Sl 69 ( 2 ) sofrimento na cruz

Salmos: ‘ cartilha’ do andar pessoal com Deus

Salmo 69    relata o sofrimento do Messias na cruz .  Na aparente derrota da cruz, a grande vitória nas regiões celestiais: despojando principados e potestades publicamente os expôs ao desprezo triunfando deles na cruz’ Coloss 2.15_ cumpre  a promessa do Descendente que viria esmagar a cabeça da serpente e seria ferido no processo , Gn 3.15 

69.14  &Oração:  livra-me do tremedal, para que não me afunde; seja eu salvo dos que me odeiam  e das profundezas das águas.15 Não me arraste a corrente das águas,  nem me trague a voragem,  nem se feche sobre mim a boca do poço. 16 Responde-me, SENHOR, pois compassiva é a tua graça;  volta-te para mim segundo a riqueza das tuas misericórdias. 17 Não escondas o rosto ao teu servo, pois estou atribulado;  responde-me depressa. 18 Aproxima-te de minha alma e redime-a;  resgata-me por causa dos meus inimigos.19 Tu ,Senhor, conheces …
18  Situação: a minha afronta,  a minha vergonha e o meu vexame;  todos os meus adversários estão à tua vista. 20 O opróbrio partiu-me o coração, e desfaleci;   esperei por piedade, mas debalde; por consoladores, e não os achei. 21 Por alimento me deram fel  ( > Mt 27.34 ) e na minha sede me deram a beber vinagre  (>  João 19.28 )  22  Sua mesa torne-se-lhes diante deles em laço,  e a prosperidade, em armadilha. 23 Obscureçam-se-lhes os olhos, para que não vejam;  e faze que sempre lhes vacile o dorso. 24 Derrama sobre eles a tua indignação,  e que o ardor da tua ira os alcance.25 Fique deserta a sua morada,  e não haja quem habite as suas tendas. 26 Pois…
Situação: perseguem a quem tu feriste  e acrescentam dores àquele a quem golpeaste.
27 ! ! ! Soma-lhes iniqüidade à iniqüidade,  e não gozem da tua absolvição.28 Sejam riscados do Livro dos Vivos ( > Fp 4.3, Ap 20.15 ) e não tenham registro com os justos ( # ) sob atroz sofrimento, toma posição por Deus. Traído, negado, batido, humilhado, cuspido, e ainda, Pilatos  afrontava Jesus dizendo ; POSSO DAR e TIRAR SUA VIDA  , a  que  Jesus responde, afirmando a soberania de Deus em suas circunstâncias: ‘Nenhuma autoridade terias sobre mim, se de  cima  não te fora dado …’ > João 19.10-11

29 Quanto a mim, porém, amargurado e aflito,  ponha-me o teu socorro, ó Deus, em alto refúgio.
30  Atitude:    Louvarei com cânticos o nome de Deus,  exaltá-lo-ei com ações de graças.31 Será isso muito mais agradável ao SENHOR  do que um boi ou um novilho com chifres e unhas.
32  siga >  Vejam isso os aflitos e se alegrem;  quanto a vós outros que buscais a Deus, que o vosso coração reviva.33 Porque... o SENHOR responde aos necessitados  e não despreza os seus prisioneiros       faça suas as declarações da Palavra !
Sl 69.34  >   Louvem-no os céus e a terra,  os mares e tudo quanto neles se move. 35 Porque…
Declara:   Deus salvará Sião  e edificará as cidades de Judá,  ali habitarão e hão de possuí-la. 36 Também a descendência dos seus servos a herdará, e os que Lhe amam o nome nela habitarão  -x-

Obs:  a aparente derrota da cruz era, de fato enorme vitória sobre as trevas  cumprindo a promessa de Gn 3.15 1 este te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar’ ( remete a)  ‘despojando principados e potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na  cruz’  Coloss. 2.15