Sl 102 ( 1) socorre-me, Senhor

Salmo 102   Angustiado,Abatido … A VIDA É ASSIM: um dia estamos ‘nas alturas’ , outro dia estamos super p’ra baixo. Mas Deus é o mesmo, Ele não muda.  Como é bom saber que meus sentimentos e desgraças não alteram  Quem Deus é  …

1 &oração  Ouve,SENHOR, minha súplica, cheguem a ti os meus clamores. 2 Não me ocultes o rosto no dia da minha angústia;  inclina-me os ouvidos;  no dia em que eu clamar, dá-te pressa em acudir-me.PORQUE…
102. [ 3  -11    #   descreve sua horrível situação: SITUAÇÃO:  meus dias, como fumaça, se desvanecem,  e os meus ossos ardem como em fornalha. 4 Ferido como a erva, secou-se o meu coração;  até me esqueço de comer o meu pão. 5 Os meus ossos já se apegam à pele,  por causa do meu dolorido gemer.6 Sou como o pelicano no deserto,  como a coruja das ruínas. 7 Não durmo  e sou como o passarinho solitário nos telhados. 8 Os meus inimigos me insultam a toda hora;  furiosos contra mim, praguejam com o meu próprio nome. 9 Por pão tenho comido cinza  e misturado com lágrimas a minha bebida, 10 por causa da tua indignação e da tua ira,  porque me elevaste e depois me abateste. 11 Como a sombra que declina, assim os meus dias,  e eu me vou secando como a relva.
12   Tu, porém, SENHOR, permaneces para sempre,  e a memória do teu nome, de geração em geração #  por pior que seja a situação, erga seus olhos  e  firme seu foco em Deus:

102.13  declara sua Fé  – Levantar-te-ás e terás piedade de Sião; é tempo de te compadeceres dela,  e já é vinda a sua hora; 14 porque  …
ATITUDE:  os teus servos amam até as pedras de Sião  e se condoem do seu pó.
15  [ é ]   Todas as nações temerão o nome do SENHOR,  e todos os reis da terra, a sua glória; 16 porque   o SENHOR edificou a Sião,  apareceu na sua glória,
102.17  o SENHOR… atendeu à oração do desamparado  e não lhe desdenhou as preces

#   O nome do Senhor é que será glorificado entre todas as nações  pois o nome está associado à pessoa que Deus é…   Israel tem aliança com Deus para proclamar O NOME DO SENHOR ( YHVH ) a todos os  povos e todos virem a adorar a Deus .

102.18 [ é ] Ficará isto  registrado  para a geração futura   # Deus fez com que ficar  registrado
o que Ele  quis que o homem soubesse a respeito dEle e das coisas espirituais que o homem não tem condições de perceber com seus sentidos naturais.

102.18 b  [ é ]  um povo, que há de ser criado, louvará ao SENHOR   -x-
 #   a  IGREJA já estava nos planos de Deus