Sl 44 ( 2) Restaura-nos…

Salmo 44  _ parte 2  um passado glorioso, um presente humilhante, no cativeiro babilônico: pecado faz as coisas mudarem, traz opressão. Quando, arrependidos, voltamos para o Senhor, Ele  tem o poder de nos restaurar 

salmo 44 parte 2
O passado fora  glorioso mas as coisas haviam mudado:  o salmista  expõe a Deus sua situação atual de derrota e vergonha. Eles haviam se afastado do Senhor e não atenderam aos chamados e avisos para voltarem a serem fiéis à aliança feita com Deus.  No entanto, o salmista  diz  que  Deus os desamparou : o pecado deixa ‘ vesgo’,  faz ver na perspectiva deformada. 
44.9 SIT   Agora, porém, Tu nos lançaste fora, e ( Tu) nos expuseste à vergonha,  e ( Tu) já não sais com os nossos exércitos.10 Tu nos fazes bater em retirada à vista dos nossos inimigos,  e os que nos odeiam nos tomam por seu despojo. 11 ( Tu) Entregaste-nos como ovelhas para o corte  e ( Tu)nos espalhaste entre as nações.12 ( Tu)Vendes por um nada o teu povo e ( Tu)nada lucras com o seu preço. 13 Tu nos fazes opróbrio dos nossos vizinhos,  escárnio e zombaria aos que nos rodeiam.14 ( Tu) Pões-nos por ditado entre as nações,  alvo de meneios de cabeça entre os povos. #  quem erra, sempre quer culpar alguém: até culpa a Deus. Difícil é fazer o que precisa: reconhecer sua culpa, se arrepender, confessar seu pecado a Deus para ser restaurado: ‘O que encobre suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia’  Pv 28.13.  

15 Situação:  A minha ignomínia está sempre diante de mim;  cobre-se de vergonha o meu rosto, 16 ante os gritos do que afronta e blasfema, à vista do inimigo e do vingador.
17 Tudo isso nos sobreveio;   entretanto,
     Atitude:   não nos esquecemos de ti,  nem fomos infiéis à tua aliança.18 Não tornou atrás o nosso coração,  nem se desviaram os nossos passos dos teus caminhos,19 para ( Tu) nos esmagares onde vivem os chacais  e nos envolveres com sombras da morte.20 Se tivéssemos esquecido o nome do nosso Deus  ou  estendido as mãos a deus estranho,
21  ???  porventura, não o teria atinado Deus ? Ele, que conhece os segredos dos corações…
22 Mas, por amor de ti, somos entregues à morte continuamente, somos considerados como ovelhas para o matadouro > Rm 8.36
 23  Oração: Desperta ! Por que dormes, Senhor ?… Desperta! Não nos rejeites para sempre ! 24  ???  Por que escondes a face  e te esqueces da nossa miséria e da nossa opressão?…
    # de fato, Deus sabia bem o que ocorria, não estava ‘dormindo’ nem alheio ; é que a aflição deixa a pessoa ‘vesga’ : faz perder a perspectiva correta das coisas e até pensa mal de Deus, mas. o salmista acertou ao dizer-Lhe como se sentia  e   clamar pelo socorro  de Deus.  Salmos ensinam a expressamos a Deus toda essa  instabilidade  que faz parte do ser humano  decaído  que busca a Deus

Situação:    a nossa alma está abatida até ao pó,  e o nosso corpo, como que pegado no chão
26 Oração Levanta-te para socorrer-nos  e resgata-nos por amor da tua benignidade. #