sl 132 jurou a Davi

Salmo 120  a 134 : série chamada de CÂNTICO DOS DEGRAUS Hoje é salmo 132

Salmo 132    Histórico: remete à promessa do reino feita a Davi

132.1  ORAÇÃO:  *Lembra-te, SENHOR, a favor de Davi,  de todas suas provações; 2  de como jurou ao SENHOR  e fez votos ao Poderoso de Jacó:
132.3 ATITUDE:   Não entrarei na tenda em que moro,  nem subirei ao leito em que repouso,4 não darei sono aos meus olhos,  nem repouso às minhas pálpebras, 5 até que eu encontre lugar para o SENHOR,  morada para o Poderoso de Jacó.
132.6  SITUAÇÃO   Ouvimos dizer que a arca se achava em Efrata  e a encontramos no campo de Jaar.
132.7  ORAÇÃO: Entremos na sua morada,  adoremos ante o estrado de seus pés.8  Levanta-te, SENHOR, entra no lugar do teu repouso,  tu e a arca de tua fortaleza. 9 Vistam-se de justiça os teus sacerdotes, e exultem os teus fiéis.10 Por amor de Davi, teu servo,não desprezes o rosto do teu ungido.
132.11 [é] O SENHOR jurou a Davi com firme juramento, dele não se apartará , 2Sm 7.16
( Jesus )
 Um rebento da tua carne  farei subir para o teu trono.
12     *Se os teus filhos guardarem a minha aliança  e o testemunho que eu lhes ensinar,  também os seus filhos se assentarão  para sempre no teu trono.  13 Pois o SENHOR escolheu a Sião,  preferiu-a por sua morada: 14 Este é para sempre o lugar do meu repouso;  aqui habitarei, pois o preferi.
132. 15  xq    Abençoarei com abundância o seu mantimento  e de pão fartarei os seus pobres. 16 Vestirei de salvação os seus sacerdotes,  e de júbilo exultarão os seus fiéis. 17 Ali, farei brotar a força de Davi;  preparei uma lâmpada para o meu ungido. 18 Cobrirei de vexame  seus inimigos;  mas sobre ele florescerá a sua coroa.-X-

#   Os judeus ficaram   meio   estremecidos  com Deus pois se fixaram na promessa do reino e perderam de vista a promessa do Descendente (Gn 3.15, Cl 2.15) que viria esmagar a cabeça do diabo incorporado na serpente (Apoc  20.2)  e deixaram passar o detalhe de que seria ferido no processo de esmagar a cabeça da ‘serpente’: tu lhe ferirás o calcanhar ‘_ sendo ‘calcanhar’ a parte que toca a terra, remetendo ao corpo humano de Jesus, ferido na cruz.

Hoje, de certa forma, olhando para a situação política, parece que  Deus   se esqueceu do que prometera. Mas é preciso lembrar queo plano de Deus era alcançar todos os povos através dos judeus. E, de certa forma, se cumpriu em Jesus. eles não perceberam as profecias sobre o Messias sofredor: Isaías 53 e salmo 22 ( especialmente) Outro ponto que, talvez , nem todos os judeus percebam é que o estabelecimento do estado de Israel pela ONU em 1948 é o cumprimento da profecia de Isaías 66.8. Os acontecimentos mundiais se encaminham para o fim da era cristã quando os judeus voltarão a ocupar o centro da História , após a retirada da Igreja pelo arrebatamento. Haverá a manifestação do anticristo com 3 anos e meio de paz e, depois, 3 anos e meio de terrível perseguição aos judeus que culminará com a vinda de Jesus em pessoa com a Igreja a julgar as Nações que foram contra Israel e estabelecer o Milênio_ quando então, se cumprirão todas as promessas do reino feitas a Davi. -x-

 

Deus não é obrigado a favorecer apenas a Israel. Deus quer que todos os povos venham a Ele e o fez na pessoa de Jesus. No Milênio, Deus cumprirá a promessa do reino feita a Israel.