Sl 145 … você foi abatido?

Na guerra, quando aviões inimigos eram derrubados, dizia-se  ‘terem sido abatidos’  Haviam sido tirados fora de combate : abatimento é arma do inimigo para nos tirar de combate:  ‘com força me impeliste para me fazeres cair  mas o Senhor me ajudou ‘ ( Sl 118 .13 ) O inimigo não brinca: vem para derrubar, MESMO !!! 

Salmo 145   

145.1  ATITUDE: Exaltar-te-ei, ó Deus meu e Rei;  bendirei o teu nome  para todo o sempre. 2 Todos os dias te bendirei  e louvarei o teu nome para todo o sempre. 3 Grande é o SENHOR e mui digno de ser louvado;  a sua grandeza é insondável.
145. 4  [  é ]  Uma geração louvará a outra geração as tuas obras  e anunciará os teus poderosos feitos.

145.5  ATITUDE   Meditarei no glorioso esplendor da tua majestade  e nas tuas maravilhas. 6 Falar-se-á do poder dos teus feitos tremendos,  e contarei a tua grandeza.7 Divulgarão a memória de tua muita bondade  e com júbilo celebrarão a tua justiça.
145.8  SR   Benigno e misericordioso é o SENHOR,  tardio em irar-se e de grande clemência.  9 O SENHOR é bom para todos,  e as suas ternas misericórdias permeiam todas as suas obras.

145.10 [  é ]   Todas as tuas obras te renderão graças, SENHOR;e os teus santos te bendirão. 11 Falarão da glória do teu reino  e confessarão o teu poder, 12 para que aos filhos dos homens se façam notórios os teus poderosos feitos  e a glória da majestade do teu reino. 13 O teu reino é o de todos os séculos,  e o teu domínio subsiste por todas as gerações. O SENHOR . é fiel em todas as suas palavras  e santo em todas as suas obras.
145 14 O SENHOR sustém os que vacilam  e apruma todos os prostrados / LEVANTA A TODOS OS ABATIDOS       todos somos passíveis de uma queda: grande ou pequena, pública ou íntima: ‘o que pensa estar em pé,OLHE ( vigia!) não caia ! (1Co 10.12 ) ‘ A soberba precede a destruição, e a altivez do espírito precede a queda’ ( Pv 16.18 ) e SE CAIU ? ‘ sete 
vezes cai o justo, e se levanta; mas os ímpios são derribados pela calamidade’ (Pv 24.16 )
ainda que caia, não ficará prostrado, pois o Senhor lhe segura a mão’  ( Sl 37.24 )
>  Não te  alegres,  ó inimiga minha, a meu respeito; quando eu cair, levantar-me-ei; quando me sentar nas trevas, o Senhor será a minha luz ‘ Mq 7. 8  ALELUIA ! (
estes todos são textos para o caderninho ! )~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

De volta ao texto do salmo 145.

145.15 ATITUDE:  Em ti esperam os olhos de todos,  e tu, a seu tempo,( Is 60.22)  lhes dás o alimento. 16 Abres a mão  e satisfazes de benevolência a todo vivente.
145.17 Justo é o SENHOR em todos os seus caminhos,  benigno em todas as suas obras.
18 [ é ]  Perto está o SENHOR de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade
19 Ele acode à vontade dos que o temem;  atende-lhes o clamor e os salva.
20 O SENHOR guarda a todos os que o amam;  porém
145.20 b [  é ]  os ímpios serão exterminados.    #   para Deus o ímpio é muito pior do que o pecador > Ver o perfil do ímpio no  Salmo 50.16-21  ( agora convém ler os Salmos novamente  anotando tudo o que Deus diz sobre os ímpios  OU_ ver referências em chave bíblica exaustiva e anotar à margem de sua Bília _  OU_  quem quiser, me peça que envio anexo  por Email )

145.21  GABARITO:  Profira a minha boca louvores ao SENHOR,
e toda carne louve o seu santo   NOME   para todo o sempre. -x-

Lembrete:  a sigla  sustenido (#)  indica comentário do site.
( chamar  esse sinal de instagran  é coisa MUITO recente)
a sigla ( > )  indica ‘SIGA’ como a seta indicativa de mão única, no trânsito.