Sl 81 se quiser ouvir…

Salmos: ‘ cartilha’ do andar pessoal com Deus

Salmo 81      Deus  fala a seu povo … mas será que encontra pessoas que querem ouvir o que  Ele tem a dizer ?  Vivemos em sistema de ESCOLHA CONSEQUENTE : Deus  ‘põe as cartas na mesa’ e diz ESCOLHE ( Dt 31.19) Pelo profeta Isaías, Deus advertiu o povo: SE QUISERDES E ME OUVIRDES… comereis o melhor.  SE NÃO, caireis à espada'( Is 1.19-20)  A escolha é sua, ainda hoje, a cada dia…

1 SIGA >>> # O POVO DE   DEUS CELEBRA AO SENHOR:
Cantai de júbilo a Deus, força nossa;  celebrai o Deus de Jacó. 2 Salmodiai e fazei soar o tamboril,  a suave harpa com o saltério. 3 Tocai a trombeta na Festa da Lua Nova,  na lua cheia, dia da nossa festa. 4 É preceito para Israel, é prescrição do Deus de Jacó. 5 Ele o ordenou, como lei, a José,  ao sair contra a terra do Egito.  Ouço uma linguagem que eu não conhecera.
81.[ 6 – 16 juntar com  [ chave em sua Bíblia )
TESTIFICA
Livrei os seus ombros do peso,  e suas mãos foram livres dos cestos.
7 Clamaste na angústia, e te livrei;  do recôndito do trovão eu te respondi
 e te experimentei junto às águas de Meribá > Êxodo 17.7 .

81.8 >>> Ouve, povo meu, quero exortar-te. Ó Israel, se me escutasses ! >Não haja no meio de ti deus alheio,  nem te prostres ante deus estranho.
10 Eu sou o SENHOR, teu Deus,  que te tirei da terra do Egito. Abre bem a boca, e ta encherei  # cada um precisa querer o que Deus nos oferece, como um nenê abre bem a boca para a comida que a mãe lhe oferece.  Deus quer nos sustentar e nos satisfazer como o melhor  _    Mas
11 ERRO:    o meu povo não me quis escutar a voz,  e Israel não me atendeu. 12 Assim( ~ ) deixei-o andar na teimosia do seu coração;  siga os seus próprios conselhos.   # muitos de nossos sofrimentos e dificuldades advêm de não darmos ouvidos ao que Deus diz em sua Palavra:  será esse o motivo, a raiz oculta  de nossos problemas atuais  ?

81.13  o SR  diz:   Ah! Se o meu povo me escutassese Israel andasse nos meus caminhos!
14  xq  ( promessas de Deus são  como cheques a serem descontados pela nossa declaração com  fé)   Eu, de pronto, lhe abateria o inimigo  e deitaria mão contra  seus adversários.15 Os que aborrecem ao SENHOR se lhe submeteriam, e isto duraria para sempre. 16 Eu o sustentaria com o trigo mais fino e o saciaria com o mel que escorre da rocha. -x-

 # que este salmo nos sirva de advertência para considerar / verificar  nossos caminhos: SE estamos (?)
1-  dando ouvidos ao que Deus diz em Sua Palavra , v 8
2- tirando os deuses estranhos de nosso coração
3- deixando de adorara as obras de nossas mãos( nossas realizações) 4- cuidando de ‘abrir bem nossa boca’ tanto quanto às palavras que proferimos, quanto as promessas que descontamos _ ou não!
5- cuidar de andar nos caminhos do Senhor e não nos nossos próprios.

Os xq.s de Deus são dados para serem descontados em oração