Amor casamento

Dia 23              O  amor e  o  casamento

Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-a à sua mulher, e serão uma só carne. – Gênesis 2:24

 

Esse texto tem sido muito mal interpretado e mal ensinado.

Deixe… é indicativo de abrir mão. Solteiro, o homem tem liberdade, faz o que quer, não deve satisfações a ninguém, ninguém depende dele. Ao se casar, será necessário abrir mão de tudo isso e passar a viver considerando as necessidades de sua família.

.deixe o pai,significa independência financeira para sustentar a família com dignidade.
deixe a mãe_ é independência psicológica para liderar sua família com autoridade vinda de Deus( Cristo cabeça do homem, 1 Co 12.27)  Também diz que o homem não é mais o filhinho da mamãe, mimado, que quer tudo na mão, irresponsável que não cuida de si, muito menos dos outros.

una-SE… é união voluntária, não obrigado. O homem é quem decide amar, acolher, cuidar da mulher que ele escolheu como esposa.

Unir-se fala de COMPANHEIRISMO: acolher, aceitar, agir juntos.

CONCORDÂNCIA, não só mandar, mas agir em concordância; ser pela esposa, e não contra ela, especialmente frente a terceiros.

.                     COMPROMISSO, que geralmente é assumido em cerimônia pública até entre tribos   primitivas. .Honrar esse compromisso com fidelidade indiscutível.


Serão uma só carne
: indica que o sexo só se realiza após deixar e se unir.

Geralmente, com as devidas exceções que confirmam a regra:   é mais difícil para a mulher desapegar-se da família dela. E, especialmente hoje em dia, a mulher quer as coisas do jeito dela e não tem a intenção de se unir ao marido. Ele é quem tem de se submeter aos caprichos dela, senão, ‘ dorme no sofá’… Depois elas reclamam quando eles REAGEMde acordo com seu temperamento

1- uns se tornam um ‘banana’ imprestável, pois aprendem a deixá-la fazer tudo como quer, a bem da paz

2- outros, tratam-na com ‘rédeas curta’ , quando não se tornam machões estupidos  para subjugar a rebeldia da esposa.

.

Deixar pai e mãe não é desonrar os pais mas respeitar os valores de cada família, ensinando que na casa deles, vamos respeitar os valores deles, ensinando os filhos a respeitarem os valores dos avós : na cada deles, vamos fazer do jeito deles.

 

 É ensino do princípio básico e prático do respeito ao próximo em vez do egoísmo centrado no ‘como eu quero’, ‘do meu jeito’ ‘como que eu gosto’,

 

≈ Desafio de hoje ≈
1- Existe algum ‘rompimento’ que você ainda não teve coragem de realizar?
2- Confesse-o ao seu cônjuge hoje, e decida agir corretamente( diz o livro: Melhor é decidir no coração, determinar passos e tomar   atitudes práticas de modo que ganhe seu cônjuge sem palavras, pelo porte )

A unidade do seu casamento depende disso.
3- Siga a unidade com o compromisso com seu cônjuge e com Deus de fazer do seu casamento o relacionamento humano mais importante da sua vida.

4 – Anote aqui quando completar o desafio de hoje

 

.SE CONHECENDO:
1- Este tem sido um assunto difícil para você?
2-  Como isso tem afetado o seu relacionamento?
3- Se o maior ofensor desta área é o seu cônjuge (com seus sogros), como você pode, amorosamente, transformar esse caso em uma situação melhor?

.’Para que todos sejam um; assim como tu, Ó Pai, és em mim, e eu em Ti’ João 17:21