Sl 94 ( 2 ) perfil do abençoado

Salmo 94 Parte 2 _  tendo definido quem é perverso ( parte 1)   o Senhor começa a definir quem é uma pessoa abençoada: é a quem Deus corrige. Somos advertidos: ‘se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois bastardos e não filhos'(Hb 12.8 ) Bastardo é o filho nascido fora da aliança, No caso,é o que  não tem com Deus  aliança pela fé no sangue de Jesus .Antigamente se dizia: ‘é convencido, mas não convertido’. Pense bem.

94.11  [SR ]  O SENHOR conhece os pensamentos do homem,  que são pensamentos vãos.
12 [é] Bem-aventurado o homem, SENHOR, a quem tu repreendes, a quem ensinas a tua lei #   Faça suas as afirmações  da Palavra: declare-as em voz alta,  com fé. Ao lermos as repreensões feitas aos outros, podemos nos conferir  para não agirmos daquele modo. Ao lermos os ensinos da Palavra e os colocarmos em prática, seremos bem aventurados.
             para …     ( mostra a finalidade da correção e instrução do Senhor)  
94.13   lhe dares descanso dos dias maus,  até que se abra a cova para o ímpio.
14  Pois o SENHOR não há de rejeitar o seu povo,  nem desamparar a sua herança.15 Mas o juízo se converterá em justiça,  e segui-la-ão todos os de coração reto.
94.16 ??? Quem se levantará a meu favor, contra os perversos?  Quem estará comigo contra os que praticam a iniqüidade ?       o chamado do salmista é um apelo a que cada se posicione contra a perversidade. Geralmente, quando rodeado por pessoas sem escrúpulos, o justo se sente só, um ET em meio à maioria. Face a desonestidade reinante,Rui Barbosa disse:  que ‘se sente vergonha de ser honesto’

94.17   TESTIFICA :   Se não fora o auxílio do SENHOR,  já a minha alma estaria na região do silêncio.  Quando eu *digo: resvala-me o pé,  a tua benignidade, SENHOR , me sustém.
94.19  Quando dentro de mim se multiplicam os cuidados,  as tuas consolações me alegram a alma.
94.20 ??? Pode, acaso, associar-se contigo o trono da iniqüidade (? )
situação:  o qual forja o mal, tendo uma lei por pretexto? (é  impossível Deus  ser conivente com o mal ).21 Ajuntam-se contra a vida do justo  e condenam o sangue inocente   # desde a Queda os que governam têm deturpado ( pervertido) o direito a seu bel prazer, como diz o texto:  obrigam a todos a aceitarem o mal fazendo leis arbitrárias e  injustasMas…  ( no meio dessa situação  )
94. 22 o SENHOR é o meu baluarte e o meu Deus,  o rochedo em que me abrigo.
94. 23  P <  Princípio bumerangue :  Sobre eles ( Deus) faz recair a sua iniqüidade  e pela malícia deles próprios os destruirá; [é ] o SENHOR, nosso Deus, os exterminará -x-

 uma das características do amor é que  ‘ não se alegra com a injustiça mas regozija-se com a verdade’  ( 1Co 13.4-7 )   A verdade é que Deus nunca irá tolerar nem sequer um só pecadinho de nada. Tal verdade é  motivo de intensa alegria para você ?
-x-