Sl 12 Faltam os bons

SALMOS 12  CONTRA O MUNDO FALSO: desde a Queda, ‘o mundo jaz no maligno ‘(1 Jo 5.19)
e os bons são poucos em  meio à maioria desviada de Deus.Sl 12.1  ( &) Salva-nos, Senhor, pois …( sit)  não existe mais o piedoso; os fiéis desapareceram dentre os filhos dos homens .2 ( perfil do ímpio) Cada um fala com falsidade ao seu próximo; falam com lábios lisonjeiros e cora-ção dobre  .3(  ! ! !)  Corte o Senhor todos os lábios lisonjeiros e a língua que fala soberbamente .4 que dizem: Com nossa língua prevaleceremos; os nossos lábios a nós nos pertencem; quem sobre nós é senhor?
.5 SR   Por causa da opressão dos pobres, e do gemido dos necessitados, levantar-me-ei agora, diz o Senhor; porei em segurança quem por ela suspira. .6  [ é ] As palavras do Senhor são palavras puras, como prata refinada numa fornalha de barro, purificada sete vezes..7  ( &) Guarda-nos, ó Senhor; desta geração defende-nos para sempre. [ é ] .8 Os ímpios andam por toda parte, quando a vileza se exalta entre os filhos dos homens.

COMENTA O SALMO 12
& é sigla de oraçãoORA  1- SALVA-NOS, Senhor,  porque…
 ( Sit) faltam os homens benignos   #  vc constata  isso ao seu redor ? Não é de hoje!

  porque Perfil :  para nos conferirmos e sabermos  com quem  lidamos
Sit  – são poucos os fiéis entre os filhos dos homens.2 Cada um fala com falsidade ao seu próximo; falam com lábios lisonjeiros e coração dobrado.
 #  Note que 1- começa clamando a Deus ( está p’ra baixo) 2- conta a situação  3- Foca na pessoa de Deus: declarações da Palavra são para firmar nossa fé Convém serem ditas em voz alta( em particular para não escandalizar ninguém)

12.3 O Senhor cortará todos os lábios lisonjeiros e a língua que fala soberbamente.4 Pois dizem: Com nossa língua prevalece-remos: os beiços são nossos: quem é o Senhor sobre nós?              # todo ímpio é presunçoso e ser presunçoso é agir ímpio. Cuidado com a presunção…

5 SIT  Por causa da opressão dos pobres, e do gemido dos necessitados
SR  )  me levantarei agora, diz o Senhor;
(xq) é sigla de promessa,  como um cheque a ser descontado :
(xq) porei em segurança quem por ela suspira  Obs: Na versão corr está: porei a   salvo aquele para quem eles assopram ( como o lobo sopra para derrubar, na história dos três porquinhos)  
[ é ]   6 As*palavras do Senhor são palavras puras, como prata refinada em forno de barro purificada sete vezes.  # afirmações  fundamentam a fé : que elas se tornem nossas pois  diz o Senhor: ‘Eu velo sobre a Minha palavra para a cumprir’ Jr 1.12
7  ( fé) Tu os guardarás, Senhor; desta geração ( de infiéis ) os livrarás para sempre.
[é]    8 Os ímpios circulam por toda a parte quando os mais vis dos filhos dos homens são exaltados.  #  Lembra a situação política de nosso país, em certas ocasiões da História #