02 viram a Deus Jó 3vt.dv

Algumas pessoas viram a Deus  e Sua presença foi impactante.Vejamos como foram suas reações

1-  Jó 42.5 Com os ouvidos eu ouvira falar de ti; mas agora te vêem os meus olhos.
Pelo que me abomino, e me arrependo no pó e na cinza.

2-  Isaías  6.1 No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as orlas do seu manto enchiam o templo…3 E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o Senhor dos exércitos; a terra toda está cheia da sua glória.  .5 Então disse eu: Ai de mim! pois estou perdido; porque sou homem de lábios impuros, e habito no meio dum povo de impuros lábios; e os meus olhos viram o rei, o Senhor dos exércitos! .6 Então voou para mim um dos serafins, trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; .7 e com a brasa tocou-me a boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e perdoado o teu pecado.

3- Ezequiel 1.28 Como o aspecto do arco que aparece na nuvem no dia da chuva, assim era o aspecto do resplendor em redor. Este era o aspecto da semelhança da glória do Senhor; e, vendo isso, caí com o rosto em terra, e ouvi uma voz de quem falava. Ez 2.1 E disse-me: Filho do homem, põe-te em pé, e falarei contigo.

 

 4- Daniel 10.5 levantei os meus olhos, e olhei, e eis um homem vestido de linho e os seus lombos cingidos com ouro fino de Ufaz   > Ap 1.13,15 e 15.6 …e os seus pés como o brilho de bronze polido; e a voz das suas palavras como a voz duma multidão..7 Ora, só eu, Daniel, vi aquela visão; pois os homens que estavam comigo não a viram: não obstante, caiu sobre eles um grande temor, e fugiram para se esconder..8 Fiquei pois eu só a contemplar a grande visão, e não ficou força em mim; desfigurou-se a feição do meu rosto, e não retive força alguma.

5- Pedro, dissera a Jesus: ‘trabalhamos ao noite toda a nada apanhamos mas sobre a Tua palavra, lançarei a rede. Ante a pesca maravilhosa que se segui, Pedro disse: Lc 5.8 Vendo isso Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Retira-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador

 

6- Paulo no caminho de Damasco  Atos 9.3-9 

    E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um
resplendor de luz do céu. E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?
Atos 9:3,4

 E Saulo levantou-se da terra, e, abrindo os olhos, não via a ninguém. E, guiando-o pela mão, o conduziram a Damasco.  E esteve três dias sem ver, e não comeu nem bebeu. Atos 9:8,9

 

 7- João ao receber a revelação do Apocalipse:’
Ap 1.12
E voltei-me para ver quem falava comigo. E, ao voltar-me, vi sete candeeiros de ouro,.13 e no meio dos candeeiros um semelhante a filho de homem, vestido de uma roupa talar, e cingido à altura do peito com um cinto de ouro;.15 e os seus pés, semelhantes a latão reluzente que fora refinado numa fornalha; e a sua voz como a voz de muitas águas…..17 Quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último…’ 

> a outros, apareceu
o ANJO do SENHOR, que era Jesus antes de sua encarnação.

Gn 16 e 21 .17 a HaGAR,

Gn 32.28  Jacó,

Josué 5.14 

 

Juízes 6.11     GIDEÃO, 

 

Juízes 13.18 > Is 9.6
–  o pai se SANSÃO

 

Zac 3.6 (?)  sacerdote Josué   

 

> Há o que se chamou de  TEOFANIAS :

 

saiba+ https://estiloadoracao.com/teofania-significado/

 

 

Em primeiro lugar, algumas teofanias ocorreram em forma simbólica. Isso significa que Deus algumas vezes se manifestou a alguém não em forma humana, mas através de símbolos. Mas isso não quer dizer que tal manifestação da presença de Deus foi menos real que em uma teofania em forma humana. Alguns exemplos de teofanias em forma simbólica são:

  • O forno de fumaça e a tocha de fogo na ocasião em que Deus selou sua aliança com Abraão (Gênesis 15:17).
  • A coluna de nuvem durante o dia e a coluna de fogo durante a noite que guiava e iluminava o povo de Israel no deserto (Êxodo 13:21,22).
  • A vez em que os israelitas viram e ouviram os trovões e os relâmpagos, o som de buzina e o Monte Sinai fumegando com a manifestação da presença de Deus (Êxodo 20:18-20).
  • A nuvem que entrou no Tabernáculo e posteriormente no Templo em Jerusalém (Êxodo 40:34-38; Levítico 16:2; 1 Reis 8:11).

    E ainda:

  • a Elias, na caverna, na suave brisa
    1Resi 19.13

 

1- No éden, Deus  falou com Adão e Eva . Não diz literalmente apareceu
( supõe-se que sim)
mas consta:
‘e ouviram a voz do Senhor que passeava no jardim pela viração do dia’  Gn 3.8

 

2 –   a Abrão consta  APARECEU… Gn 18.1

 

3- a Moisés…
êxodo 3.    sarça ardente


êx 33.23 viu Deus
– pelas costas

Êx 33.33  falava cara a cara

 

 

 

       INTERESSANTE MARCAR ESSES  DETALHES, NA SUA BÍBLIA. COM  GIZ DE CERA NA COR VERDE   


ANOTAR  REFERÊNCIAS EM CADERNOS COM ÍNDICE ALFABÉTICO