Irai-vos, não pequeis

Dia 25:

“Irai-vos e não pequeis,

não deis lugar ao diabo” (Ef 4.26-27)

Eu me perguntei se é possível o cristão dar lugar ao diabo. Como isso se dá?Então, fui procurar na Palavra o que está escrito sobre isso; eis o que achei:

  1. Seja seu sim, SIM e não, NÃO;
  • o que passa disso é procedência maligna” (Mt 5.37).
    1. Casa” desocupada, varrida, adornada, Mt 12.44;

O que fora liberto, não teve o cuidado de receber Jesus em seu coração, para que o Espírito Santo viesse habitar nele (Ef 1.13).Nem cuidou em ocupar seu íntimo com a Palavra, desobedecendo à ordem “Enchei-vos do Espírito” (Ef 5.18).

  1. Mentira: o diabo é o pai da mentira (Jo 8.44).
  2. Não vos defraudeis um ao outro, para que Satanás não vos tente, 1Co 7.5.

Qualquer tipo de deslize na área sexual dá oportunidade a ataques do maligno.Jesus adverte: “Corta” (modo de falar)livre-se de qualquer coisa que lhe sirva de tropeço, Mt 5.29-30.

  1. Irar-se, mas não pecar. Resolver o caso no mesmo dia;não dar lugar ao diabo, Ef 4.26.
  2. Perdoar:“Tenho perdoado para que o diabo não leve vantagem sobre nós”(Ler2Co 2.10-11).
  3. Bispo:não neófito para que não caia na condenação do diabo, 1Tm 3.6,7. Convém, também, que ‘tenha bom testemunho dos de fora, para não cair em afronta e no laço do diabo’.
  4. Viúvas novas, moças sem marido: que se casem, Tm 4.14. Gerem filhos, governem a casa, não dêem ocasião ao adversário de maldizer!

Moças novas sejam prudentes, amar marido e filhos, moderadas, castas, sujeitas a seus maridos, a fim de que a Palavra não seja blasfemada, Tito 2.5.

  1. Linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós” (Tito 2.8).
  2. Endurecer o coração pelo engano do pecado, Hb 3.13.
  3. Amarga inveja e sentimento faccioso, Tiago 3.14.
  • É terrena, animal e diabólica, aí há perturbação, e toda obra maligna.
    1. Soberba: não se humilhar ante Deus, não se sujeitar a Deus, nem uns aos outros, Tg 4.7, 1Pe 5.7.
    2. Homicida: quer “matar” alguém, fulminá-lo com o olhar, eliminá-lo de sua vida, livrar-se de alguém: > qualquer que aborrece seu irmão é homicida” (1Jo 3.15).
    3. Temor: “O que eu temia me veio, o que receava me aconteceu” (Jó 3.25).
    4. Justiça própria: “bem sabes que não sou ímpio ” (Jó10.7).
    5. Orgulho:mensageiro de Satanás, para que não me exalte” (2Co 12.7).
      • Antigamente, as portas das cidades eram de madeira; os inimigos lançavam dardos enormes, incendiados, para queimar as portas, abrindo um buraco para poderem invadir a cidade.
      • Qualquer obra da carne é “porta” visada pelo inimigo que usa pessoas e circunstâncias para nos deixar “queimados” e, por aí, ter acesso às nossas vidas. Por isso, a advertência: “não deis lugar ao diabo” (Ef 4.27).

x