Renovação da mente

RENOVAÇÃO  EM SUA MENTE (psiquê  cf Romanos 12.1-2)  é a obra que Deus quer fazer nos que aceitam Jesus como seu Salvador pessoal.

‘Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia,
e nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo’ Tito 3.5  ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este mundo mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento/ mente
(psiquê) para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus’
(Romanos 12.1-2) Este é o propósito de Deus aos Seus filhos, não apenas ao se converter, mas durante toda a vida:  para experimentar ‘ a boa, perfeita e agradável vontade de Deus’

E COMO ISSO ACONTECE? Do mesmo modo como você se bronzeia :

1- Precisa despir-se… do que traz consigo (preconceitos, costumes)

2- Precisa expor-se… sem reservas ao sol ( à Palavra). Não fica se escondendo do sol forte

3- Precisa dar tempo ao tempo… esperar, deixar a Natureza seguir seu curso.Não há nada que se possa fazer, além disso. A exposição ao sol por certo tempo determina a reação do organismo aos raios solares e o resultado é que a pele fica bronzeada. Dicas podem acelerar o processo, outros fatores podem influir no grau de bronzeamento, mas, nada além disso,se pode fazer.

* ASSIM O CRISTÃO: geralmente o novo convertido está afoito para aprender a andar com Deus, a agradar a Deus e se livrar das coisas erradas. Fazer tudo certo para ser abençoado #pena que esse entusiasmo não permaneça, a ponto de Jesus advertir: tenho contra ti que deixaste o teu primeiro amor’ ( Apocalipse 2.4) Nada pode ser feito, além de ler a bíblia

* Crescimento, fortalecimento, renovação da mente : TUDO isso é obra de Deus através da exposição à Palavra.O Espírito Santo age pela Palavra de Deus.Jesus disse: ‘ Ele…fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito’ João 14.26

COMO? como alguém pode lembrar de algo que nunca se importou de saber, de ler, de ‘ouvir’ de Jesus por ter mantido sua Bíblia fechada, como dizendo a Deus: – ‘Fica calado no Teu canto e faça a Tua parte me abençoando’

* COMO RECEBESTES A CRISTO, ASSIM também ANDAI NELE, Colossenses 2.6

* Como você recebeu a Jesus? Ouviu a Palavra, sentiu sua necessidade, creu, pediu e recebeu a salvação. Não há nada que alguém possa fazer para se salvar além de ir a Jesus e,do mesmo modo, precisa continuar indo a Jesus

*Como você vai fazer para viver a vida cristã? NADA! ‘Como recebestes a Cristo assim, também, andai nEle  ( Coloss 2.6 ) : ouve a Palavra,reconhece sua necessidade, crê na Palavra,pede/ ora e espera que Deus faça a parte dele

Ah! lembrei da única coisa que você pode e deve fazer ( ou foi o Espírito que me fez lembrar?)

A única coisa que você pode e deve fazer é ANDAR NA LUZ, COMO DEUS NA LUZ ESTÁ

* Falar para Deus, momento a momento, a verdade que há em seu íntimo. 1 João 1.7 e9
Ler também João 3.19-21 e Sl 51.6. Ex: Pai,  estou cansada… Pai, está doendo! – Consola-me, renova-me com Tua palavra. – ‘Pai, estou com tanta raiva!’ – ‘Tenho vontade de esganar fulano’

* Pai, estou com medo!’ – Pai, estou ansiosa… -Pai, estou com inveja, não me conformo com tal situação… Não quero isso dentro de mim. Está escrito e temos de confiar no que Deus diz em Sua Palavra: ‘SE andarmos na luz, o sangue de Jesus purifica de todo pecado1 João 1.7
# essa é a condição para se manter conectado com Deus. Se não, o Espírito Santo fica inoperante como um computer de última geração desligado da tomada: todo o potencial está lá mas não funciona. Nas horas difíceis, fala-se muita bobagem. Orar Salmos ajuda a falar de modo adequado com Deus; ex: ‘fala à minha alma, dize: – Eu sou a tua salvação’ ( Sl 35.3)

>Tem misericórdia de mim, Senhor, vê como me fazem sofrer aqueles que me aborrecem, Tu que me levantas das portas da morte’ Salmo 9.13 .

> Julgue o Senhor entre mim e fulano, porém, a minha mão ( boca, olhos,isto é: atitudes, intenção do coração) não será contra ele’ Gn 16.5 e 1Sm 24.12

> ‘alumia as minhas trevas’… Pois está escrito: Tu acenderás a minha candeia; o SENHOR meu Deus iluminará as minhas trevasSl 18.28

GABARITO: ‘Quando eu temer, hei de confiar em Ti’ Sl 56.3

…………………..‘Lança teu cuidado ao Senhor, e Ele te susterá’ Sl 50.22

…………………..‘porque a MIM se apegou com amor, Eu o livrarei’ Sl 91.

Famoso general romano disse: ‘Se queres a paz, prepara a guerra’  Então, em tempos de paz, leia a Bíblia de modo especial, buscando armas para enfrentar os momentos difíceis ( em geral, as pessoas fazem o contrário: quando em aflições, correm para as Escrituras. Muito bom, mas ler a apostila na hora da prova arrisca-se a ser reprovado)  >>> ver no link ESCRITURAS sugestões práticas para a leitura interessante da Bíblia -x-