05 Sardes h.nt

05 Carta escrita à igreja de Sardes

A imagem pode conter: texto

O nome Sardes significa AQUELES QUE ESCAPAM: era uma IGREJA MORTA.

Sárdis ou Sardes correspondente ao moderno vilarejo turco de Sart (província de Manisa), foi a capital do antigo Reino da Lídia [ao tempo do rei Creso (550 a.C.)]  – tendo sido depois a sede da província romana da Lídia depois das reformas administrativas de Diocleciano, continuando a pertencer a Roma depois e durante o período bizantino.

Localizava-se no fértil vale do rio Hermo e no sopé do íngreme monte Tmolo, distante cerca de 34 km ao sul daquele curso d’água.
A importância da cidade era devida à sua relevante localização ligando o Egeu ao interior e a situar-se em um vale muito fértil
E ao seu poderio militar mas  
entrou em decadência nos séculos que se seguiram, sofrendo duas grandes invasões por negligência das suas sentinelas.
Quando esta carta foi redigida, prevalecia nela o culto ao imperador romano.

            extr https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A1rdis

extr http://www.bible-facts.info/comentarios/nt/apocalipse/Sardes.htm

Sardes é típica da maioria das igrejas durante o período da Reforma, que vai de aproximadamente do ano 1.500 a 1.750; tendo a instituição católico-romana apóstata baixado às maiores profundezas da heresia, idolatria e imoralidade, ao mesmo tempo, em que a avareza e a tirania dos papas pesava sobre as monarquias européias.

 Escaparam da igreja católica  alguns líderes como Tyndale, Cranmer, Le Févre, Farel, Lutero, Calvino, Zwingli e outros, que se voltaram novamente ao Evangelho e às doutrinas dos apóstolos, rejeitando a autoridade do papa e grande parte das heresias católico-romanas.

extr http://www.bible-facts.info/comentarios/nt/apocalipse/Sardes.htm

Resultado de imagem para fotos atuais da cidade de sardes
O moderno em meio às escavações

zzE ao anjo da igreja que está em Sardes escreve: Isto diz o que tem os sete espíritos de Deus, e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto.
Sê vigilante, e confirma os restantes, que estavam para morrer; porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus.
Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei.
Mas também tens em Sardes algumas poucas pessoas que não contaminaram suas vestes, e comigo andarão de branco; porquanto são dignas disso.
O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

Apocalipse 3:1-6zzzzzzz