06 Jesus, Rei Tiatira e Sardes ( ap 2-3)

SÉRIE SOBRE CIDADES DAS IGREJAS DO APOCALIPSE

TIATIRA e  SARDES

EXTR  https://terrasantaviagens.com.br/akhisar-tiatira/

 

4- Tiatira_ importante centro comercial na Ásia Menor (moderna Turquia) localizada em fértil vale, era rota comercial para todo canto do mundo.

 

*Destruída por um terremoto durante o reino de César Augusto (27 a.C.-d.C. 14), Tiatira foi reconstruída com a ajuda de Roma
*Produtos têxteis eram os mais importantes em Tiatira : produzia tinta extraída de moluscos que tingia tecidos em cor púrpura só accessíveis a reis ou muito ricos
&  Cidade natal de  Lídia, comerciante de púrpura, 1ª convertida em Filipos, onde tinha casa,
           At 16.14-15, 40

* Igreja ativa nos trabalhos sociais, caridosa (amorosa), consistente na fé e na paciência, porém tolerava ‘Jezabel’ figura de idolatria e a prostituição a outros deuses ( 1Rs 16.31-32) ato abominável a Deus.

 

*Jesus adverte a não ser conivente com tais práticas
não só fazem mas consentem aos que as fazem’
Rm 1.32

*Característica da fase em que a igreja, legalizada
, e depois OFICIALIZADA, recebeu uma enxurrada de pagãos que se tornavam cristãos sem a  verdadeira conversão a Jesus, quando começou a se introduzir nas igrejas   costumes pagãos com ‘ pincelada’ cristã_ o que se nota até hoje nas DATAS das festividades católicas como NATAL, CARNAVAL, DIA dos MORTOS ( halloween) 

 

 

SARDES   extr
https://bibliaapalavradedeus.blogspot.com/2018/03/a-carta-igreja-em-sardes.html

 

5- Sardes _ uma das cidades legendárias da Ásia Menor, hoje Turquia.

*7º. século a.C
., Sardes foi a capital da Lídia. A pedra sardônica e ouro, encontrado no rio próximo de Sardes, fizeram seus reis renomados por sua riqueza. Cidade bonita e próspera, seus habitantes dispunham de luxo que outros povos nem sonhavam.

*600aC dá início à construção de muralhas ao redor da cidade, para protegê-la

*Atribui-se aos Lídios a invenção da cunhagem de moedas, as mais antigas conhecidas até hoje conhecidas, tinham inscrição :
Sardes, a 1ª metrópole da Ásia, da Lídia e dos helenos.’

* Tinha escola de farmácia.
*Profissões organizadas em corporações.

*645 a.C. a 561 aC
, sucedem-se soberanos que alargam os domínios da Lídia, vindo a controlar quase totalmente a parte ocidental da Ásia Menor.

*543aC    
Os persas a tornam centro administrativo da parte oeste do seu império. Famosa ‘estrada real’ conectava Sardes com outras cidades do leste.
               
* Passou por muitas guerras, foi dominada por reis de diferentes nações.
*Foi considerada pelos gregos a maior cidade conhecida

190 a.C
. é   anexada ao Império Romano

17AD   Terremoto a destrói: apesar de reconstruída, tornou-se cidade sem importância:  –   foi-se toda a glória e opulência

Jesus adverte:
‘ tens de nome de que vives, mas está morto‘ Ap 3.1

*Fala de aparência religiosa sem vida cristão verdadeira.

*Característica da Igreja de Jesus que se tornara igreja Católica( UNIVERSAL ) depois Romana:   evidenciando incoerência a partir de sua denominação -x-