salmo 68 (1)

Salmo 68     O prevalecer de Deus sobre os inimigos   parte 1

1 SR Levanta-se Deus; [ ~ ]dispersam-se os seus inimigos; de sua presença fogem os que o aborrecem.2 Como se dissipa a fumaça, assim tu os dispersas; como se derrete a cera ante o fogo, assim à presença de Deus per ecem os iníquos.3 Os justos, porém, se regozijam, exultam na presença de Deus e folgam de alegria.

4 >> > Cantai a Deus, salmodiai o seu nome; exaltai o que cavalga sobre as nuvens.
    SENHOR ( Yhvh) é o seu nome, exultai diante dele.
. 5 Pai dos órfãos e juiz das viúvas é Deus em sua santa morada.
68. 6 Deus faz que o solitário more em família;   tira os cativos para a prosperidade;
      # podemos colocar pessoas sob as afirmações do que Deus é e faz.. Conhece alguém sem família ? Comece a colocá-lo ( diga o nome) sob a Palavra do salmo 68.6 :

[ é ] só os rebeldes habitam em terra estéril   > remete a ‘’a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou ..para que não sejas rei’ 1 Sm 15.23   #  mesmo os bastante religiosos podem ser rebeldes quando rejeitam a disciplina do Senhor  >ler Sl 50.16-22  

7 Hist Ao saíres, ó Deus, à frente do teu povo, ao avançares pelo deserto,8 tremeu a terra; também os céus gotejaram à presença de Deus; o próprio Sinai se abalou na presença de Deus, do Deus de Israel.9 Copiosa chuva derramaste, ó Deus, para a tua herança;   quando já ela estava exausta, tu a restabeleceste.10 Aí habitou a tua grei; em tua bondade, ó Deus, fizeste provisão para os necessitados. 11 O Senhor deu a palavra: grande é a falange dos mensageiros das boas-novas.    # Deus quer fazer o mesmo para a Igreja, seu povo, hoje.

12 Sit Reis de exércitos fogem e fogem; a dona de casa reparte os despojos.
13 ??? Por que repousais entre as cercas dos apriscos? As asas da pomba são cobertas de prata, cujas penas maiores têm o brilho flavo do ouro. # Perguntas de Deus são para fazer pensar . Este trecho encerra preciosa lição espiritual, mas muito complicada para este momento.

14 Quando o Todo-Poderoso ( El Shaddai) ali dispersa os reis, cai neve sobre o monte Zalmom (ou monte Ebal de onde Josué( 8.30) leu a lei ao povo ao iniciar a conquistas em Canaã. )
15 O monte de Deus é Basã, serra de elevações é o monte de Basã.( remete a situações de vitória e intervenção de Deus épicas: Gn 14.5 e Nm 21.33) .

16 ??? Por que olhais com inveja, ó montes elevados, o monte que Deus escolheu para sua habitação? [ é ]O SENHOR habitará nele para sempre. 17 Os carros de Deus são vinte mil, sim, milhares de milhares. No meio deles, está o Senhor; o Sinai ( onde a Lei foi dada , Ex 20) tornou-se em santuário.

18 Jesus:  Subiste às alturas, levaste cativo o cativeiro; recebeste homens para os homens, e até para os rebeldes ( ARA)   para que o SENHOR Deus habite no meio deles. *Remete a >Ef 4. 8 sobre Jesus ressurreto enviar o Espírito Santo que concedeu dons aos homens , 1 Co 12,1Pe 4.10

amanhã, parte 2