Sl 104 ( 2 ) o sol e a lua…

Salmo 104   Parte 2   Lendo a Bíblia com atenção e inteligência percebemos informações sobre muitos assuntos além das coisas espirituais. Como na frase inicial desse trecho do salmo 104.Deus fez a lua para marcar o tempo : durante toda a Antiguidade os calendários tinham por base as fases da lua. Calendário com base nos movimentos de translação é coisa moderna. Outro detalhe: o sol conhece o seu  ocaso : sabe que os meteorologista informam a hora exata em que o sol nasce e se põe ?  Na época em que o salmo foi escrito, não havia o conhecimento científico mas  já  estava determinado por Deus e o salmista deu uma dica do fato que seria conhecido muitos séculos depois.    

104.19   ELE   Fez a lua para marcar o tempo; o sol conhece a hora do seu ocaso. 20 Dispões as trevas, e vem a noite _ SITUAÇÃO:  na qual vagueiam os animais da selva. 21 Os leõezinhos rugem pela presa e buscam de Deus o sustento; 22 em vindo o sol, eles se recolhem  e se acomodam nos seus covis. 23 Sai o homem para o seu trabalho  e para o seu encargo até à tarde.

24  A Que variedade, SENHOR, nas tuas obras!  Todas com sabedoria as fizeste;  cheia está a terra das tuas riquezas. 25  SITUAÇÃO:   Eis o mar vasto, imenso,  no qual se movem seres sem conta,animais pequenos e grandes. 26 Por ele transitam os navios  e o monstro marinho que formaste para nele folgar. 27  Todos esperam de ti  que lhes dês de comer a seu tempo. 28 Se lhes dás, eles o recolhem;  se abres a mão, eles se fartam de bens. 29 Se ocultas o rosto, eles se perturbam;  se lhes cortas a respiração, morrem  e voltam ao seu pó.
104. 30 [ é ] Envias o teu Espírito, eles são criados,  e, assim, renovas a face da terra.

 #  Deus Se compraz em renovar. Renovou a Terra abalada com a queda do querubim. Cada ano é um novo ciclo de estações.  Em Cristo, somos feitos novas criaturas( 2 Co 5.17) . Cada manhã as misericórdias do Senhor se renovam ( Lm 3.22) . Um dia, haverá novos céus e nova Terra. Ap 21.1-2

.31   A glória do SENHOR seja para sempre!  Exulte o SENHOR por suas obras ! 32 Com só olhar para a terra, Ele a faz tremer;  toca as montanhas, e elas fumegam.
104.33  GABARITO : atitude exemplar a ser seguida à risca:  Cantarei ao SENHOR enquanto eu viver;  cantarei louvores ao meu Deus durante  minha vida. 34 Seja-lhe agradável a minha meditação;  eu me alegrarei no SENHOR.
104.35  ! ! !  Desapareçam da terra os pecadores,  e já não subsistam os perversos.
            ATITUDE:   Bendize, ó minha alma, ao SENHORAleluia!   -X-