Sl 106 ( 1) guardar a justiça

Salmo 106,parte 1 _ salmo histórico   ( remete ao relato dos livros de  êxodo e números)  relata os repetidos erros do povo através de fatos históricos até que foram em cativeiro  Por isso, os que guardam a justiça são bem  aventurados pois sobre eles está a bênção do Senhor

106.1  Aleluia!
  > Rendei graças ao SENHOR, porque ele é bom;  porque a sua misericórdia dura para sempre.
106.2 ??? Quem saberá contar os poderosos feitos do SENHOR  ou anunciar os seus louvores?
.3 [ é ] Bem-aventurados os que guardam a retidão  e o que pratica a justiça em todo tempo.
.4  ORAÇÃO:    Lembra-te de mim, SENHOR, segundo a tua bondade para com o teu povo;  visita-me com a tua salvação, 5 para que eu veja a prosperidade dos teus escolhidos,  e me alegre com a alegria do teu povo,  e me regozije com a tua herança.
.6   ATITUDE ( o salmista se inclui ao confessar o pecado do povo como se fosse dele, também)  Pecamos, como nossos pais;  cometemos iniqüidade, procedemos mal.
. 7 ora: Nossos pais, no Egito, não atentaram às tuas maravilhas;  não se lembraram da multidão das tuas misericórdias  e foram rebeldes junto ao mar, o mar Vermelho, Êxodo 14.11-15.

106.8 Mas Ele os salvou por amor do seu NOME,  para lhes fazer notório o seu poder. 9 Repreendeu o mar Vermelho, e ele secou;  e fê-los passar pelos abismos, como por um deserto. 10 Salvou-os das mãos de quem os odiava  e os remiu do poder do inimigo.11situação:As águas cobriram os seus opressores;  nem um deles escapou.
12 Então [ ~] creram nas suas palavras  e lhe cantaram louvor, Êxodo 14.27-28.
.13   ERRO  Cedo, porém, se esqueceram das suas obras  e não lhe aguardaram os desígnios; 14 entregaram-se à cobiça, no deserto;  e tentaram a Deus na solidão.
106 15  [  SR ] Concedeu-lhes o que pediram,  mas fez definhar-lhes a alma

 #   talvez seja referência ao desejo de comer carne que Deus atendeu enviando codornizes ( Exodo 16.12 e Números 11.4  : convém anotar referências  cruzadas)  
.16
   ERRO : Tiveram inveja de Moisés, no acampamento,e de Arão, o santo do SENHOR,  . Continua…