Dia 23 O amor e o casamento
Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-a à sua mulher, e serão uma só carne. – Gênesis 2:24
Esse texto tem sido muito mal interpretado e mal ensinado.
Deixe… é indicativo de abrir mão. Solteiro, o homem tem liberdade, faz o que quer, não deve satisfações a ninguém, ninguém depende dele. Ao se casar, será necessário abrir mão de tudo isso e passar a viver considerando as necessidades de sua família.
.deixe o pai,significa independência financeira para sustentar a família com dignidade.
deixe a mãe_ é independência psicológica para liderar sua família com autoridade vinda de Deus( Cristo cabeça do homem, 1 Co 12.27) Também diz que o homem não é mais o filhinho da mamãe, mimado, que quer tudo na mão, irresponsável que não cuida de si, muito menos dos outros.
una-SE… é união voluntária, não obrigado. O homem é quem decide amar, acolher, cuidar da mulher que ele escolheu como esposa.
Unir-se fala de COMPANHEIRISMO: acolher, aceitar, agir juntos.
CONCORDÂNCIA, não só mandar, mas agir em concordância; ser pela esposa, e não contra ela, especialmente frente a terceiros.
. COMPROMISSO, que geralmente é assumido em cerimônia pública até entre tribos primitivas. .Honrar esse compromisso com fidelidade indiscutível.
Serão uma só carne: indica que o sexo só se realiza após deixar e se unir.
Geralmente, com as devidas exceções que confirmam a regra: é mais difícil para a mulher desapegar-se da família dela. E, especialmente hoje em dia, a mulher quer as coisas do jeito dela e não tem a intenção de se unir ao marido. Ele é quem tem de se submeter aos caprichos dela, senão, ‘ dorme no sofá’… Depois elas reclamam quando eles REAGEMde acordo com seu temperamento
1- uns se tornam um ‘banana’ imprestável, pois aprendem a deixá-la fazer tudo como quer, a bem da paz
2- outros, tratam-na com ‘rédeas curta’ , quando não se tornam machões estupidos para subjugar a rebeldia da esposa.
.
Deixar pai e mãe não é desonrar os pais mas respeitar os valores de cada família, ensinando que na casa deles, vamos respeitar os valores deles, ensinando os filhos a respeitarem os valores dos avós : na cada deles, vamos fazer do jeito deles.
É ensino do princípio básico e prático do respeito ao próximo em vez do egoísmo centrado no ‘como eu quero’, ‘do meu jeito’ ‘como que eu gosto’,
≈ Desafio de hoje ≈
1- Existe algum ‘rompimento’ que você ainda não teve coragem de realizar?
2- Confesse-o ao seu cônjuge hoje, e decida agir corretamente( diz o livro: Melhor é decidir no coração, determinar passos e tomar atitudes práticas de modo que ganhe seu cônjuge sem palavras, pelo porte )
A unidade do seu casamento depende disso.
3- Siga a unidade com o compromisso com seu cônjuge e com Deus de fazer do seu casamento o relacionamento humano mais importante da sua vida.
4 – Anote aqui quando completar o desafio de hoje
.SE CONHECENDO:
1- Este tem sido um assunto difícil para você?
2- Como isso tem afetado o seu relacionamento?
3- Se o maior ofensor desta área é o seu cônjuge (com seus sogros), como você pode, amorosamente, transformar esse caso em uma situação melhor?
.’Para que todos sejam um; assim como tu, Ó Pai, és em mim, e eu em Ti’ João 17:21