Sem explicações

Não adianta Deus dar muitas explicações, pois não vamos entender, MESMO ! 

1- O ser humano é muito pretensioso: pretender explicar Deus ( Sua existência ou inexistência, Seus critérios e Seus motivos e Seus agir…) quando não sabe explicar os fatos mais corriqueiros da vida: como o bife que come se transforma em energia , não sabe explicar a fotossíntese, as leis da aerodinâmica…e por aí vai…

O HOMEM FOI CRIADO PARA ESCOLHER: dotado de livre arbítrio, as duas árvores apenas significavam a oportunidade de exercer sua capacidade de ESCOLHA. Só que eles usaram mal a oportunidade concedida. ‘Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência ‘ Deuteronômio 30.19

Como crianças, temos de seguir as instruções da Palavra: Deus sabe o motivo e sabe melhor
As coisas encobertas pertencem ao SENHOR nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei ‘ ( Deuteronômio 29.29 )   >  ‘Quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo?’ ( 1 Coríntios 2.16 ) >Os meus pensamentos não são os vossos pensamentos nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR.
9 Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos’ Isaías 55.8-9

 Desde o Abel, morto pelo irmão ( Gênesis 4 ) sempre houve UM que escolheu fazer do jeito indicado por Deus : SETE e seus descendentes formaram a genealogia de Jesus, anotada em Lucas 3. Eles não tinham a mínima noção da tremenda importância da escolha feita. e de como sua participação foi essencial para o cumprimento da Redenção da Humanidade. Essas escolhas definiram uma LINHAGEM da promessa através dos tempos da qual veio a nascer Jesus ( Lucas 3 ) o Descendente da mulher prometido em Gênesis 3.15.

Essas pessoas viveram pela fé : creram na pessoa de Deus que disse…(sejam fatos espirituais ou promessas), creram que era Deus da Verdade e que era Deus Suficiente e Fiel para cumprir Sua palavra. Jeremias 1.12

Um texto serve de consolo geral: ‘ E sereis [consolados], quando virdes o seu caminho e os seus feitos; e sabereis que não fiz sem razão tudo quanto nela tenho feito, diz o Senhor ‘ Ezequiel 14.23.

2- No entanto, na medida em que Deus sabe que teremos capacidade de entender, Ele explica Seus motivos introduzidos pela conjunção PORQUE… ‘Abençoou Deus o sétimo dia, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que criara e fizera.
Êxodo 3.5… Tira os sapatos dos pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa
Levítico 2.11 Nenhuma oferta de cereais, que fizerdes ao Senhor, será preparada com fermento; porque não queimareis fermento algum nem mel algum como oferta queimada ao Senhor. # ao ler a Bíblia, sublinhe com lápis preto de ponta bem fina ao ler ‘ PORQUE

3- Sem as devidas explicações feitas por pessoas separadas por Deus para tal função, as Escrituras são de difícil compreensão. Ex.: Esdras tinha preparado o seu coração para buscar e cumprir a lei do Senhor, e para [ensinar] em Israel os seus estatutos e as suas ordenanças’ ( Esdras 7.10 ) E depois foi enviado a Israel para ensinar a Lei aos que haviam voltado do cativeiro ( Esdras 7.25) _ Estêvão, enviado por Deus ao eunuco que lia o livro de Isaías, perguntou: – Entendes o que lês? Ao que ele respondeu: como poderei entender, se alguém não me ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se sentasse’ Atos 8.30-31

 No entanto… há pessoas que não gostam e não querem dar explicações de seus atos, pois suas obras são questionáveistodo aquele que faz o mal aborrece a luz, e não vem para a luz ( não se expõe) para que as suas obras não sejam arguidasJoão 3.20 –x-