07 Creta nt dv

07  07     Tito foi designado por Paulo para por ordem na igreja na ilha de Creta

Creta é uma das maiores ilhas do mar Mediterrâneo, igualmente distante da Europa, Ásia e África, mas sempre considerada como fazendo parte da Europa. Era habitada por considerável número de judeus, alguns dos quais estavam em Jerusalém no célebre dia de Pentencoste (At 2.11)   

& procure ver mapa no Google

 

Não sabemos exatamente quando começou o trabalho missionário na ilha de Creta. Paulo passou pela primeira vez por ali quando de sua viagem para Roma (At 28.9-27). Ele tinha sido aprisionado em Jerusalém e, por ter apelado para César, foi conduzido de navio para a ca­pital do império. Mas sua passagem por Creta naquele momento foi muito rápi­da, não dando possibilidade de evangelização. O momento mais prová­vel para se localizar a evangelização de Creta é depois do aprisionamento “em casa” na cidade de Roma (At 28.30). Paulo pode ter sido libertado depois desse perí­odo, e talvez tenha realizado uma quarta viagem missionária, a qual o livro de Atos não registra. Nesse período deve ter ido a Creta juntamente com Tito.
Após deixá-lo ali, Paulo partiu para a Macedônia, onde percebeu que a heresia estava to­mando conta de Éfeso. Timóteo ficou em Éfeso para tratar dos problemas doutri­nários.

    Da Macedônia, Paulo escreveu a Tito.

  O apóstolo pretendia enviar Artemas ou Tíquico para substituir Tito (Tt 3.11). O que se sabe é que posteriormente, Paulo foi aprisionado novamente, agora pelos romanos , por ser cristão e lavado a Roma: já não tinha mais esperança de livramento (2Tm 4.6-18). Foi decapitado cerca de 5 km fora da cidade de Roma. Portanto, a igreja de Creta deve ter sido uma das últi­mas que Paulo fundou em seu ministério.

 

-x-