Sl 114 espantosa presença

Salmo 114    HISTÓRICO …remete à saída do Egito,  à passagem pelo Mar Vermelho ( êxodo 14.22) e à passagem pelo rio Jordão ( Josué cap 3 e 4)  Refere-se ao monte Sinai que estremeceu e fumegava à presença do Senhor ( Êxodo 19.18) e quando fez jorrar um manancial da rocha que os acompanhava , êxodo 17.6. Conhecer o texto todo da Bíblia  faz entender melhor o que se lê.  Esta é a finalidade destes sites: destrinchar a Bíblia, dando  detalhes que esclareçam/ simplifiquem  a mensagem.  

114.1 Quando saiu Israel do Egito,  e a casa de Jacó, do meio de um povo de língua estranha,
.2 Judá se tornou o seu santuário,  e Israel, o seu domínio.
3 O mar viu isso e fugiu ( êxodo 14.22) ;  o Jordão tornou atrás.( Josué cap 3 e 4)
.4 Os montes saltaram como carneiros,  e as colinas, como cordeiros do rebanho,( Êxodo 19.18). .5 Que tens, ó mar, que assim foges? E tu,Jordão, para tornares atrás?
.6 Montes, por que saltais como carneiros?  E vós, colinas, como cordeiros do rebanho?
114.7 SITUAÇÃO 
  Estremece, ó terra, na presença do Senhorna presença do Deus de Jacó, 8 o qual converteu a rocha em lençol de água  e o seixo, em manancial>  êxodo 17.6.. –x-

Obs 1 :    o salmista  enfatiza   ‘ a   presença do Senhor’  que é espantosa e até faz a terra tremer  enquanto os  homens, indiferentes  à majestade de Deus, continuam a ignorá-lO  e, pior, continuam a desonrá—lO, contrariando Suas diretrizes dadas através da Palavra .O mais importante de tudo é estarmos buscando nos manter na presença do Senhor a cada instante, sem que nada  impeça nossa comunhão com  Ele.  O resto, de um modo ou de outro, se ajeita.
Obs 2 :
Deus de Jacó
 remete à pessoa antes de um encontro pessoal e decisivo com Deus como foi o de Jacó no vale de Jaboque quando ele  teve seu nome mudado para Israel > Gênesis 32.22
Deus’ conhece nossa estrutura e lembra-se que somos pó’  Salmo 103.14 . Ele não espera de nós nada além de nós mesmos
Deus prova seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós sendo nós ainda pecadores’   Romanos 5.8