Sl 79 Israel foi cativo

Salmo 79     escrito quando cativos na Babilônia por não terem dado ouvidos aos profetas que por  séculos  os chamaram a voltar aos caminhos do Senhor _ Saiba que:  ‘Aquele que, sendo muitas vezes repreendido, endurece a cerviz, será quebrantado de repente sem que haja cura’ Pv 29.1

Salmo 79.1  História   Ó Deus, as nações invadiram a tua herança,  profanaram o teu santo templo,  reduziram Jerusalém a um montão de ruínas. 2 Deram os cadáveres dos teus servos  por cibo às aves dos céus  e a carne dos teus santos, às feras da terra. 3 Derramaram como água o sangue deles  ao redor de Jerusalém,  e não houve quem lhes desse sepultura. 4 Tornamo-nos o opróbrio dos nossos vizinhos,  o escárnio e a zombaria dos que nos rodeiam> 2 Reis 24.23>>
5 & ???   Até quando, SENHOR? Será para sempre a tua ira? Arderá como fogo o teu zelo?
!!!
  Derrama o Teu furor sobre as nações  que Te não conhecem  e sobre os reinos  que não invocam o Teu * nome ( conheça os nome do Senhor para invocá-los). 7 Porque …
7  SITUAÇÃO :  eles devoraram a Jacó  e lhe assolaram as moradas.
8    Não recordes contra nós as iniquidades de nossos pais; apressem-se ao nosso encontro as Tuas misericórdias,  pois estamos sobremodo abatidos. 9 Assiste-nos, ó Deus e Salvador nosso, pela glória do Teu *nome; livra-nos e perdoa-nos os pecados, por amor do Teu* nome
10 ??? Por que diriam as nações:  Onde está o seu Deus?
!!!  Seja, à nossa vista, manifesta entre as nações a vingança do sangue  que dos teus servos é derramado. 11 Chegue à tua presença o gemido do cativo;  consoante a grandeza do teu poder,  preserva os sentenciados à morte > REMETE AO Salmo 102.20   ora a Palavra  talvez o salmo 102 tenha sido escrito antes de irem ao cativeiro e o salmista `desconta` a Palavra como um cheque,  dando exemplo de como orar de acordo com a Palavra, de acordo com a  vontade de Deus expressa em Sua Palavra . ‘desde os céus o Senhor observou a Terra para ouvir o gemido dos presos, para libertar os sentenciados à morte ‘Sl 102. 19- 20

!!! 12 Retribui, Senhor, aos nossos vizinhos, sete vezes tanto, o opróbrio com que te vituperaram.
13 Quanto a nós, teu povo e ovelhas do teu pasto,  para sempre te daremos graças;  de geração em geração proclamaremos os teus louvores. # mesmo não tendo sido atendido imediatamente, há ações de graças pelo que Deus havia de fazer, eles criam , mas conheciam (?) as Escrituras o bastante para ter certeza de que, ‘a seu tempo, Eu , o Senhor, o farei prontamente’ Isaías 60.22 _  Daniel conhecia bem as Escrituras : passados os 70 anos em cativeiro, ele orou, ‘descontando ‘ a promessa  de Deus a Jeremias 25.12 e 29.10, Daniel 9.2-4

> Possamos nós conhecer a Palavra  e sermos parceiros de Deus no seu cumprimento dando voz à Sua Palavra, como diz o Salmo 103.20. Bendizei ao Senhor, vós anjos seus, poderosos em força, que cumpris as suas ordens, obedecendo à voz da Sua palavra !
Obs:  nós damos voz à Palavra de Deus quando a falamos em voz alta, crendo.