07 Macabeus 4vt.dv

07  fim das  4  séries >  vt.diversos

                         Extr_ Wikipédia, a enciclopédia livre.Ir para: navegação, pesquisa

Livro dos Macabeus, não faz parte do cânon escriturístico dos judeus, por isso é > considerado um livro apócrifo ( não de inspiração de Deus) ,mas_ de valor histórico pelo registro das lutas travadas contra os soberanos selêucidas para obter a liberdade religiosa e política do povo judeu. Seu título provém do apelido de Macabeu que,
_   por extensão, passou a designar também os seus irmãos.
Estes registros são divididos em dois relatos, o primeiro e o segundo livro de Macabeus, como descrito abaixo:

O relato do primeiro livro dos Macabeus abrange quarenta anos, desde a ascensão de Antíoco Epífanes ao poder, em 175 a.C., até a morte de Simão e o início do governo de João Hircano em 134 a.C. Foi escrito em hebraico, mas só foi conservado numa tradução grega. Seu autor é um judeu palestinense, que compôs a obra depois do ano 134 a.C., mas antes da tomada de Jerusalém por Pompeu em 63 a.C. As últimas linhas do livro indicam que ele foi escrito não antes do final do reinado de João Hircano, mais provavelmente pouco depois de sua morte, por volta de 100 a.C.

O segundo livro dos Macabeus não é a continuação do primeiro: é,em parte, paralelo a ele, iniciando a narração dos acontecimentos um pouco antes, no fim do reinado de Seleuco IV, predecessor de Antíoco Epífanes, mas acompanhando-os apenas de Judas Macabeu. Isto não representa mais do que quinze anos e corresponde somente ao conteúdo dos caps.
1 – 7 do primeiro livro.

Referências    [editar]   Ver também  I Macabeus     II Macabeus

Este artigo sobre um Livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Obtida de ‘http://pt.wikipedia.org/wiki/Livros_dos_Macabeus

Categoria: Livros do Antigo Testamento

Obs do site: ver artigo  sobre  MACABEUS _ link  VT_ HISTÓRIA  ou  BUSCA