescente (nonae) e da lua cheia (idus). Kalendae é o primeiro dia do mês lunar.
A palavra Kalendarium, entre os romanos, era o registro no qual os banqueiros anotavam os juros correspondentes aos empréstimos no primeiro dia de cada mês. Depois Kalendarium passou a significar a tabela das datas importantes do ano.
O ponto de partida da era Cristã foi a escolha do ano UM para o nascimento de Jesus.
Isto foi fixado no século VI, por um monge armênio, chamado Denis, o Pequeno.
seguido da sigla AD ( anno domini = ano do Senhor)
ou dC ( depois de Cristo)
Denis reteve como primeiro ano da era cristã (ano 1, portanto) o ano 754 da era romana e colocou o dia primeiro do ano no dia 25 de março, SUPOSTO dia da concepção pela Virgem Maria de Cristo. Porém ele cometeu um erro de cálculo, pois o Rei Herodes já estava morto em 754, portanto historiadores e teólogos cristãos consideram a data provável do nascimento entre o ano 8 e 4aC … mais plausíveis os anos entre 7 e 6 antes da nossa era e portanto sete ou seis anos antes do ano UM convencional. J MAIS ACEITO: CERCA DE 04 aC
Em 1565 d.C., Carlos IX volta a fixar o começo do ano em primeiro de janeiro. Dezessete anos mais tarde, o Papa Gregório XIII confirma esta decisão quando da reforma do calendário juliano. O calendário gregoriano dividia o ano em trezentos e sessenta e cinco dia e um quarto, em dozes meses de tamanhos desiguais e em cinqüenta e duas semanas além do recurso aos anos bissextos.
A reforma deste papa aconteceu quando o equinócio coincidia com o dia 11 de março de 1582 depois de Cristo. Suprimiu dez dias, organizou os bissextos quando as duas primeiras cifras são divisíveis por quatro. De acordo com esta norma o ano de 1600 e 2000 são bissextos enquanto que os anos de 1700, 1800 e 1900 foram normais. Começou a ser usado nos países ditos católicos, mas as nações protestantes não o aceitaram imediatamente. A Alemanha só o assumiu em 1700 d.C., a Inglaterra em 1751 d.C., a Bulgária em 1917, a Rússia em 1918, a Romênia em 1919 e a Grécia só em 1923.
Calendário Cristão: É o próprio calendário gregoriano, com a inclusão de festas religiosas móveis, definidas a partir da Páscoa
Os períodos e acontecimentos anteriores passam a ser datados com a sigla a.C. (antes de Cristo) e contados de trás para a frente.
O Calendário Cristão é hoje o calendário quase universal, pelo menos como paradigma nas relações internacionais.
fonte: http://www.arquidiocese-sp.org.br/curiosidades/calendarios.htm
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