Isaque abençoa Jacó, Gn 27

Dia 02 de abril

& Depois da morte de Sara ,
Isaque resolveu  casar e Abraão
disse a um servo de sua confiança,
Eliezer, para ir buscar uma esposa
entre os parentes que habitavam em
Harã ( Gn 24) _ Deus já preparara uma
esposa para Isaque e conduziu Eliezer até à ela, que depois, se verificou ser exatamente neta do irmão de Abraão.
do Senhor vem a esposa prudente ’ Pv 19.14
Nada pior que casar com mulher rixosa e imprudente, que não teme ao Senhor

& Com Isaque se repete o drama do pai: Rebeca era estéril e demorou 20 anos até conceber.’ E Isaque orou insistentemente ao Senhor por sua mulher, pois era estéril; e o Senhor ouviu as suas orações, e Rebeca sua mulher concebeu’. Gn 25.41 > é fundamental o marido orar pela esposa

&   Isaque não repetiu o erro do Pai arranjando uma concubina para ter filhos e o Senhor honrou sua fé’ (Gn 25.21)>   Nascem os gêmeos Esaú e Jacó: desde antes de nascer, já brigavam no ventre da mãe. Esaú,mais forte, nasceu primeiro mas com outro agarrado no seu pé, daí lhe darem o nome de Jacó, significando: suplantador     Aqui, cabe um aparte: desde antes de nascer o feto já é uma pessoa. Então, fazer um aborto é o mesmo que matar uma pessoa já nascida.

&   Naquela época o primogênito herdava melhor parte da herança   sendo responsável por dar continuidade aos negócios e missão do pai.

&   Esaú era ruivo, forte ,homem do campo, gostava de caçar. Jacó ficava mais perto da mãe, sabia cozinhar. Certo dia, Esaú volta da caça morrendo de fome, sente o cheiro do guisado que Jacó fazia e quis comer. Jacó, espertinho, disse: ‘vende-me hoje a tua primogenitura Esaú disse : para que me serve a primogenitura? Jacó disse: JURA-ME. Esaú jurou e vendeu sua primogenitura a Jacó Gn 25.31

& Passam –se os anos. Certo dia, Isaque envelhecido e sem enxergar, deve ter pensado que iria morrer logo, quis abençoar Esaú como seu primogênito. Rebeca fica sabendo e engendra um plano para enganar Isaque de modo que este dê a Jacó a bênção da primogenitura. E assim acontece. Quando Esaú chegou para ser abençoado, soube da trapaça e ficou furioso.

& O que você acha? Quem enganou quem?   Esquisito é que não disseram ao pai sobre a venda da primogenitura. Esaú ia receber a bênção quebrando o juramento feito a Jacó. Ensino: transparência numa família é fundamental.

Vejamos como acabou:  Esaú planejou matar Jacó depois da morte do pai.
>Então os pais resolveram mandar Jacó aos familiares, buscar esposa em Harã, para o afastar do perigo de morte.