Sl 66 (1) grandes feitos do Senhor

Salmos: ‘ cartilha’ do andar pessoal com Deus

 Salmo 66  Parte 1   Salmo histórico : aclama a Deus que através dos séculos e da História dos israelitas tem agido a favor do Seu povo

Siga >>>  Aclamai a Deus, toda a terra.2 Salmodiai a glória do seu nome,  dai glória ao seu louvor.3 *Dizei a Deus: Que tremendos são os teus feitos!
Situação: Pela grandeza do teu poder,  a ti se mostram submissos os teus inimigos.4 Prostra-se toda a terra perante ti,  canta salmos a ti;  salmodia o teu nome.
5 Siga >>> Vinde e vede as obras de Deus:  tremendos feitos para com os filhos dos homens!
6 Histórico:  Converteu o mar em terra seca;  atravessaram o rio a pé; A ali,nos alegramos nele. 7 Ele, em seu poder, governa eternamente;  os seus olhos vigiam as nações;
Adverte: não se exaltem os rebeldes.
8  >>> Bendizei, ó povos, o nosso Deus;  fazei ouvir a voz do seu louvor; 9 o que preserva com vida a nossa alma  e não permite que nos resvalem os pés. 10 pois…
10 Testifica: tu, ó Deus, nos provaste; acrisolaste-nos como à prata.11Tu nos deixaste cair na armadilha; oprimiste nossas costas;12 Tu fizeste que homens cavalgassem sobre nossa cabeça;  passamos pelo fogo e pela água; porém, afinal nos trouxeste para um lugar espaçoso.
13 Atitude:   Entrarei na tua casa com holocaustos;  pagar-te-ei os meus votos,14 que proferiram os meus lábios,  e que, no dia da angústia, prometeu a minha boca.15 Oferecer-te-ei holocaustos de vítimas cevadas, com aroma de carneiros;  imolarei novilhos com cabritos.
 #   quando em aflição,  a gente promete tudo a Deus mas esquece de cumprir quando a aflição passa: é exatamente sobre isso que o texto nos adverte a não fazer mas lembrar de cumprir seus votos. Aliás,  melhor não fazer voto algum : Deus não precisa de incentivo ( ou suborno?)  para nos ajudar. ‘ Melhor é que não votes  do que votares e não pagares’   Ec 5.5