Sl 105 ( 2 ) a coluna de fogo

Salmo  105 – parte  2 :  lembra fatos históricos narrados no livro do   ÊXODO e como a  nuvem de dia e a coluna de fogo à noite os guiava  e  testificava da presença do Senhor no meio deles.

 obs: na sua Bíblia, junte o números dos versos com uma [ chave Pinte em amarelo

105.[ 24-43
 Relato do agir de Deus em Êxodo:  Deus fez sobremodo fecundo o seu povo  e o tornou mais forte do que os seus opressores. 25 Mudou-lhes o coração para que odiassem o seu povo  e usassem de astúcia para com os seus servos. 26 E lhes enviou Moisés, seu servo,  e Arão, a quem escolhera,( Exodo 2 – 4)  27 por meio dos quais fez, entre eles,  os seus sinais e maravilhas na terra de Cam. ( Exodo 5- 11 as pragas) 28 Enviou trevas, e tudo escureceu;  e Moisés e Arão não foram rebeldes à sua palavra. 29 Transformou-lhes as águas em sangue  e assim lhes fez morrer os peixes. 30 Sua terra produziu rãs em abundância,  até nos aposentos dos reis.31 Ele falou, e vieram nuvens de moscas  e piolhos em todo o seu país.32 Por chuva deu-lhes saraiva  e fogo chamejante, na sua terra. 33 Devastou-lhes os vinhedos e os figueirais  e lhes quebrou as árvores dos seus limites. 34 Ele falou, e vieram gafanhotos  e saltões sem conta, 35 os quais devoraram toda a erva do país  e comeram o fruto dos seus campos.
36 Também feriu de morte a todos os primogênitos da sua terra ( Êxodo 12 ),  as primícias do seu vigor. 37 Então, fez sair o seu povo, com prata e ouro  ( Êxodo  12.35-36)  ,  entre as suas tribos não havia só inválido.38 Alegrou-se o Egito quando saíram, porquanto lhe tinham infundido terror.
105. 40   (sit: Pediram ) , e ele fez vir codornizes  e os saciou com pão do céu.( Êxodo 16 e Números 11.31)

105. 41 Fendeu a rocha, e dela brotaram águas,  que correram, qual torrente, pelo deserto( Êxodo 17) .42 Porque estava lembrado da sua santa palavra  e de Abraão, seu servo (> Gn 12.1-2, 15.5-6) 43  E conduziu com alegria o seu povo  e, com jubiloso canto, os seus escolhidos.

105. 44 Relato da conquista da terra no livro de  Josué :  Deu-lhes as terras das nações,  e eles se apossaram do trabalho dos povos, 45  para que …( indica finalidade) Lhe guardassem os preceitos  e lhe observassem as leis.  Aleluia !  -x-

Deus tratou  com pessoas, famílias,  povo e Nação de Israel como uma ilustração impactante ao mundo  com a finalidade de Se revelar a todos os povos e  atrair  todos de volta a Si.  Era muitíssimo importante Israel observar as leis do Senhor como exemplo aos povos_ assim como hoje  o testemunho de Jesus tem a finalidade de atrair os perdidos à salvação em Cristo.

 -x-  Obs: importante anotar as > referências à margem de sua Bíblia.