Sl 41 quem acode o necessitado

Solidariedade é acudir à  necessidade do outro: não é só dar esmolas, mas dar de si.
Salmo 41
aponta o princípio ( P) de escolha  / conseqüência, ( P )  agir do homem/  agir de Deus

1 [ é ] Bem-aventurado  o que acode ao necessitado
(é  agir do homem) E o agir  consequente de Deus  é [ ~ ]  o SENHOR o livra no dia do mal.
2 O SENHOR o protege, preserva-lhe a vida  e o faz  *feliz na terra;  não o entrega à discrição dos seus inimigos.3 o SR o assiste no leito da enfermidade;  na doença, tu lhe afofas a cama
Oração  compadece-te de mim, SENHOR;  sara  minha almaporque
   Situação:  pequei contra ti.   # pecado faz a alma adoecer, se sente doente.Talvez seja o que o mundo chame de doença psico somática. Sendo ‘pecado’  não necessariamente algo feio / ruim mas  algo não compatível com as diretrizes da santidade e justiça  Deus revelado na Bíblia  

5 Situação: meus inimigos falam mal de mim: Quando morrerá e lhe perecerá o nome? .6 Se algum deles me vem visitar, diz coisas vãs,  amontoando no coração malícias;  em saindo, é disso que fala.7 De mim rosnam à uma todos os que me odeiam;  engendram males contra mim, *dizendo: 8 Peste maligna deu nele, Caiu de cama,  já não há de levantar-se.

9   Jesus   Até o meu amigo íntimo, em quem eu confiava,  que comia do meu pão, levantou contra mim o calcanhar >  remete a Mt 26.25, João 13.21 -26, 27

10  Oração:  Tu, porém, SENHOR, compadece-te de mim
– e levanta-me, para que eu lhes pague segundo merecem.11
[ é ]   Com isto conheço que tu te agradas de mim:  em não triunfar contra mim o meu inimigo.     # faça suas as declarações da Palavra 

12 A Quanto a mim, tu me susténs na minha integridade, me pões à tua presença para sempre      # o salmista escolhe agir com integridade e o Senhor o mantém firme nessa posição bem como o leva para o céu,  pois só no céu a gente pode estar na presença de Deus para sempre. 
1
3  [ é ]  Bendito seja o SENHOR, Deus de Israel,  da eternidade para a eternidade!  Amém e amém !                 #   Faça suas as declarações da Palavra !