Brechas

Dia 06:O que dá brecha ao diabo

Certa vez, fiquei confusa ao ler: “não deis lugar ao diabo” (Ef 4.27). Como? Sendo cristã, filha de Deus, convertida, nascida de novo é possível dar lugar ao diabo?

Eva sentiu-se inferiorizada (ela mesma se achou inferior) em relação ao Adão, por ter sido criada para ele, ajudadora (só que não se considerou idônea, capacitada por Deus). Pois bem: sentir-se inferior, sem valor próprio:

  1. abre brecha às sugestões mentirosas do diabo;
  2. que usa pessoas próximas (desde a mais tenra idade, os pais, familiares, amigos, etc.) ou
  3. situações: classe social, características físicas, doenças, infortúnios, maldade dos outros etc.

Essas sugestões mentirosas, propiciadas por sentimento de inferioridade, tem por objetivo levar a pessoa a agir em rebeldia, contrário à diretriz da Palavra, oscilando entre:

  1. interiorização da culpa: aceita não valer nada, ser tudo de ruim, ser incapaz. Caracteriza uma pessoa introvertida, cheia de reservas, tímida e por aí vai…Essa pessoa se fechou em uma armadura que a distancia das pessoas, para se proteger.
  2. rejeição da culpa: nunca tem culpa de nada, sempre acha “que os outros é que…”, “isso e aquilo”.Caracteriza pessoa agressiva, pronta a rebater qualquer coisa que pense poder feri-la.Essa, parece andar com saco de pedras à mão para jogar em quem atravessar seu caminho.

x