No princípio…

.23 de abril   No princípio…Mas, algo estranho ! Gn 1.2 diz quea terra era sem forma e vazia’
Mas em outro trecho diz que Deusnão a criou vazia, para ser um caos’.( Isaías 45.18)
O que houve?

  • Há consenso entre os teólogos ortodoxos de que, entre Gn 1.1 e Gn 1.2 ocorreu a queda do querubim que veio a ser o diabo, Isaías 14.12-15 e Ezequiel 28.14-15, 17
  • POR CAUSA DA QUEDA DO QUERUBIM que veio a ser o diabo, , foi criado o abismo para onde foram lançados fora do céu os anjos rebeldes que seguiram o querubim e passou a existir duas ‘jurisdições’: o reino de Deus e o império das trevas (ausência de Deus que é luz).   Convém anotar e ler com atenção:
  • o querubim rebelde levou consigo um terço dos anjos do céu (Ap 12.4)
  • um terço ficou no muro e foi para prisões celestiais onde aguardam o juízo final (Judas 1.6)
  • Tendo em vista a alegação do diabo que Deus é Tirano, a Trindade resolveu criar um ser para escolher: a quem servir, adorar, obedecer e com quem passar a Eternidade.
  • Para garantir que sempre haveria a opção de se ligar a Deus, Jesus se ofereceu como Fiador do plano (Hb 7.22) e foi estabelecido o plano da Redenção da Humanidade, desde a fundação do mundo, antes mesmo da criação do homem, 13.8, Ef 1.4, 1Pedro 1.20

  • Então, Deus começa a executar o plano: o Espírito de Deus se move sobre a face da terra abalada com a queda do querubim ( vi um documentário no Discovery Channel sobre   uma estrela que, ao cair na Terra abalou-a de tal forma que levantou uma tal poeira que levou algumas eras para baixar: daí estar escrito: havia trevas) Quando o Espírito se move, Deus fala e tem início a obra de restauração. Assim é o agir de Deus.

  • Todo o relato da Criação é, de fato, a obra de restauração da Terra, Deus preparando um lugar especial, milimitramente calibrado para o ser especial que seria criado para nela viver
  • Quase cada versículo de Gênesis 1 fala de um princípio fundamental que rege a vida na Terra e tem correspondência espiritual (sobre esses princípios há revista download no link ’publicações’ do site novasperolas.com.br)
  • Gênesis 1.26 remete a Gênesis 2 que nos conta sobre a criação do homem, da mulher a instituição do casamento)
  • Gênesis 3 conta como ocorreu a Queda do homem: como o diabo, sendo espírito, se incorporou na serpente para falar à mulher. Sob a sugestão dos argumentos da ‘serpente’ e a garantia mentirosa de que não morreriam( não iriam se separar de Deus)           Eva comeu da árvore do conhecimento do Bem e do mal_ agindo contra a diretriz de Deus que dissera: ‘não coma’( Gn 2.17) Comeu e deu a Adão: imediatamente se viram nus ! O que houve? Ao pecarem, agindo contra o que Deus dissera, eles se separaram de Deus e se foi deles a glória de Deus que os vestia ( salmo 104.2)
  • Logo Deus intervém e faz a promessa que anuncia o plano de redenção e a vinda do ‘Descendente’ que virá esmagar a cabeça da serpente, mas será ferido no processo.
    Gênesis 3.15 é o texto em torno do qual gira toda a revelação de Deus ao homem e o agir de Deus nesta terra e em relação à Humanidade.

*   Como no éden, cada momento de nossa vida é uma escolha de fazer como Deus diz…ou agirmos em rebelião, de modo independente, separados de Deus, à revelia de Sua Palavra .

xx