Salmo 22 : há salmos proféticos sobre a pessoa do Messias e as várias situações que Ele vivenciaria. de modo a ser inconfundível quando Se manifestasse. Este salmo faz parte de uma trilogia: Salmo 22: a cruz, Salmo 23 o Bom Pastor Salmo 24 o Messias glorificado Por ser um texto denso, será considerado em duas partes.
Salmo 22 parte 1 Este salmo revela ,profeticamente, a oração do Messias na cruz
ORA 1- DEUS meu, Deus meu, por que me desamparastes? > Mt 27.46 , Mc 15 34
??? por que te alongas das palavras do meu bramido, e não me auxilias?
SITUAÇÃO. 2 Deus meu, clamo de dia, e tu não me ouves; de noite, e não tenho sossego
# Deus virou o rosto a Seu filho quando Jesus Se colocou no lugar do pecador e sobre Ele caiu o justo juízo de Deus pelo pecado da Humanidade : por esse ‘pedaço’ Jesus passou sozinho, sem o recuso do auxílio do Pai .
DECLARA: 3 Porém tu és Santo, o que habitas entre os louvores de Israel. TESTIFICA : 4 Em ti confiaram nossos pais; confiaram, e tu os livraste. 5 A ti clamaram e escaparam; em ti confiaram, e não foram confundidos.
( # ) mesmo na cruz Jesus olha /considera a pessoa de Deus e Seus feitos antigos :Gabarito para nós: mostra como agir quando quando estivermos sendo esmagado pela dor. :
SITUAÇÃO: .6 Mas eu sou verme, e não homem, opróbrio dos homens e desprezado do povo.7 Todos os que me vêem zombam de mim, estendem os beiços e meneiam a cabeça( Mt 27. 39>>>) *dizendo: 8 Confiou no Senhor, que o livre; livre-o, pois nele tem prazer.
# note como relata a situação sem acusar ninguém !
TESTIFICA : 9 Mas tu és o que me tiraste do ventre, o que me preservaste estando ainda aos seios de minha mãe.10 Sobre ti fui lançado desde a madre; tu és o meu Deus desde o ventre de minha mãe.
& ORA 11 Não te alongues de mim, pois a angústia está perto, e não há quem ajude
SITUAÇÃO .[ 12 -18] unir com traço fino à margem) ] Muitos touros me cercaram; fortes touros de Basã me rodearam.13 Abriram contra mim suas bocas, como um leão que despedaça e ruge ( # ) refere-se a ataque de demônios: toda a tentativa do diabo era para que Jesus mostrasse Seu poder como Filho de Deus e Se livrasse da cruz.
.14: SITUAÇÃO: Como água me derramei, e todos os meus ossos se desconjuntaram; o meu coração é como cera, derreteu-se no meio das minhas entranhas.15 A minha força se secou como um caco, e a língua se me pega ao paladar, e me puseste no pó da morte. pois…
# descreve sintomas de quem foi crucificado
16 SITUAÇÃO : me rodearam cães; o ajuntamento de malfeitores me cercou, transpassaram-me as mãos e os pés.17 Poderia contar todos os meus ossos; eles vêem e me contemplam. 18 Repartem entre si os meus vestidos, e lançam sortes sobre a minha túnica > Mt 27.35
ORA 19 Mas tu, Senhor, não te alongues de mim; força minha, apressa-te em socorrer-me.20 Livra minha alma da espada, e a minha predileta da força do cão.21 Salva-me da boca do leão, ( # ) alterna Seu focar em Deus e o relato de Seu sofrimento atroz
TESTIFICA: …sim, ouve-me, ( TU ME RESPONDES) desde as pontas dos unicórnios.
# pode corresponder ao clamor de Jesus: ‘ ESTÁ CONSUMADO’!’ João 19.30 #
Obs: após ter lido o salmo comentado, convém fazer leitura corrida, na sua Bíblia, anotando à margem apenas as siglas.
Sl 22.1 ( & ) Deus meu, Deus meu, ???por que me desamparaste? por que estás afastado de me auxiliar, e das palavras do meu bramido? .2 ( S ) Deus meu, eu clamo de dia, porém tu não me ouves; também de noite, mas não acho sossego.3 Contudo tu és santo, entronizado sobre os louvores de Israel..4 T Em ti confiaram nossos pais; confiaram, e tu os livraste.5 A ti clamaram, e foram salvos; em ti confiaram, e não foram confundidos .2
.6 (S) Mas eu sou verme, e não homem; opróbrio dos homens e desprezado do povo. .7 Todos os que me vêem zombam de mim, arreganham os beiços e meneiam a cabeça, dizendo: .8 Confiou no Senhor; que ele o livre; que ele o salve, pois que nele tem prazer..9 Mas tu és o que me tiraste da madre; o que me preservaste, estando eu ainda aos seios de minha mãe..10 Nos teus braços fui lançado desde a madre; tu és o meu Deus desde o ventre de minha mãe..
11 ( &) Não te alongues de mim, pois a angústia está perto, e não há quem acuda.
.12(S) touros me cercam; fortes touros de Basã me rodeiam..13 Abrem contra mim sua boca, como um leão que despedaça e que ruge..14 Como água me derramei, e todos os meus ossos se desconjuntaram; o meu coração é como cera, derreteu-se no meio das minhas entranhas..15 A minha força secou-se como um caco e a língua se me pega ao paladar; tu me puseste no pó da morte..16 Pois cães me rodeiam; um ajuntamento de malfeitores me cerca; traspassaram-me as mãos e os pés..17 Posso contar todos os meus ossos. Eles me olham e ficam a mirar-me..18 Repartem entre si as minhas vestes, e sobre a minha túnica lançam sortes.
Sl 22.19 Mas tu, Senhor, não te alongues de mim; força minha, apressa-te em socorrer-me..20 Livra-me da espada, e a minha vida do poder do cão..21 Salva-me da boca do leão, sim, livra-me ( sim, TU RESPONDES )