08 Bíblia, profecias

série Bíblia 08    Sobre PROFECIAS

http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2007/frlic322007.html 

Obs site: esta matéria extraída de um certo site não que dizer  concordância com toda a matéria do referido site, por desconhecê-la    >ESSE texto apresentado a seguir é interessante

Leitura da semana: Is 52:13–53:12; Dn 2; Mt 24:24; Jo 13:19.

PARA MEMORIZAR: Lembrai-vos das coisas passadas da antiguidade: que Eu sou Deus, e não há outro, Eu sou Deus, e não há outro semelhante a Mim; que desde o princípio anuncio o que há de acontecer e desde a antiguidade, as coisas que ainda não sucederam; que digo: o Meu conselho permanecerá de pé, farei toda a Minha vontade’ Is 46:9 e 10

Pensamento-chave: A profecia bíblica continua sendo fator poderoso
_ para ajudar a confirmar nossa fé.
Pessoas buscam conselho dos especialistas sobre as ações na Bolsa. Os peritos podem dizer tudo sobre as ações, a não ser uma coisa que todos desejam saber:
_ como vão se comportar no futuro.
No entanto, Deus conhece o futuro. e nos provou isso por meio de algumas das incríveis profecias da Bíblia. Inúmeras delas escritas com muita antecedência   E, seguramente, vez após outra, os eventos se deram da forma predita pelo Senhor.
Olhando para trás na História, vemos a predição na Bíblia, e então, vemos que a predição se cumpriu. ‘certamente, o Senhor Deus não fará coisa alguma,
_ sem primeiro revelar o Seu segredo aos Seus servos, os profetas’ (Am 3:7).
Nesta semana, vamos examinar algumas das grandes profecias nas Escrituras. O que podemos aprender delas? Que princípio está por trás da profecia? Como a profecia nos ajuda a aprender a confiar na Bíblia como Palavra de Deus?

Licença profética

Em hebraico,

o verbo’ naba’ significa ‘profetizar‘ dá idéia de despejar palavras com fervor ou inspiração
O substanti-vo. ‘nabi’ significa porta-voz, profeta,
>pessoa autorizada a falar em nome de outra, Êx 6:28-30; 7:1
. Outra palavra usada na Bíblia para quem tem o dom profético é ‘vidente’, traduzida de duas diferentes palavras hebraicas, cada uma com o significado de ‘ver’. Ao que parece, os profetas receberam a habilidade de profetizar com respeito a coisas que as pessoas comuns não poderiam ver. Deste modo, os profetas não só vêem o que outros não podem ver – mas são também chamados por Deus a anunciar essas coisas,    freqüentemente, com fervor e poder.

1. Advertência de Jesus sobre os profetas, Mt. 24:24 _ hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão grandes sinais e prodígios; de modo que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.
Mas também deixa claro que haverá profetas verdadeiros. Afinal, se fôssemos rejeitar todos os profetas – isto é, rejeitar o dom, não haveria necessidade da advertência sobre os falsos profetas.

  1. Importante princípio sobre a profecia_ Mat. 24: 32 e 33;
    Aprendei, pois, da figueira a sua parábola:
    Quando já o seu ramo se torna tenro e brota folhas, sabeis que está próximo o verão. Igualmente, quando virdes todas essas coisas, sabei que ele está próximo, mesmo às portas.

Mt 24.34-35   Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que todas essas coisas se cumpram._     Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras jamais passarão.   João 13:19   Desde já no-lo digo, antes que suceda,
_ para que, quando suceder, creiais que eu sou.
Jesus mostrou que profetizar nem sempre significa poder predizer o futuro.
A profecia é dada para fortalecer nossa fé em Deus e em Sua Palavra depois que os eventos aconteçam. Quanto mais vemos o cumprimento da profecia,
_ mais cremos que a Bíblia realmente vem do Senhor.
Há vários tipos de profecia:
1- predições de um Messias vindouro, o Senhor Jesus Cristo.
2- têm relação com o futuro dos israelitas e de várias nações;
3- lidam com o fim do mundo, e mesmo o que virá depois, na Eternidade futura

Pense cuidadosamente no papel que a profecia teve em sua relação com o Senhor.
Que lições sobre a profecia você aprendeu com o passar do tempo?
Que palavras de conselho ou precaução a respeito desse dom maravilhoso você daria a um novo cristão ou alguém que começasse a estudar a profecia pela primeira vez?

   

2ª   feira: Primeiras profecias    ‘Crede no Senhor, vosso Deus, e estareis seguros;
crede nos Seus profetas e prosperareis’
(2Cr 20:20).

Desde o primeiro livro da Bíblia, Gênesis, pode-se ver que a profecia desempenha um papel importante na história da obra de Deus com a humanidade caída.
_   Nos textos seguintes, veja o que foi profetizado,
_ e como e quando essas profecias se cumpriram?

a. Gên. 3:15 b. Gên. 6:13 c. Gên. 12:1-3 d. Gên. 15:13 e 14 e. Gên. 18:10

É fácil para nós, agora, olhando para trás, ver como aquelas profecias se cumpriram com precisão. Mas coloque-se mesmo na posição, digamos, de Noé, que foi informado de que cairia água do céu para destruir a Terra, embora, de acordo com Ellen White, antes daquele tempo nem sequer houvesse chovido! ( Patriarcas e Profetas, págs. 96 e 97.) Ou de Abraão e Sara, informados de que, um dia, ela iria ser mãe de um filho quando já havia há muito passado da idade de gravidez. Foi seguramente grande prova de fé de sua parte (Hb 11:7-11) confiar em Deus a respeito dos eventos que Ele disse que aconteceriam.
Que promessas de Deus você está esperando ver cumpridas? Que lições você pode aprender dos exemplos passados de personagens bíblicos que confiaram nas promessas de Deus? Como esses exemplos também podem ajudar a confiar nEle?

3ª feira,     )    

A profecia de Daniel 2 _ ensina sobre o poder de Deus para predizer o futuro
R_  
A história mundial sustenta a precisão dessa profecia surpreendente.
O REINO DE OURO
605 _ 539 a.C Babilônia, o reino de ouro, governou o mundo e se tornou o poder
dominante do antigo Oriente Médio. Hoje, as ruínas da cidade de Babilônia, no
Iraque, está cerca de 100 quilômetros ao sul de Bagdá. A Bíblia predisse
‘   Depois de ti, se levantará outro reino, inferior ao teu ‘   Daniel 2:39
_ a queda de Babilônia (Jr 51:49 e 53), e também declarou especificamente
_ quem iria dirigir a campanha contra Babilônia (Is 45:1-4)
> 175 anos antes de Ciro e seu exército estarem às portas de Babilônia .
o REINO DE PRATA
539 a.C. até 331 a.C. Os medos e persas governaram o mundo . mas Deus disse:

o REINO DE BRONZE
e um terceiro reino, de bronze, o qual terá domínio sobre toda a terra’. Daniel 8:21
331aC     é a vez da Grécia com de Alexandre, Magno dominar o mundo
Usando peitorais e capacetes de bronze, eles levavam escudos e espadas de bronze.
Que símbolo adequado para a Grécia!
J com a morte prematura de Alexandre, seu império é dividido entre seus 4 generais, …………………………………………………………………………………..como predito: Dn 7.6, 8.8
O IMPERIO DE FERRO
168aC ROMA, domínio de ferro, conquista o império grego .+1 profecia cumprida .
O mais longo entre qualquer outro poder no mundo: quinhentos anos, dominou desde as ilhas britânicas até o Golfo Árabe, desde o Mar do Norte até o Saara, e desde o Atlântico até o Eufrates, Roma manteve o domínio. J ATÉ HOJE, ESTAMOS SOB O IMPÉRIO ROMANO NA ARQUITETURA, NAS LEIS, NO SISTEMA DE ESGOTOS, NA FORMA DE GOVERNO: SENADO, DEMOCRACIA._ e muitas outras coisas
Ex: o catolicismo substituiu o poderio mundial de Roma no Ocidente

Profecia: ‘Será esse um reino dividido’ (Dn 2:41),
O império romano ocidental  foi dividido em 10 reinos ( chifres, Ap) independentes que vieram a formaras nações da Europa moderna, Três tribos bárbaras( reinos, chifres, Ap)  foram aniquiladas pelo papa por ocuparem  região de Roma e  limítrofes
Dão continuidade ao império anterior mas são independentes entre si
‘FERRO E BARRO’  coisas que não se ligam, lembra opressão e corrupção   (v. 43).
Hoje,é a época dos pés e artelhos da estátua ( seria as dez partes da nova ordem mundial?) .

Após o terrível  arremate do reino do anticristo, prefigurado por Epifanes,  o reino que virá a seguir
é o reino final e eterno de Deus. A Daniel, Deus deu um resumo da História geral dos gentios e da futura história dos judeus. Quase tudo já se cumpriu, como o comprova a História. Tolice será não ter a certeza de que o pouco que falta se cumrirpá exatamente como está escrito

Mais de quinhentos anos antes de Cristo, Daniel descreveu a Europa como existe até hoje! Como ele poderia ter feito isso a não ser pelo poder de Deus ?  Sua fé vacila ?
Às vezes, você tem dificuldades em confiar no Senhor? Examine novamente esta profecia ou outras que se cumpriram, pedindo que o Senhor as use para ajudar a edificar sua fé.

4ª feira O Messias na profecia _   Entre todas as profecias do Antigo Testamento, as que anunciavam a primeira vinda de Jesus ( cerca de 60 no VT) estão entre as mais poderosas.
Grande parte no livro de Isaías .

5ª feira O Messias Sofredor : Suas características   Ler Isaías  52:13-a 53:12
 – Como Jesus as cumpriu?
Este  é um dos exemplos mais poderosos de profecia preditiva na Bíblia. Ela está cheia de circunstâncias que não poderiam ser previstas com antecedência na tentativa de produzir um cumprimento. Esta profecia foi e ainda continua a ser uma prova poderosa da fé cristã.

6ª feira  . Abaixo estão algumas profecias do Antigo Testamento sobre Jesus e seu cumprimento no Novo Testamento. O que podemos aprender dessas sobre a confiabilidade da Palavra de Deus?

Profecia do Antigo Testamento Cumprimento no Novo Testamento
Isaías 7:14 Mateus 1:23
Miquéias 5:2 Lucas 2:4-7
Daniel 9:25 Lucas 3:1-23
Oséias 11:1 Mateus 2:14

SÁBADO   É empolgante estudar como Jesus Se referiu também às profecias preditivas sobre Si mesmo e seu cumprimento depois da ressurreição. Ele disse a dois discípulos no caminho para Emaús: ‘Não convinha que o Cristo padecesse e entrasse na Sua glória? E, começando por Moisés, discorrendo por todos os Profetas, expunha-lhes o que a Seu respeito constava em todas as Escrituras’ (Lc 24:26 e 27). As coisas a Seu respeito podem ter incluído
–   Seu nascimento (Is 7:14), Seu ministério (Is 9:1, 2), Sua rejeição (Is 53:3),
–   
Suas mãos e pés perfurados (Sl 22:16), o escárnio e insultos dirigidos a Ele (vs. 6-8)
–    Sua crucifixão com pecadores (Is 53:12) e Sua ressurreição (Sl 16:10).

Por causa do que Jesus fez ao cumprir essas profecias, você pode ser perdoado diante de Deus agora mesmo, não importa seu passado, simplesmente reclamando Sua obra em seu favor. Como esta grande verdade, da salvação pela fé, deve mudar sua vida? Como já mudou? Que outras mudanças também precisam acontecer?

A segunda vinda _   Como temos visto durante toda a semana, muitas profecias de eventos passados se cumpriram, assim como foi predito e, freqüentemente, de maneira surpreendente. Mas a Bíblia fala sobre profecias ainda por acontecer. Entre as mais importantes estão, evidentemente, as profecias sobre a segunda vinda de Cristo.

DOMINGO Se todas as profecias sobre a primeira vinda se cumpriram com tanta precisão,
o que isso deve nos dizer a respeito da certeza das profecias sobre a segunda vinda?

Antes de deixar os discípulos, Jesus havia prometido a respeito da certeza de Sua vinda: ‘E, quando Eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para Mim mesmo, para que, onde Eu estou, estejais vós também’ (Jo 14:3). Pedro, um dos mais íntimos discípulos de Jesus, escreveu: ‘Nós, porém, segundo a Sua promessa, esperamos novos céus e nova Terra, nos quais habita justiça’ (2Pe 3:13).

A Bíblia não só revela a maneira e as características da segunda vinda de Cristo, mas descreve também os sinais desse acontecimento. Leia as seguintes profecias a respeito dos sinais da Sua vinda, e marque com um x as que estão se cumprindo:

  1. Falsos messias (Mt 24:4 e 5)
    2. Guerras e rumores de guerras (Mt 24:6 e 7)
    3. Fomes (Mt 24:7)
    4. Epidemias (Lc 21:11)
    5. Terremotos (Mt 24:7)
    6. Problemas sociais (2Tm 3:1-5)
    7. Pessoas vivendo em meio ao terror (Lc 21:26)
    8. Aumento do conhecimento (Dn 12:4)
    9. Sinais e maravilhas (Lc 21:11)
    10. Aumento do ceticismo (2Pe 3:3 e 4)
    11. Pregação do evangelho (Mt 24:14)

Uma descrição exata do nosso mundo, não é? Também é surpreendente, se você pensar que as passagens foram escritas muitos séculos atrás. Esta é outra prova de que podemos confiar na Bíblia.

Se você cresse que Jesus voltaria amanhã,
_ esse pensamento o deixaria feliz ou com medo?
_   O que sua resposta lhe diz sobre si mesmo e seu relacionamento com Deus?