Sl 78 ( 2 ) Gabarito

Salmo 78  Parte 2 _  HISTÓRICO…mostra acertos e desacertos para nos conferirmos a agirmos corretamente. Continua falando sobre atitudes de  Israel ao sair do Egito que devem ser evitadas se queremos andar com Deus … 

78.22  ERRO 1- não creram em Deus,  nem confiaram na sua salvação  # ‘as misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, novas são cada manhã ’ ( Lm3.22-23 )  Deus pode nos consumir num sopro mas nos ama e espera a gente se adequar a Ele para poder viver com Ele no céu. 

Sl 78.[ 24 -28] ( * )  Nada obstante… ordenou às alturas  e abriu as portas dos céus; 24 fez chover maná sobre eles, para alimentá-los,  e lhes deu cereal do céu. 25 Comeu cada qual o pão dos anjos;  enviou-lhes ele comida a fartar.26 Fez soprar no céu o vento do Oriente  e pelo seu poder conduziu o vento do Sul. 27 Também fez chover sobre eles carne como poeira  e voláteis como areia dos mares. 28 Fê-los cair no meio do arraial deles,  ao redor de suas tendas. Então:
78. 29 SITUAÇÃO:  comeram e se fartaram a valer; pois lhes fez o que desejavam.30 Porém…
78.30  ERRO 2 -não reprimiram o apetite ( nós tb precisamos reprimir nosso instintos mais baixos e  não agir de modo desenfreado)  Tinham ainda na boca o alimento, 78.31  ( ~)  quando se elevou contra eles a ira de Deus,e entre os seus mais robustos semeou a morte,e prostrou os jovens de Israel> Nm 11.35 . #  há muito o que não  entendemos : parece que o motivo da praga foi  terem se atirado afoitamente a comer carne CRUA, sem escorrerem o sangue , o que Deus enfaticamente lhes proibira > Lv 3.17  

78.32   Sem embargo disso,
ERRO 3-  continuaram a pecar  e não creram nas suas maravilhas.
78.33 Por isso, ( ~)Ele fez  que os seus dias se dissipassem num sopro  e os seus anos, em súbito terror.
78.[ 34-37]  SITUAÇÃO: :Quando os fazia morrer, então,
ATITUDE:
O buscavam,arrependidos, procuravam a Deus. Lembravam-se de que Deus era a sua rocha  e o Deus Altíssimo, o seu redentor.
36  ERRO 4 : Lisonjeavam-no, porém de boca, com a língua lhe mentiam. 37 Porque o coração deles não era firme para com ele,  nem foram fiéis à sua aliança. 38 Ele(Deus), porém,
78.[ 38-39 ( * )  que é misericordioso, perdoa a iniqüidade e não destrói
antes, muitas vezes desvia a sua ira  e não dá largas a toda a sua indignação. 39 Lembra-se de que eles são carne,  vento que passa e já não volta.   # somos muto parecidos com esse povo  !  Que possamos considerar  os erros deles para os evitarmos.
Continua … Parte 3  Sl 78.40 >>>

Obs: ( * ) asterisco é sigla para misericórdia de Deus.  Convém marcar à margem dos versículos, , em sua Bíblia