Moisés tirado das águas Êx 1

dia 07 de abril

& Após uns anos da morte de José,
muda o cenário político. Agora, relato
fatos da História que explicam o que
aconteceu
( não consta no relato bíblico).

& O Faraó do tempo de José era hicso_ um povo descendente de SEM ( filho de Noé que passou pelo dilúvio, lembra? Gn 10.21) de quem também descendia Abrahão, bisavô de José. Os hicsos haviam tomado o poder dos egípcios que conseguiam reavê-lo quando a Bíblia diz:’ levantou-se um novo rei sobre o Egito que não conhecera José’ (Êxodo 1.8)

& Agora, imaginem a situação do rei egípcio vendo em suas proximidades todo aquele povo de Israel( ex-Jacó) com a mesma descendência dos hicsos que haviam sidos   expulsos do governo pois eram invasores ! ! !
>   O jeito foi torná-los escravos para mantê-los sob controle, Êx 1.9  
> a Bíblia relata os fatos essenciais à compreensão da narrativa. Saber o contexto histórico, social e religioso da época ajuda muito a entender o que acontecia.   Mas, a quem lê com atenção, e sabe das coisas, Deus mostra umas dicas: os carros de guerra de Faraó citados na perseguição ao povo de Israel que fugia, haviam sido introduzidos no Egito no tempo da ocupação dos hicsos. Ah! Êxodo 14.25   .

& Moisés tirando o povo do Egito foi tema do filmeOs dez mandamentos’

Uma mulher que conhecia e cria nas promessas de Deus ( Gn 15 13-16, dadas há uns 300 anos atrás) deu um jeito de salvar seu filho da morte ordenada por Faraó, jogando-o no rio dentro de um cesto betumado exatamente onde a correnteza levaria ao local e ocasião em que a filha do Faraó que não podia ter filhos, costumava se banhar.   A mãe mandou a filha mais velha vigiar o cesto. Quando o nenê que chorava… foi recolhido pela filha de Faraó, a irmã mais velha lhe ofereceu uma ama de leite ( naquele tempo, não havia leite em pó, nem mamadeira) Claro que a filha de faraó percebeu, mas entrou na situação: entregou o nenê a quem chamou de Moisés ( tirado das águas) para ser criado pela própria mãe até ser desmamado. E foi circuncidado como era costume dos judeus.

> Quanto aquela mãe deve ter orado! Consagrando o filho a Deus, pedindo que fosse cumprida a profecia de que na quarta geração sairiam com riquezas.

 

  Ensino: nas entrelinhas da narrativa bíblica se percebe que tudo só foi possível de acontecer como foi, por que muitas pessoas anônimas creram e ensinaram às gerações seguintes as coisas de Deus. A libertação do povo de Israel ocorreu por causa de uma mãe que creu, agiu...e deve ter orado como ninguém mais, pelo menos naquela época. –x-