Deus confunde as línguas

DIa 29 março

E o que aconteceu com aquele povo
que construía a torre? Gn 11.7-9
Deus resolveu confundir as línguas
e, assim, os espalhou por toda a Terra
 Aquela cidade se chamou Babel .

> Todos os povos que hoje existem descendem desses três filhos de Noé:                     (ver no google, genealogia dos filhos de Noé )   & Descendentes de Jafé povoaram as ilhas, foram navegantes. E os de Cão foram para o Egito ( sul) e para o norte: lados da Síria.

&   Descendentes de Sem ficam na base da região chamada de crescente fértil. Muitos anos depois, muitas gerações depois, vamos encontrar Abraão morando na progressista cidade de UR , onde nasceu a escrita. Gn 11.27-28     >  Por algum motivo, ele se muda para Harã, mais ao norte, até o pai de Abraão morrer. Lá, Abraão ouve o chamado de Deus e parte, sem saber para onde Deus o iria   conduzir, mas com a promessa de ser uma bênção e vir a ser uma grande Nação. Gên 12.1-4 > Hebreus 11.9

& Genealogias são interessantesAbraão deveria conhecer a Deus por meio de SEM , seu   ancestral, que ouvira do avô Lameque a história do ocorrido no éden do próprio Adão e vira como era andar com Deus.   Percebem como se trata da história de uma linhagem?  a linhagem do Descendente prometido em Gn 3.15

& Outro importante princípio: Deus escolhe a quem O escolhe.
  Dos três irmãos, SEM deveria ser o mais apegado a Deus.  Naquele tempo, sem TV nem web, as pessoas se reuniam à noite e ficavam contando a história da família, repetida zilhões de vezes, entre muitas outras.
& As idades das genealogias não constam por acaso, não! Servem para sabermos que SEM estava com ….. anos quando Abraão nasceu, estava com ….. anos quando Isaque nasceu, Estava com …. anos quando Abrão morreu e SEM morreu quando os gêmeos, Esaú e Jacó, filhos de Isaque, estavam com …anos.

& Sendo o iniciador da linhagem depois do dilúvio, deveria ser muito respeitado. E tinha a responsabilidade de divulgar o culto a Deus, bem como transmitir às novas gerações a história desde o começo. & Dentre os milhares de descendentes, Deus chama e envia Abraão. Não por acaso.

> Em geral, a gente não confia na promessa de quem não se conhece.
Também se ensina aos filhos a não saírem com estranhos. Ainda mais sem saber para onde vai > Abraão deveria bem conhecer a Deus e Deus bem conhecia o coração de Abraão para levá-lo a zanzar sem rumo, pelo deserto cheio de perigos, arriscando a andar com uma multidão de gente, de coisas e de animais.

& Só para terem uma ideia, certa ocasião ( Gên 14.14) havia 318 servos nascidos em sua casa…com os quais saiu a guerrear para trazer de volta o sobrinho Ló que havia sido capturado. Eram 318   adultos, homens valentes,que deveriam ser casados e terem filhos. Fora os pais desses 318 e os outros servos que haviam sido comprados. 300 vezes 4 (1 esposa 2 filhos e 1 velho) dá 1.200 +300= 1500 pessoas.   & Era uma pequena cidade ambulante.

.