05 Provérbios 3vt.dv

3  div VT

PROVÉRBIOS. Era o nome dado pelos hebreus às sentenças morais, máximas, vigorosas comparações, ditos breves, e enigmas. Salomão chama sábios àqueles que estudavam os provérbios (Pv 1.6). A palavra, na sua significação mais simples, significa certas ilustrações da vida, tiradas das coisas materiais (Pv 10.15; 22.1).

*Tenho lido a Bíblia por mais de 30 anos, mas nunca a li tão intensamente como quando, por motivo de saúde, tive de ficar sozinha e exausta, devido a exercícios e caminhadas. Nos intervalos, lia a Palavra com o mesmo afinco… Foi maravilhoso!
*Com toda a atenção voltada para as Escrituras, agucei os ouvidos espirituais:
– “Qual fôra a intenção dEle ao permitir o registro de tais palavras?”
* e mais… – “Que chegassem até mim?”
*Há muitas coisas que SABEMOS: informações chegam ao cérebro, são processadas na mente. Pode-se até sabê-las de cor e tê-las ensinado como regra de fé e vida. Mas, um dia, “cai a ficha”! E aquelas meras palavras, meros conceitos, adquirem significado todo especial: – Eureka! era isso que Deus queria dizer!’
* Foi por isso que deixou escrito.
*Aconteceu assim com o livro de Provérbios. Nunca havia percebido tanto o amor e cuidado de Deus ao ser tão enfático e – na época da Lei – querer atrair Seu povo a um relacionamento afetivo, repetindo e repetindo: – FILHO MEU…
*O que ocorre, especialmente nos dez primeiros capítulos. É que as coisas são como são. Nascemos neste mundo, e pensamos que tudo o que nós sabemos é o que vale. Mas a realidade não se molda a nós. Nós é que devemos nos moldar a ela.
*Em Seu amor, cuidado e misericórdia, pois não nos quer destruídos, Deus vai contando ao seu filho como tudo é e funciona na realidade. O resto é só ilusão:
-Parece…mas não é! Só conduz à decepção, frustração, infelicidade e morte, princípio básico que permeia toda a Bíblia, todo o relacionamento do Criador com Suas criaturas
*Vivemos num sistema de ação / reação. Escolha e a devida conseqüência.
                            * Essa é a realidade!
*Provérbios, critérios de Deus. Por que?
*Porque a verdade, a justiça, o querer nosso bem é inerente à pessoa de Deus. Sendo raça de pecadores, a tendência natural é buscar o que se opõe a Deus: a mentira, a injustiça, o que nos faz mal. Para não nos deixar iludidos nem enganados, Deus “dá nomes aos bois” é bom… é mau… Isto é assim, aquilo é assado.
* Conforme as conseqüências para nós.
*Pensamos ser castigo mas… trata-se de conseqüências de nossas escolhas. Também há escolhas determinadas por fatores muito fortes que encontram nossos pontos fracos e nos impelem a decisões que nos são prejudiciais. Em Seu cuidado e misericórdia, Deus nos dá Sua Palavra para bússola e esteio mas, de fato,
* ninguém está isento das conseqüências creia ou não.
*O que dizer de alguém que, ao pretender fazer vestibular ou concurso, nem se interesse em dar uma lida nas apostilas? Se alguém estacionar em local proibido, deixa de ser multado só porque “Não sabia” ou “Pensou ser a placa válida só em dias úteis”?

* Provérbios mostra vários tipos de pessoas; quais delas é você?( ver de A a Z)
…quem vai se dar bem ou vai se dar mal. -O que prefere? Onde você se encaixa?
* H
á critérios de Deus sobre família, bens, finanças, trabalho, amigos. Você considera como Deus vê? Há inúmeras atitudes e suas conseqüências:
* já viu a razão de seus sucessos ou fracassos?
*
Deus não é como um policial que se esconde para multar infratores. Ele Se revela, **conta como é, como age. Quem quiser, pode saber “a quantas anda” com Deus.
                                * A
venture-se a ler Provérbios! 

ver site

www.novasperolas.com.br/publicações  ublicações

PS-Provérbios tem 31 capírtulos: podem ser lidos um a cada dia do mês.